Revista Científica

Brazilian Educational Technology: research and leaning

ISSN 2177-6415

Revista com política de acesso aberto

mas com indicação da referência bibliográfica

Brazilian Educational Technology: research and learning é uma publicação criada em 2008, vinculada à reitoria da Universidade Camilo Castelo Branco.

Esta revista surgiu contando com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

no qual está incubada junto às revistas científicas.

TIPOS DE TRABALHOS

Brazilian Educational Technology: research and learning aceita os seguintes tipos de trabalhos:

Artigos teóricos/ensaios–analisam temas, conceitos, questões fundamentais, teoricamente, trazendo contribuições inovadoras quanto ao saber e ao fazer em tecnologia educacional e áreas conexas; inclui revisões convencionais de literatura. São aceitos em número restrito (Aproximadamente 15 páginas).

Relatos de Pesquisaapresentam pesquisas empíricas completas, originais, de alta qualidade, metodologicamente bem sustentadas e relatadas de acordo com os parâmetros de bom discurso científico e da ética, mantendo-se dentro dos padrões de generalização viabilizados pelo efetivamente coletado e evidências obtidas. Inclui trabalhos de metaciência (Aproximadamente 20 laudas).

Comunicaçõesrelatos breves de pesquisa, relatórios técnicos, descrição de novos materiais e procedimentos instrucionais, notas prévias de inovações tecnológicas em fase de elaboração e teste (Aproximadamente 6 páginas).

Resenhasapresentação e análise de livros publicados no exterior (nos últimos dois anos) ou no Brasil (no ano em curso), explicitando suas características, usos potenciais, limitações, aspectos positivos e atualidade (Aproximadamente 8 páginas).

Tecnologias: perspectiva histórica – trabalhos originais resgatando a história dos materiais, procedimentos e tecnologias educacionais, atores da história das tecnologias. Inclui reimpressão de trabalhos ou documentos de difícil acesso, relevantes para a pesquisa e a preservação da história de tecnologia educacional e entrevistas com personagens relevantes da área (Aproximadamente 15 páginas).

Tecnologia em açãoapresenta procedimentos, tecnologias, propostas de trabalho úteis à solução de problemas de ensino – aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, de vivência do(s) autor(es) (Aproximadamente 8 páginas).

Notícias bibliográficasnotas de até 10 linhas apresentando obra publicada no Brasil (do ano) ou no exterior (2 anos) de livros recebidos na redação posteriormente encaminhados para a Biblioteca da UNICASTELO, ou nota encaminhada. Não há indicação de autor na sessão, pois será organizada pela gestão do periódico