Finalizados

Edital Universal 2013 - CNPq - Lote urbano real: concepção, implantação e avaliação de medidas simplificadas de controle na geração do escoamento  superficial. Tipo de participação: Coordenador

2011 – 2016 Estudo da influência do nível da água do riacho Salgadinho no escoamento no riacho do Sapo. Descrição: este subprojeto se insere no projeto de pesquisa da Rede Hidroeco: Hidrograma ecológico e modelagem quali-quantitativa de bacias, formada a partir da Chamada Pública MCT/FINEP CT-HIDRO 01/2010 com as instituições seguintes: UFRJ, UFSM, EESC-USP, FEIS-UNESP, UFAL. O H2Urb possui 5 metas físicas: 1) Análise do comportamento espacial da chuva na bacia, 2) Identificação de relações quali-quantitativas entre a precipitação, o escoamento pluvial e as cargas poluidoras (resíduos sólidos e líquidos); 3) Obtenção de relações entre precipitação, escoamento pluvial e cargas poluidoras com a qualidade das águas litorâneas e uso e ocupação do solo, 4) Estabelecimento de índices e indicadores que a avaliação do impacto da ação antrópica na drenagem urbana, 5) Estimação de respostas da bacia a intervenções previstas e à evolução da ocupação do solo, em relação aos aspectos de quantidade e qualidade do escoamento. Tipo de participação: Coordenador na UFAL. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - Auxílio financeiro.

2011 – 2016 MAPLU-2 - Manejo de Águas Pluviais: monitoramento, modelagem, desenvolvimento de tecnologias de baixo impacto e de instrumentos para a gestão de águas pluviais em meio urbano. Descrição: Desenvolver soluções urbanísticas e ambientalmente adequadas de manejo de águas pluviais para a redução do impacto sobre o hidrograma de enchentes, com especial atenção para a qualidade da água, o controle de vetores e a gestão de resíduos sólidos, em bacias experimentais urbanas. Tipo de participação: pesquisador. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - Auxílio financeiro.

2012 – 2016 PROCAD / Casadinho - Monitoramento Avançado de Processos Biotecnológicos e de Qualidade Ambiental. Descrição: Projeto de pesquisa integrado dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS) da UFAL e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS) da EESC/USP. A proposta é realizada no âmbito do Edital MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal nº06/2011 Casadinho/Procad. O foco de atuação do projeto de pesquisa integrado é a aplicação de metodologias moleculares e clássicas de estudo de comunidades microbianas em processos de saneamento ambiental, tanto em escala de bancada/piloto quanto em escala real. Para isso, será implantada estrutura adequada no Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) do CTEC/UFAL, vinculado ao PPGRHS. Também será estudada a aplicação de técnicas moleculares para a detecção de organismos patogênicos no ambiente, especialmente no ambiente urbano. A equipe proponente da UFAL é composta de cinco docentes doutores do PPGRHS/UFAL, e tem como coordenador o Prof. Dr. Roberto Caffaro Filho, biólogo, o qual possui experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada ao Saneamento Ambiental, e na utilização de técnicas de Biologia Molecular. A equipe da instituição consolidada é composta de 4 docentes doutores e uma técnica doutora do PPG-SHS/EESC-USP, todos com grande experiência na área de Biologia Molecular Aplicada ao Saneamento e terá como interlocutora a Profa. Dra. Márcia Damianovic. O intercâmbio de pesquisadores e alunos entre os três centros de pesquisas diretamente envolvidos no projeto possibilitará a formação teórica e prática de alta qualidade aos docentes e recursos humanos formados no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento da UFAL. Tipo de participação: Pesquisador. Financiador(es): CNPq.

2013 – 2015 Estudo da influência do nível da água do riacho Salgadinho no escoamento no riacho do Sapo. Descrição: O projeto, aprovado no Edital n° 01/2011 CNPq/FAPEAL, Programa de Primeiros Projetos - PPP, tem como objetivo avaliar o efeito do riacho Salgadinho no na capacidade de escoamento do seu afluente riacho do Sapo, através de monitoramento e modelagem. Tipo de participação: Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

Relatório final

5) 2006 – 2009 Caracterização de uma bacia hidrográfica urbana como suporte para o gerenciamento integrado. Descrição: O objetivo geral do projeto é fornecer informações úteis para o gerenciamento de bacias hidrográficas urbanas de Maceió. Estas informações dizem respeito à caracterização hidrológica, avaliando todos os fatores pertinentes ao ciclo hidrológico da bacia, buscando inferir cenários de evolução do estado destes fatores. Os objetivos específicos são: 1) Caracterizar em detalhes a bacia hidrográfica do Riacho Reginaldo, procurando identificar todos os fatores intervenientes no sistema de drenagem, como ocupação do solo, pontos de alagamento, pontos de retenção de resíduos sólidos e sedimentos, caracterização fisiográfica, serviços públicos, entre outros. 2) Montar um quadro geral da situação: através de mapas, por exemplo, mostra-se a situação global da bacia. 3)Fazer uma previsão de cenários da situação da bacia para os períodos futuros. Tipo de participação: Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa DCR/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

Relatórios

2006 – 2008 Definição de critérios para elaboração de plano de gestão ambiental integrada de bacias urbanas. Estudo de caso: Bacia do rio Reginaldo - Casadinho. Descrição: Trabalho desenvolvido no ambito do Edital CT-HIDRO/MCT/CNPq nº 14/2005, em parceiria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). No projeto, buscou-se desenvolver elementos que permitissem analisar a bacia como um laboratório para tratar as questões do saneamento ambiental, aproveitando as experiências de sucesso já desenvolvidas pelas outras instituições. Buscou-se trabalhar, de forma integrada, em dois focos: (i) os aspectos quantitativos dos escoamentos de águas pluviais e (ii) os aspectos de qualidade ambiental da bacia. Considerando que há ausência de informações de bacias hidrográficas urbanas, o trabalho foi proposto a partir do monitoramento dos diversos processos quali-quantitativos da bacia do riacho Reginaldo e, a partir destas informações e da caracterização geral da bacia e dos documentos disponíveis, analisar o seu comportamento e relacionar com o processo de urbanização de uma forma mais abrangente. Buscou-se, desta forma, identificar elementos de planejamento urbano que permitam uma gestão das águas urbanas de forma eficiente e integrada com o planejamento da cidade, visando o desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental. Tipo de participação: Pesquisador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.