iiguerramundial:auschwitz

II Guerra Mundial

AUSCHWITZ

 

9º Ano

Tema

Subtema

A 2.ª Guerra Mundial

Auschwitz, longo calvário até à câmara de gás

Campo de Auschwitz na sua extensão

Torre de vigilância do campo de concentração de Auschwitz

Sobre a porta de entrada de Auschwitz I, pode-se hoje ler um letreiro que diz: "Arbeit macht frei" (O trabalho da liberdade). Situado em terra polaca, entre Katowice e Cracóvia, o campo de Auschwitz conta com a cifra de assassinatos mais alta: calcula-se em 4 000 000 o número de exterminados, a maioria deles judeus (3 000 000 mortos em câmaras de gás), para além de milhares de ciganos e de prisioneiros de guerra soviéticos. O Campo estava rodeado de arame farpado electrificado e várias torres com metralhadoras e potentes holofotes que vigiavam noite e dia as instalações. À chegada de cada comboio os SS gostavam de repetir num macabro cinismo: "Aqui entra-se pela porta e sai-se pela chaminé."

Fonte: Siglo XX. Los Grandes Hechos. La II Guerra Mundial, Ediciones Orbis, S.A.

Sugestão de trabalho:

1. Pesquisa na Internet imagens e documentos sobre a discriminação racial durante a 2.ª Guerra Mundial e sobre a actual intolerância para com as mais diversas raças, militantes de diferentes movimentos, estrangeiros...

2. Debate as consequências da intolerância cultural, religiosa, racial... na sociedade de meados do século XX e na nossa sociedade actual.

3. Comenta a expressão do texto "Aqui entra-se pela porta e sai-se pela chaminé" face à crise de valores que se encontra aí subjacente.