Dentro da minha linha de pesquisa em Ciência dos Materiais Computacional, venho desenvolvendo uma variedade de projetos. Para efeito de ilustração, alguns são apresentados de forma sucinta na lista abaixo:
Segregação de soluto em defeitos extensos (i.e., discordâncias, contornos de grãos e contornos de fases) encontrados em materiais cristalinos e seu efeito nas propriedades desses materiais.
Deformação plástica de materiais cristalinos e amorfos submetidos a forças de compressão, tração ou cisalhamento.
Transformações de fase no ferro e suas ligas.
Interação de moléculas com superfícies metálicas e semicondutoras, incluindo aqui a catálise heterogênea e a formação de estruturas auto-organizadas.
Transporte de calor em nanoestruturas e através de interfaces.
Deposição de partículas metálicas submicrométricas em altas velocidades.
Desenvolvimento de potenciais interatômicos.
Ainda é bastante incipiente, mas tenho interesse em começar em breve a aplicar métodos computacionais ao estudo das propriedades mecânicas e reológicas de materiais não metálicos, tais como polímeros e suas blendas.
Meus projetos de pesquisa geralmente envolvem a colaboração com pesquisadores no Brasil e no exterior, bem como a participação de estudantes de graduação (iniciação científica) e pós-graduação.
As técnicas que venho utilizando nesses projetos são:
Obs.: Tendo em vista que o paradigma dominante na Ciência dos Materiais Computacional é o da assim chamada Modelagem Multiescala, pretendo desenvolver trabalhos utilizando também técnicas não atomísticas (do contínuo), tais como Elementos Finitos, Peridinâmica e Campo de Fases, preferencialmente em colaboração com outros pesquisadores.