INÍCIO DE ATIVIDADE SOLAR NO CICLO 24 E SUAS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA ATMOSFÉRICA

  • FIES - IAE - PLANEJAMENTO DE PESQUISAS
  • Plano Trabalho Progr Cientifico Convenio CRS UNIBEM  
  • Download
  • CTA PLANO DE TRABALHO nov 2006
  • Download
INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO - IAE
CONVÊNIO 2002-2012
PROFESSOR ANGELO ANTONIO LEITHOLD, PROFESSOR ONEIDE JOSÉ PEREIRA

INÍCIO DE ATIVIDADE SOLAR NO CICLO 24 E SUAS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA ATMOSFÉRICA

CURITIBA ABRIL DE 2011

INÍCIO DE ATIVIDADE SOLAR NO CICLO 24 E SUAS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA ATMOSFÉRICA

Licença Creative Commons

(c)Ângelo Antônio Leithold


ARTIGO DETALHADO CLIQUE AQUI


Na ausência de vento solar, os processos físicos que ocorrem muito acima da superfície, na parte superior da atmosfera tênue e na Ionosfera, não são muito notáveis.

Sobre grande parte das regiões Sudeste e Sul do Brasil, a hipótese de partículas provindas do Sol, através do ''contato'' do Cinturão Interno de Van Allen com a alta atmosfera, numa altitude entre 50 e 10 km, poderia ser considerado um forte desencadeante do fenômeno da transferência de energia cinética na atmosfera superior. Isso desencadearia o aquecimento naquelas altitudes e a dilatação dos gases.

Ocorrendo uma pressão descendente causada pela dinâmica solar, de forma paradoxal, as correntes de ar podem se formar e alterar a dinâmica atmosférica mais abaixo.

A figura 1, mostra em que ponto está a atividade solar no mês de abril de 2011. Nesta, se observa um pico abrupto de ejeção de plasma e energia. Procurarei demonstrar rapidamente como a atividade solar pode influir na dinâmica atmosférica, de forma a ser um dos desencadeantes das intensas tempestades que tem assolado o Brasil a partir de novembro de 2010 até a confecção deste artigo, abril de 2011.


Figura 1: Atividade solar – Junho de 2010 a abril de 2011 – Fonte NASA.



ATUALIZAÇÃO JUNHO/2014




Em junho de 2014 se concluiu que as previsões estão corretas e o modelo escolhido é o adequado. As observações até 2007 e previsões para o ciclo 24 a partir de 2008 por Angelo Antonio Leithold e Oneide José Pereira no Campus de Pesquisas Geofísicas Major Edsel de Freitas Coutinho/ Instituto de Aeronáutica e Espaço . A sobreposição do ciclo 24 observado sobre a previsão de 2007 desta forma são coincidentes.


REFERÊNCIAS

CAMPBELL, Bruce A.; MCCANDLESS, Samuel Walter. Introduction to Space Sciences and Spacecraft Applications . Houston: Gulf Publishing Company, 1996.

DEMOREST, P. Dynamo Theory and Earth Magnetic Field. University of California Review, Berkeley-CAV101,n.23,p113-131,2001.


LANGLOIS, V.; TABERLET, N. Le Noyau Terrestre. L’Ecole Normale Supérieure de Lyon, Lyon.


LEITHOLD, Ângelo Antônio, Estudo da Propagação de Rádio e das Descargas Atmosféricas na Região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.


ENGLISH et al, NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION - NASA Apollo Experience Report - Protection Against Radiation.. Washington, DC.: Manned Spacecraft Center-Houston, 1973.






Licença Creative Commons
A obra INÍCIO DE ATIVIDADE SOLAR NO CICLO 24 E SUAS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA ATMOSFÉRICA de LEITHOLD, ANGELO ANTONIO; Angeloleithold; py5aal foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em sites.google.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em https://sites.google.com/site/py5aal3/home/inicio-de-atividade-solar-no-ciclo-24-e-suas-implicacoes-na-dinamica-atmosferica.


Ċ
Angelo Antonio Leithold,
15 de abr de 2011 07:41
Ċ
Angelo Antonio Leithold,
15 de abr de 2011 07:41
Comments