Filtro Notch
A transformada discreta de Fourier (DFT, de discrete Fourier transform) e sua inversa(IDFT, de inverse Fourier discrete transform) são as ferramentas que permitem realizar filtragem no domínio da frequência. Através dela, é possível suavizar e aguçar imagens, bem como eliminar ruídos periódicos. Neste último caso, temos o exemplo do padrão moiré muito comum na digitalização de jornais. Gonzalez e Woods (2007) apresentam as seguintes imagens como exemplo:
Objetivo
O objetivo deste trabalho está dividido em duas partes: a implementação do filtro notch e estudo de caso considerando uma imagem teste. É permitido utilizar quaisquer funções dos módulos scipy, numpy (e.g., fft2, ifft2 e fftshif) e matplotlib.
Submissão
A forma de submissão para este trabalho será na forma de artigo/tutorial web (site, blog, etc.). O artigo deve ser postado até às 23h59m do dia 14/02/2014 (Sexta-feira). O trabalho poderá ser feito em duplas (no máximo). Elementos indispensáveis do artigo:
As imagens da parte superior representam, respectivamente, um recorte de um jornal digitalizado com visível padrão moiré e o espectro de sua DFT. Note que os pontos acentuados no espectro correspondem às frequências presentes no padrão. Esses pontos foram suprimidos, conforme vemos na imagem inferior-esquerda. O resultado da filtragem é obtido pela IDFT da DFT filtrada (última imagem).
Esse tipo de filtro seletivo é conhecido como filtro notch. Especificamente no exemplo, trata-se de um filtro rejeita-notch cuja formulação é dada por:
onde
e são filtros passa-altas centrados em e
. De fato, são escolhidos pontos considerando a origem do sistema de coordenadas no centro da imagem.
Para saber mais:
Critérios de avaliação (em pontos)