Extensão

Trabalhos Prévios

Programa de Mentoria para Alunos da Engenharia da Computação da UEFS e Alunos do Ensino Médio na Região Metropolitana de Feira de Santana (2022-2023)

Disciplinas iniciais de Ciência/Engenharia de Computação apresentam alta taxa de reprovação devido às dificuldades inerentes em aprender lógica de programação. Este programa tem como objetivo desenvolver noções de lógica de programação entre os alunos do ensino médio, além de criar uma rede de apoio para alunos do curso de Engenharia de Computação da UEFS. Assim, este programa de extensão de caráter educativo-formativo é composto por duas frentes: 1) ensino de programação para alunos do ensino médio da Região Metropolitana de Feira de Santana através de vídeo-aulas expositivas e listas de exercícios (atividades assíncronas) e aulas síncronas realizadas pelos calouros do curso de Computação, e 2) criação de grupos de estudo de no máximo 10 alunos, mentorados por um aluno veterano, visando dar suporte pedagógico e motivacional nas disciplinas de Engenharia de Computação. A interação alunos-mentor será realizada virtualmente através da plataforma Discord. Acreditamos que isso irá despertar maior interesse nos cursos de tecnologia, além de reduzir a reprovação e evasão nos semestres iniciais de Computação.

Aprendizagem de Programação através de Ambientes Lúdicos (2012-2022)

Dificuldades de aprendizagem em programação de computadores em cursos da área de computação contribuem para a evasão e o abandono precoce destes cursos. Estes problemas podem ser causados pela complexidade dos conceitos a serem aprendidos em um curto período de tempo e pela falta de motivação com metodologias de aprendizagem tradicionais centradas no professor e baseadas em um ambiente excessivamente formal. Este projeto propõe uma solução para enfrentar estas dificuldades através da formação precoce em programação realizada na escola básica, do uso de metodologias centradas no aluno e da utilização de ambientes lúdicos para a aprendizagem de programação. Pretende-se conceber, aplicar e avaliar uma metodologia de aprendizagem ativa, baseada em problemas e projetos, centrada no estudante, a ser aplicada paralelamente em uma escola estadual de ensino médio e nos primeiros semestres de um curso de Engenharia de Computação.

Aprendizagem Ativa na Educação Básica Apoiada por Sistemas Colaborativos e Ambientes Computacionais Lúdicos (2013-2018)

Este projeto propõe uma metodologia de aprendizagem ativa apoiada por computador baseada em ferramentas colaborativas, ambientes computacionais lúdicos e em uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas e projetos. Além disso, propõe ainda o desenvolvimento de dois jogos educativos embasados na realidade local: um ligado à história regional e outro ligado a cidadania, transporte e meio ambiente. A metodologia de aprendizagem será avaliada através de técnicas de pesquisa qualitativa exploratória, utilizando instrumentos de estudos de caso. Os jogos desenvolvidos serão disponibilizados para a comunidade e serão avaliados através de técnicas de usabilidade e por estudos de caso. As inovações educacionais propostas serão aplicadas inicialmente em uma escola estadual de ensino médio e em uma escola municipal de ensino fundamental. Espera-se, com os resultados, obter lições importantes para estender as inovações propostas para outras escolas.

PET-Colabora: Disseminando a colaboração apoiada por computador (2014-2018)

A ausência de mecanismos sistemáticos de colaboração em nossa sociedade dificulta a melhoria dos processos de aprendizagem e da produtividade no trabalho. A colaboração apoiada por computador pode ser um mecanismo importante para promover amplas mudanças neste contexto, aproveitando a elevada informatização da sociedade e a ampliação do acesso à Internet. Este projeto de grupo PET pretende fomentar uma cultura baseada em colaboração na Universidade Estadual de Feira de Santana e nas comunidades urbanas da região de Feira de Santana através da colaboração apoiada por computador, com impactos nas áreas de educação e saúde destas comunidades, gerando ainda inovações tecnológicas e sociais a partir de teorias, tecnologias e práticas de sistemas colaborativos. A concretização destes objetivos será obtida através de atividades integradas de ensino-aprendizagem, pesquisa, extensão e inovação na área de sistemas colaborativos realizadas pelos participantes do projeto.