Prova 1
Exercício 1:
De um modo geral, as ligações telefônicas são cobradas pelas suas durações. O sistema registra os instantes em que a ligação foi iniciada e concluída e é acionado um programa que determina o intervalo de tempo decorrido entre aqueles dois instantes dados.
Escreva um programa que recebe dois instantes dados em horas, minutos e segundos e determina o intervalo de tempo (em horas, minutos e segundos) decorrido entre eles. Não se esqueça de fazer as verificações necessárias para permitir somente a entrada de dados válidos.
O programa deve ser repetido até que o usuário digite o valor -1 para a primeira hora inicial.
Exercício 2:
Um locutor brasileiro ao narrar um jogo de futebol americano nos Estados Unidos recebe a informação do placar eletrônico sobre a temperatura do estádio medida em graus Fahrenheit. Naturalmente, ele deve fornecer aos telespectadores brasileiros a temperatura em graus Celsius.
Certamente, seria mais prático a produção da transmissão do evento disponibilizar para o locutor uma tabela contendo as temperaturas possíveis em graus Fahrenheit e as correspondentes em graus Celsius.
Sendo assim, faça um programa que forneça ao usuário um menu com as seguintes opções:
Sendo assim, faça um programa que forneça ao usuário um menu com as seguintes opções:
1-Ver tabela de temperaturas
2-Calcular uma temperatura específica
0-Sair
Sabe-se que a conversão para a temperatura Celsius é feita pela fórmula:
Celsius = 5*(Fahrenheit - 32)/9;
Na opção 1 o programa deve produzir uma tabela de temperaturas em graus Fahrenheit e sua correspondente em Celsius.
Sabe-se ainda que as temperaturas, naquela época do ano que ocorreu o jogo de futebol, variam entre 20 e 80 Fahrenheit.
Se o usuário escolher a opção 2, o programa deve pedir que ele informe uma temperatura em Fahrenheit, converter e mostrar o valor em Celsius.
Se escolher a opção 0, o programa deve ser encerrado. O programa deve se manter em execução até que o usuário escolha a opção ‘Sair’.
Exercício 3:
A operação de multiplicação pode ser expressa como o resultado de várias adições. De modo semelhante, a operação de potenciação pode ser representada por uma série de multiplicações. Faça um programa que recebe do usuário a base e o expoente, calcule e mostre a potenciação, sem utilizar a função pow e sem utilizar a operação de multiplicação.
Prova 2
Exercício 1:
Escreva um programa que faça a ordenação de três números dados. O programa deve receber três números inteiros e positivos, armazená-los nas variáveis x, y e z e, ao final da sua execução, deixar os conteúdos de x, de y e de z na ordem crescente.
O programa de ordenação de três números deve ser repetido até que o usuário digite o valor -1 para a variável x.
Exercício 2:
Um profissional de educação física realiza muitas avaliações físicas num dia. Um dos itens calculados durante a avaliação é o IMC – Índice de Massa Corporal.
IMC = peso/(altura2)
Para certos casos seria mais prático a disponibilização de uma tabela contendo os valores dos IMCs para uma determinada altura, em metros, variando os pesos em uma certa faixa em Kg.
Sendo assim, faça um programa que forneça ao usuário um menu com as seguintes opções:
1-Ver tabela de IMC
2-Calcular um IMC específico
0-Sair
Na opção 1 o programa deve receber como entrada a altura do paciente e o peso (considere somente a parte inteira do peso) e produzir uma tabela de IMC para esta altura, variando o peso 10 Kg para mais e 10 Kg para menos.
Se o usuário escolher a opção 2, o programa deve pedir ao usuário a altura e o peso (considere o peso real da pessoa), calcular e imprimir este IMC específico.
Se escolher a opção 0, o programa deve ser encerrado.
O programa deve se manter em execução até que o usuário escolha a opção ‘Sair’.
Verifique sempre se as entradas (peso e altura) são válidas.
Exercício 3:
Faça um programa onde o usuário entra com o número de elementos de um conjunto (n). De posse do número de elementos do conjunto, o programa deverá gerar o conjunto dos subconjuntos de dois elementos deste conjunto. Por exemplo:
Suponha que o usuário quer um conjunto de 4 elementos, n = 4. Então nosso conjunto (A) de 4 elementos será: A={1,2,3,4}
O programa deverá fornecer a saída: { {1,2}, {1,3}, {1,4}, {2,3}, {2,4},{3,4} }
Note que o programa não deve exibir o subconjunto {1, 1}, que possui um só elemento, e deveria exibir apenas um dos subconjuntos {1, 2} e {2, 1} já que eles são iguais.