Tropiocolotes steudneri

Nome científico: Tropiocolotes steudneri (Peters, 1869).

Ordem: Squamata.

Subordem: Scleroglossa.

Família: Gekkonidae.

Tamanho: Podem atingir um tamanho total 10 cm.

Origem: O género Tropiocolotes consiste em varias espécies distribuídas pelo norte de África deste a Argélia até ao mar vermelho e a sul para o Sudão.

Ambiente: Zonas rochosas, áridas e semi-áridas com escassa vegetação.

Hábitos: Como não apresentam as lamelas adesivas características de outros geckos, eles são incapazes de escalar superfícies lisas como o vidro. Contudo, a presença de unhas bem desenvolvidas permitem a escalada de superfícies ligeiramente rugosas, habitando frequentemente penhascos, no ambiente natural.

Terrário: Para um casal ou pequeno grupo com um macho, é suficiente um terrário com as medidas de 30x30x30 (cm). O terrário deve apresentar algumas tocas para eles se poderem refugiar. Alguns troncos e rochas para poderem escalar. Um prato raso de água deve estar sempre disponível para saciar a sede destes espécimes.

Temperatura: No seu habitat natural, a temperatura é frequentemente acima dos 38 ºC durante o dia. Contudo, eles não necessitam destas temperaturas, e preferem temperaturas durante o dia de 30 ºC.

Alimentação: Devido ao seu pequeno tamanho pode ser algo difícil alimentar estes geckos. Os adultos podem facilmente alimentar-se de grilos com 1/4 do tamanho adulto, mas os recém-nascidos já necessitam de microgrilos ou moscas da fruta. Devem ser alimentados durante a noite pois são animais nocturnos.

Humidade: Estes animais gostam de humidade ligeiramente mais alta durante a noite.

Dimorfismo sexual: Os machos são mais pequenos que as fêmeas e contêm os hemipénis sob a base da cauda. Ambos os sexos podem ser mantidos juntos sem problemas, sendo animais bastante sociáveis.

Reprodução: A reprodução destes pequenos geckos não é uma tarefa difícil, mas não é tão fácil como os manter. Primeiro adquira um casal ou mais. Eles normalmente acasalam entre os meses de Março a Julho. Um total de 4 posturas podem ser feitas durante este período. Devido ao seu tamanho, normalmente só põem um ovo por postura. Os ovos devem ser incubados numa incubadora a uma temperatura de 28 ºC em areia seca, de onde eclodiram os recém-nascidos ao fim de 58 a 80 dias. Os recém-nascidos atingiram a maturidade ao fim de 1 ano de vida.


Observações:

- Apesar de existirem poucas espécies de Tropiocolotes, apenas as espécies T. tripolitanus e T. stuedneri aparecem normalmente como animais criados em cativeiro com alguma frequência. Estas duas espécies tem as mesmas necessidades e podem ser mantidas juntas, mas fazê-lo poderá originar o aparecimento de híbridos.


Leitura recomendada:

http://www.dwarfgeckos.com/tropiocolotes/t_s/tropiocolotes_steudneri.php

http://www.schlangenland.de/index.php/echsen/tropiocolotes-steudneri

http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Tropiocolotes&species=steudneri

http://www.geckotime.com/keeping-genus-tropiocolotes/

fotos de tropiocolotes steudneri