A Coordenação de PE disponibilizará todo semestre o formulário de PRÉ-INSCRIÇÃO neste site.
Todos os projetos devem ter questões ou objetivos relacionados a conceitos da teoria ecológica, seja na pesquisa, desenvolvimento de métodos, atividades de educação ambiental, ensino de ecologia, ou de aplicações econômico-sociais em geral.
Todos os laboratórios da UFRJ são potenciais locais para desenvolvimento dos RCSs, desde que trabalhando temas ecológicos. Instituições externas à UFRJ também podem ser cadastradas pela coordenação do PE, desde que atenda aos requisitos básicos para uma iniciação cientifica. A escolha do local para realização do projeto fica a critério do aluno, considerando a autorização do coordenador de PE e a aceitação do orientador.
Todos os alunos matriculados em PE devem:
Fazer a pré-inscrição através de formulário disponível na Seção de Ensino e na página PRÉ-INSCRIÇÃO neste site
Desenvolver seu projeto com enfoque ecológico
Desenvolver o projeto segundo a descrição de cada requisito
Dedicar no mínimo 8 horas semanais ao projeto
Cumprir metas e horários previamente estabelecidos com o orientador
Comunicar imediatamente, à coordenação do PE, qualquer fato que possa resultar no cancelamento do requisito
Participar das duas reuniões e das apresentações de seus colegas
Elaborar relatórios semestrais e encaminhá-los ao orientador, avaliador, e à Coordenação de PE dentro dos prazos e modelos estabelecidos
Apresentar seu relatório oralmente, em sessão pública, ao final do semestre
Todos os professores da UFRJ são orientadores potenciais para alunos do Bacharelado de Ecologia, desde que possuam pelo menos o mestrado. O aluno pode optar por um co-orientador, caso a participação deste possa contribuir ao desenvolvimento do projeto. O co-orientador pode ser um mestre, doutorando ou doutor temporariamente vinculado ao Departamento de Ecologia, como por exemplo: aluno de doutorado, bolsista de pós-doutorado, recém-doutor, professor substituto, professor visitante.
Orientadores e co-orientadores externos à UFRJ devem ser credenciados pela coordenação de PE, e devem ter pelo menos o mestrado e vínculo com outra instituição.
O FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PELO ORIENTADOR E AVALIADOR SE ENCONTRA NA ABA 'DOWNLOADS'
Orientar o aluno na elaboração e no desenvolvimento do seu projeto
Acompanhar a freqüência do aluno
Estar presente na apresentação oral de seu aluno
Encaminhar à Coordenação de PE o aceite para orientar o aluno no início do primeiro semestre da atividade
Entregar a ficha de avaliação para a Coordenação de PE, no dia da apresentação oral do aluno
Encaminhar documento à coordenação de PE informando os casos de necessidade de 2 semestres para integralização de PEs de seus alunos
Comunicar-se com a Coordenação de PE quando solicitado
Todos os alunos inscritos em PE são acompanhados pelo Coordenador de PE. O coordenador deve ser um docente permanente do Departamento de Ecologia, IB, UFRJ. A equipe de coordenação pode ser composta por doutores temporariamente vinculados ao Departamento de Ecologia, por exemplo, bolsistas de pós-doutorados, recém-doutores, professores substitutos, professores visitantes. São atribuições do Coordenador de PE:
Fornecer os formulários de pré-inscrição semestralmente
Verificar junto à Seção de Ensino, que os aluno pré-inscritos foram registrados no SIGA, corrigindo posíveis erros
Elaborar e divulgar o calendário (semestral) das atividades de PE
Organizar e participar das atividades de PE, cuidando para o aperfeiçoamento das atividades ao longo do tempo
Encaminhar aos orientadores as normas e documentação referentes aos PEs
Receber e organizar a documentação solicitada ao aluno e respectivo orientador, em conformidade com o funcionamento dos requisitos
Manter atualizada e disponível todas as informações referentes à estrutura e ao funcionamento de PE
Credenciar os orientadores externos à UFRJ
Submeter as "RCSs" à Seção de Ensino, para que a nota de cada aluno seja cadastrada no SIGA
As apresentações orais serão feitas em sessões públicas em dias e horários pré-estabelecidos e divulgados junto aos alunos e docentes do Departamento de Ecologia e do Instituto de Biologia. Há disponibilidade de data-show para as sessões.
As apresentações de PE A serão feitas em 10 minutos, as de PE B em 15 minutos e de PE C em 20 minutos. Após as apresentações de PE A e B haverá mais 10 minutos para perguntas do público. Após as apresentações de PE C, haverá uma argüição do aluno pelo professor revisor escolhido pela Coordenação de PE.
O FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PELO ORIENTADOR E AVALIADOR SE ENCONTRA NA ABA 'DOWNLOADS'
PE A – Ao final do PE A o aluno elaborará um Plano de Trabalho que será avaliado pelo orientador. A média final no PE A será composta pela nota atribuída: i) ao Plano de Trabalho (peso 6) lançada pelo orientador (60%) e avaliador (40%) somada à ii) nota de apresentação (peso 2), que será uma média das notas atribuídas pelos professores do Departamento de Ecologia presentes (inclusive orientador) e por alunos inscritos em PE com pesos respectivos de 75% e 25%, e à iii) nota de participação (peso 2), que será lançada pelo Coordenador de PE, segundo a frequencia e participação do aluno nas reuniões e nas apresentações e sua participação na avaliação da apresentação oral de colegas. O aluno encaminhará o Plano de Trabalho para um avaliador escolhido pelo Coordenador de PE, sendo possível o aluno e orientador sugerirem avaliadores, na data estabelecida pela Coordenação de PE (cerca de 15 dias antes da apresentação oral do trabalho). Esse avaliador irá analisar o Plano de Trabalho, fazer suas considerações por escrito e enviar por e-mail ao aluno, orientador e coordenação.
PE B – Ao final do PE B o aluno elaborará um Relatório final que será avaliado pelo orientador e também por um avaliador escolhido pela coordenação de PE ou pelo aluno e orientador. A média final no PE B será composta pela nota atribuída: i) ao Plano de Trabalho (peso 6) lançada pelo orientador (60%) e avaliador (40%); somada à ii) nota de apresentação (peso 2), que será uma média das notas atribuídas pelos professores do Departamento de Ecologia presentes (inclusive orientador) e por alunos inscritos em PE com pesos respectivos de 75% e 25% e à; iii) nota de participação (peso 2), que será lançada pelo Coordenador de PE, segundo a frequencia e participação do aluno nas reuniões e apresentações e sua participação na avaliação da apresentação oral de colegas. O aluno também encaminhará o Plano de Trabalho para um avaliador escolhido pelo Coordenador de PE, sendo possível o aluno e orientador sugerirem avaliadores, na data estabelecida pela Coordenação de PE (cerca de 15 dias antes da apresentação oral do trabalho). Esse avaliador irá analisar o Plano de Trabalho, fazer suas considerações por escrito e enviar por e-mail ao aluno, orientador e coordenação.
PE C – Ao final do PE C o aluno elaborará um Relatório final será avaliado pelo orientador e também por um avaliador escolhido pela coordenação de PE ou pelo aluno e orientador. A média final no PE C será composta pela nota atribuída: i) ao Plano de Trabalho (peso 4) lançada pelo orientador (50%) e avaliador (50%); somada à ii) nota de apresentação (peso 4) lançada pelo orientador (50%) e avaliador (50%) e à; iii) nota de participação (peso 2), que será lançada pelo Coordenador de PE, segundo a frequencia e participação do aluno nas reuniões e apresentações e sua participação na avaliação da apresentação oral de colegas. O aluno também encaminhará o Plano de Trabalho para um avaliador escolhido pelo Coordenador de PE, sendo possível o aluno e orientador sugerirem avaliadores, na data estabelecida pela Coordenação de PE (cerca de 15 dias antes da apresentação oral do trabalho). No caso do PE C, o avaliador irá analisar o Plano de Trabalho e fazer suas considerações após a apresentação oral do aluno.
Compõem a média final de PE: a) as notas atribuídas ao Plano de Trabalho (PE A) e Relatório final (PE B e PE C), à apresentação oral com pesos que variam em função de cada etapa do trabalho (PE A, B ou C), b) a presença do aluno nas reuniões e apresentações do PE e o preenchimento da avaliação da apresentação dos colegas.
Em todos os PEs, as apresentações orais serão avaliadas segundo quatro aspectos: domínio do tema, conteúdo da apresentação, estrutura da apresentação e aspectos didáticos (preparação prévia, utilização do tempo, pertinência e qualidade das ilustrações). Todos estes aspectos terão pesos iguais na nota de apresentação atribuída por cada avaliador.
PE A – Ao final do PE A o aluno elaborará um Plano de Trabalho que será avaliado pelo orientador. A média final no PE A será composta pela nota atribuída: i) ao Plano De Trabalho lançada pelo orientador (peso 6); somada à ii) nota de apresentação (peso 2), que será uma média das notas atribuídas pelos professores do Departamento de Ecologia presentes (inclusive orientador) e por alunos inscritos em PE com pesos respectivos de 75% e 25% e à; iii) nota de participação (peso 2), que será lançada pelo Coordenador de PE, segundo a frequencia do aluno nas reuniões e apresentações e sua participação na avaliação da apresentação oral de colegas. O aluno também encaminhará o Plano de Trabalho para um avaliador escolhido pelo Coordenador de PE, na data estabelecida pela Coordenação de PE (cerca de 15 dias antes da apresentação oral do trabalho). Essa avaliador irá analisar o Plano de Trabalho e fazer suas considerações após a apresentação oral do aluno.
PE B – Ao final do PE B o aluno elaborará um Relatório final que será avaliado pelo orientador e também por um avaliador escolhido pela coordenação de PE. A média final no PE B será composta pela nota atribuída: i) ao Plano de Trabalho (peso 6) lançada pelo orientador (60%) e avaliador (40%); somada à ii) nota de apresentação (peso 2), que será uma média das notas atribuídas pelos professores do Departamento de Ecologia presentes (inclusive orientador) e por alunos inscritos em PE com pesos respectivos de 75% e 25% e à; iii) nota de participação (peso 2), que será lançada pelo Coordenador de PE, segundo a frequencia do aluno nas reuniões e apresentações e sua participação na avaliação da apresentação oral de colegas.
PE C – Ao final do PE C o aluno elaborará um Relatório final será avaliado pelo orientador e também por um avaliador escolhido pela coordenação de PE. A média final no PE C será composta pela nota atribuída: i) ao Plano de Trabalho (peso 4) lançada pelo orientador (50%) e avaliador (50%); somada à ii) nota de apresentação (peso 4) lançada pelo orientador (50%) e avaliador (50%) e à; iii) nota de participação (peso 2), que será lançada pelo Coordenador de PE, segundo a frequencia do aluno nas reuniões e apresentações e sua participação na avaliação da apresentação oral de colegas.
A freqüência integral às atividades relacionadas ao desenvolvimento de seu trabalho é um requisito para aprovação nos PEs. As duas reuniões preparatórias organizadas pela coordenação de PE são obrigatórias, assim como a presença em todas as apresentações orais no final do semestre. Para aprovação, os alunos devem participar de, no mínimo, 75% das apresentações orais.
Não cabe exame especial no PE. É considerado aprovado no PE, o aluno que cumprir a carga horária acima discriminada e obtiver o rendimento acadêmico igual ou superior a 50%. O aluno reprovado em um PE poderá inscrever-se no mesmo PE no semestre seguinte.
Os casos omissos serão avaliados pela coordenação amparada pelo Departamento de Ecologia.