As pessoas mais novas já nasceram na frente de um PC (ou, quem sabe, dentro de um PC através do quais seus pais iniciaram o namoro). Entretanto, para aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer melhor esse misterioso e poderoso equipamento, dedicamos essas linhas.
Enquanto esse curso está sendo escrito (início do século XXI), alguns exemplos do que pode ser feito com um computador são:
Escrever e enviar uma carta (atualmente chama-se de e-mail)
Elaborar um documento, música, vídeo, partitura, projeto, cálculo
Jogar (buraco, por exemplo. Não é mesmo, mãe!)
Ler, Ver filmes, ouvir músicas, asistir TV
Aprender idomas
Estudar
Interagir com equipamentos
Fotografar
Monitorar um ambiente através de uma câmera de vídeo
Fazer cirurgias à distância
programar e utilizar robôs
Bater papo (com audio e video)
trocar informações
Dar aulas à distâncias
Elaborar cursos como este
etc
Ou seja, a lista de possibilidades é muito grande e, infelizmente, inclui coisas ruins como a prática de crimes.
Dispositivos auxiliares para realizar cálculos foram criados pelo homem há muitos séculos. E nos primórdios da computação, o próprio corpo humano foi usado para isso e ainda é até hoje, como é o caso da contagem utilzando os dedos! Um desses vovôs da computação é o ábaco, inventado há milhares de anos de antes da era cristâ.
Ábaco antigo
fonte: http://samuraize.site90.com/imagens2/image003.jpg
Mas o PC como entendemos hoje, uma máquina relativamente pequena para caber sobre uma mesa ou escrivaninha, que possui um monitor de vídeo como dispositivo principal de saída de informações e cujo preço é compatível com o de um eletrodoméstico como uma TV ou geladeira, só foi desenvolvido no século XX em função do desenvolvimento da microeletrônica e dos chamados circuitos integrados (CIs ou "chips").
Primeiro Circuito Integrado.
fonte: http://smithsonianchips.si.edu/augarten/images/augarten-1958-image.jpg
Exemplo de CI atual no qual existem mais de 280.000.000 circuitos contidos no primeiro CI
A estrutura molecular que está na base de todos os CIs atuais e portanto de toda a revolução trazida pela computação moderna são os cristais semicondutores. Os primeiros fenômenos elétricos envolvendo esses cristais foram observados no século XIX. Um dos dispositivos mais simples de serem implementados com os semicondutores e também um dos mais importantes é o diodo, dispositivo que possibilita a passagem de corrente elétrica numa só direção. O funcionamento desses dispositivo envolve fenômenos que só podem explicados pela mecânica quântica que estava se desenvolvendo rapidamente no início do século XX.
O diodo é extremamente útil e está presente, atualmente, em praticamente todos os lares que contenham algum dispositivo eletrônico pois além de ser incluído em placas de equipamentos eletrônicos (chamadas de placas de circuito impresso), também é encontrado em fontes de alimentação e como dispositivo de indicação luminosa (os leds, ou diodos emissores de luz). Mas um novo dispositivo ainda estava por vir.
Quando posicionamos o interruptor de luz numa dada posição teremos a lâmpada acesa, na outra posição, teremos a lâmpada apagada. Esse é comportamento típico do diodo. Mas em algumas situações, podemos querer controlar a intensidade da luz da Lâmpada e não só o seu estado de acesa ou apagada. Esse é o comportamento dos transistores, cuja teoria e projeto foram desenvolvidos no calor das duas guerras mundiais e de uma crescente demanda por novas tecnologias para impulsionar diversas conquistas humanas como a aviação, viagem à lua e as telecomunicações.
Capa da revista Electronics de setembro de 1948
na qual o transistor é apresentado
Em 1972 a Intel lançou o primeiro microprocessador de 8 bits, o Intel 8008 e cerca de dois anos depois lançava o intel 8080. Este último, pelo seu tamanho e poder de processamento (nada comparado com os microprocessadores atuais) foi utilizado para construção de um computador denominado Altair 8800. Apesar de bem simples, o Altair 8800 possuía os componentes principais de qualquer computador moderno: um gabinete contendo fonte de alimentação, unidade central de processamento (CPU), memória, dispositivos de entrada e de saída e possibilidade de utilizar cartões de expansão. O Altair 8800 chamou a atenção dos jovens Bill Gates e Paull Allen que desenvolveram o Altair BASIC e fundaram a Microsoft.
Capa da Revista Popular Electronics
anunciando o primeiro kit
de minicomputador do mundo
Para aprofundar mais sugerimos fazer uma pesquisa na internet com a expressão "história do computador", por exemplo. Se você ainda não sabe como fazer isso, clique nos links a seguir: