Filtros espaciais
O tema do segundo é filtragem no domínio espacial. De fato, o termo filtro sugere processamento no domínio da frequência - comentam Gonzalez e Woods [1] - , tendo como objetivo a suavização/aguçamento de imagens, ou realce de detalhes relacionados a frequências específicas. Quando o objetivo é suavizar ou aguçar uma imagem, pode-se recorrer ao processamento no domínio espacial (pixels da imagem processada), daí a terminologia filtros espaciais.
Os filtros lineares (e.g., filtro da média, filtro gaussiano) e os filtros de ordem (e.g., filtro da mediana) são utilizados para filtrar ruídos pela suavização da imagem. O primeiro é baseado em correlação/convolução de sinais. Em se tratando de filtros simétricos, a resposta destes pode ser dada por
Implementação
A abordagem tradicional de percorrimento da imagem e aplicação do filtro localmente é relativamente simples, porém ineficiente (principalmente em Python). Pela definição de convolução (filtragem linear), sabemos que a mesma resposta pode ser obtida por sucessivas translações da imagem original ponderadas pelos coeficientes da máscara de convolução. Essa mesma estratégia de translação da imagem de interesse pode ser adotado para filtros de ordem, particularmente para o filtro da mediana.
Objetivo
O objetivo desta atividade é a análise da aplicação de filtros utilizando diferentes implementações em diferentes cenários. A análise compreende, em primeiro lugar, observação do desempenho visual para cada filtro. No segundo momento, será comparada a eficiência de diferentes implementações para um mesmo filtro.
Submissão
A forma de submissão para este trabalho será na forma de artigo/tutorial web (site, blog, etc.). O artigo deve ser postado até às 23h59m do dia 10/02/2014 (Segunda-feira). O trabalho poderá ser feito em duplas (no máximo). Elementos indispensáveis do artigo:
Critérios de avaliação (em pontos)
onde os valores de
são os coeficientes de um filtro (máscara) , e os valores de
são os níveis de cinza da imagem cobertos pelo filtro.
Os filtros de ordem, por sua vez, são filtros não-lineares que efetuam a substituição do pixel central de uma janela por um outro pixel pertencente a essa janela. Utiliza-se como critério de substituição a ordem dos pixels da janela. No caso do filtro da mediana, procura-se o pixel cuja intensidade é maior ou igual à intensidade dos 50% dos pixels restantes.
Seguem, como exemplo, três imagens extraídas de [1]: Raio-X de uma placa de circuito com alto índice de ruído; o resultado da aplicação do filtro da média 3x3; o circuito após a aplicação do filtro da mediana 3x3.
Para saber mais: