CENTRO CULTURAL DO SER E DO SABER

O Centro Cultural do Ser e do Saber, foi criado em 2007, através de parceria entre o Instituto Renascer da Consciência e o Instituto Cultural da Dinâmica Energética do Psiquismo, é uma alternativa promissora às crianças e adolescentes da comunidade de Ravena, Município de Sabará/MG, para a conquista de formas inovadoras de construção da realidade. Para isso, tornou-se um local de referência para estas crianças e adolescentes, em risco/vulnerabilidade social, durante o contraturno escolar. Neste período, são oferecidas atividades sócio-educativas, em regime aberto, nas áreas das artes, da educação ambiental, da educação para a paz, das atividades físicas e do desenvolvimento da consciência, além de acompanhamento sócio-familiar. Estas atividades visam o exercício da cidadania, dos valores éticos e humanísticos.

 

Público-alvo:

80 crianças e adolescentes, alunos da rede pública de Ravena, com idade entre 08 e 16 anos, em situação de risco/vulnerabilidade social.

 

Objetivo:

Contribuir para a redução do risco/vulnerabilidade social de crianças e adolescentes da comunidade de Ravena.

 

Objetivos específicos:

·         Oferecer Oficina de ampliação da base pedagógica com atividades artísticas, culturais, esportivas, de educação ambiental e acompanhamento escolar;

·         Oferecer oficinas de inclusão digital como forma de inclusão social e preparação para o mercado de trabalho;

·         Realizar oficinas de percussão e teoria musical;

·         Realizar oficinas de teatro;

·         Realizar oficinas de artesanato

·         Realizar oficinas de ciências

·         Realizar Oficina de Educação Esportiva com vistas ao desenvolvimento físico ideal dos adolescentes.

 

 Metodologia:

No Centro Cultural, a base de trabalho está na educação não-formal, que privilegia formas diferenciadas de intervenção, com a utilização das artes, esportes e técnicas de socialização e convivência grupal, visando o desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo das crianças e adolescentes, além do estabelecimento de vínculos com seus familiares, a formação de cidadãos conscientes e construtores de uma nova realidade, condizentes com seus próprios ideais e desejos. A metodologia utilizada tem por princípios: o Conhecer; o Fazer; o Conviver e o Ser – que são os quatro pilares, sugeridos pela UNESCO, para a educação no século XXI. As atividades, pesquisas, oficinas e a própria rotina do Centro Cultural, são construídas a partir das necessidades e desejos das crianças e adolescentes, dos educadores, da família e da comunidade, optando por um modelo aberto de planejamento.

 

Infra-estrutura:

O Centro Cultural da Escola do Ser e do Saber está localizado à Rua Uris, 178 – Ravena – Sabará/MG. Um espaço com localização central e área de 2,0 hectares, composta por:

 

1) Sede com três salas, uma pequena biblioteca, uma secretaria, uma cozinha, área para lanche externa, dois banheiros internos e dois externos, varanda coberta, um galpão .

2) quadra poliesportiva

3) piscina de porte médio

4) sauna

6) Área verde

 

 Horário de Funcionamento:

1)      De 2ª a 4ª feira, de 08:00 às 11:00 horas e de 13:00 às 16:00 horas.

OFICINA DE CIÊNCIAS

OFICINAS DE INFORMÁTICA

OFICINAS DE TEATRO

OFICINA DE PERCUSSÃO

OFICINA DE ARTESANATO

EDUCAÇÃO ESPORTIVA

PROJETO: FEIRA DE CULTURA/RAVENA 

 

APRESENTAÇÃO

 

A Feira de Cultura/Ravena é um evento idealizado pelo Centro Cultural do Ser e do Saber com a intenção de promover a cultura produzida na comunidade de Ravena.

Nesta feira acontecerá uma mostra do que é feito em artesanato, culinária, artes plásticas, dança música, etc.

A apresentação dos produtos em exposição pode ser colocada em barracas, (pelo menos umas quatro) com estrutura de bambu, cobertas com lona ou pano de chita colorido e podem se confeccionadas pelo prof. Thiago junto com os meninos. Em caso de chuva, a exposição passaria para a varanda e sala da casa. As apresentações artísticas acontecerão no galpão. A data marcada para o evento é dia 25 de novembro (domingo), no horário de 14:00 às 18:00 h.

O Centro Cultural como promotor do evento solicitará dos participantes uma taxa de 10% sobre o que cada um vender, para cobrir as despesas.

O Centro Cultural terá uma barraca onde Micheline propôs expor imãs de geladeira e pufes de pneu que ela confeccionará com os meninos.

O Manjado propôs de fazer um work shop de instrumentos com material reutilizado e o Thiago de fazer sino dos ventos e porta incenso.  

 

OBJETIVO

 

O principal objetivo da feira é aproximar cada vez mais o Cento Cultural do Ser e do Saber da população de Ravena, e fazer com que o Sá Chica (como os ravenenses falam) vire de fato um pólo irradiador de cultura pertencendo à comunidade.

 

PROGRAMAÇÃO

 

 As atrações mencionadas no projeto não estão confirmadas e sofrerão alterações.

             

 ARTESANATO

 

José Carlos – artesanato de palha de banana

Maria Helena e Milene – tricô e crochê

Nair – crochê

Rosilene – artesanato variado

Ethel – artesanato variado

Maria Tereza Penna (Mineiridade em Pencas): Artesanato em Palha e Fibra de Bananeira

 

CULINÁRIA

 

Maria Helena – doces de turanja, figo, laranja.

Maria Horlanda – doce de banana

Bebete – queijo e bolo de banana

Rosário – batata e pastel

 

ARTES PLÁSTICAS

 

Helena – Pintura

Maria Tereza Penna – Pintura em Suportes Variados

 

DANÇA

 

Grupo de Dança de Rua

 

MÚSICA

 

Banda de Ravena

Funico – Antonio Apolônio – Clarineta

Gustavo Guimarães – Violeiro

Grupo de Congado