BALUN


INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO - IAE - FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA - FIES

 ©2008 Plano Trabalho Progr Cientifico Convenio CRS UNIBEM  ©2006 CTA PLANO DE TRABALHO

 ©1985 Angelo Antonio Leithold © 1987-2010  Ângelo Antônio Leithold -  ©1995-2016  Professor  Ângelo Antônio Leithold py5aal



Para que ocorra a melhor eficiência na transmissão e recepção de sinais a partir de um sistema irradiante compreendido entre transmissor/receptor, linha de transmissão e antena, são necessárias que certas condições de casamento entre os subsistemas sejam próximo ao ideal. Como a impedância  de entrada de uma antena assume valores diferentes em relação à impedância de saída do sistema em que está conectada, é prático dimensionar o sistema de transmissão/recepção variandoa geometria construcional. O comprimento e a distância entre elementos de antenas lineares influenciam o valor de suas impedâncias. Para se obter características de irradiação e impedância de entrada próximas entre os subsistemas, existem técnicas de acoplamentos:


A 'circulação' de correntes de um cabo coaxial ligado à uma antena dipolo, e embaixo a linha paralela, deixei as equações para fazer a 'conta'.





Embaixo demonstrado facilmente o 'casamento' tipo 'T'.










O DIPOLO DOBRADO

Este exemplo para a antena de quadro é bastante aproximado.




Observa-se facilmente que a impedância no caso do dipolo dobrado quadruplica, desde que as medidas (Diâmetro) dos condutores seja a mesma, ou:   

Zin = 4 Za




O ACOPLAMENTO OU 'CASAMENTO' GAMA

O arranjo ou casamento T de dipolos dobrados aos transceptores é por  linhas de transmissão balanceadas. Se a conexão é por linhas desbalanceadas, a exemplo de cabos coaxiais:


Onde

Conclui-se assim:






BALUNS E TRANSFORMADORES PARA ANTENAS QUADRA-CÚBICAS

O balun, do inglês 'BALance to UNbalance', tem como objetivo acoplar uma linha balanceada a uma linha desbalanceada.





BALUN BAZOOKA OU BAZUCA


"Veste-se" a Linha de Transmissão, e o comprimento da 'camisa' é igual a um quarto do comprimento de onda de ressonância, a impedância Z3 'vista' nos terminais do 'tubo' é grande e a corrente I3 de retorno pode ser considerada nula.





BALUN TROMBONE

Balanceia as LT e oferece uma transformação de impedância de 4:1. Por exemplo, uma linha paralela de 300Ω pode ser ligada a um cabo coaxial de
75Ω sem problemas de casamento de impedância.











NÚCLEOS DE FERRITE E TRANSFORMADORES


Os baluns com núcleos de ferrite podem ser utilizados para balanceamento e/ou para casamento de impedância


















PERMISSÕES E DIREITOS AUTORAIS
Licença Creative Commons  Creative Commons License  Creative Commons License ©1976 Angelo Antonio Leithold
Antena quadra cubica 2 elementos by Angelo Antonio Leithold, Leithold, A. A. ; py5aal is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil LicenseO trabalho ACOPLAMENTOS - BALUN de PROFESSOR ANGELO ANTONIO LEITHOLD está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 InternacionalBaseado no trabalho disponível em https://sites.google.com/site/radioamadorpy5aal/home/antena-quadra-cubica-dois-elementos/acoplamentos---balunPodem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://sites.google.com/site/radioamadorpy5aal/home/antena-quadra-cubica-dois-elementos/acoplamentos---balunAntena quadra cubica 2 elementos by Angelo Antonio Leithold, Leithold, A. A. ; py5aal is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License
Ċ
Angelo Antonio Leithold,
25 de abr de 2010 12:37
Ċ
Angelo Leithold,
25 de out de 2016 10:51
Ċ
Angelo Leithold,
25 de out de 2016 10:56
Ċ
Angelo Antonio Leithold,
12 de fev de 2010 03:05
Ċ
Angelo Antonio Leithold,
7 de jul de 2010 07:25
Ċ
Angelo Antonio Leithold,
7 de jul de 2010 07:25
Ċ
Angelo Leithold,
25 de out de 2016 10:32
ċ
espectrometrospacelab.zip
(3270k)
Angelo Antonio Leithold,
7 de jul de 2010 07:21
Comments