Esta disciplina objetiva instrumentar o aluno a compreender os princípios básicos de um sistema de gerenciamento de motor de combustão de ciclo Otto. Para isto, é necessário que o aluno conheça o funcionamento básico de um motor de combustão de ciclo Otto. A seguir, o aluno estará apto a desenvolver uma arquitetura de gerenciamento eletrônico de alimentação e controle do motor à combustão interna. Espera-se que ao final do curso o aluno esteja apto a compreender a arquitetura básica de um sistema de gerenciamento de motor genérico e assim, permitir uma melhor compreensão crítica dos modelos comerciais que serão apresentados na disciplina Gerenciamento de Motores II, no quinto semestre.
Método de Avaliação dos Trabalhos
Monográficos
A1-Objetivo e Contextualização: O objetivo do trabalho deve ser bem claro e limitado permitindo ao leitor a identificação clara sobre os objetivos do trabalho dentro do contexto da área de formação do aluno.
A2-Autenticidade: O conteúdo do trabalho deve ser extraído de um contexto real, científico e tecnológico. Deve sempre estar associado à área de interesse indicando que o aluno pesquisou o tema e descreveu o que encontrou durante as pesquisas. Não deve se limitar a uma simples cópia ou reprodução dos conteúdos pesquisados.
A3-Rigor Acadêmico: Consideram-se as questões relacionadas com a manutenção da norma culta, capacidade de transmitir na forma escrita os conhecimentos adquiridos e demonstrar habilidades redacional acadêmica e técnica. Capacidade de trabalhar com a formatação técnica/acadêmica e demonstrar rigor acadêmico e tecnologico na consulta às referências bibliográficas bem como a correta e devida citação dos trabalhos pesquisados.
A4-Aprendizagem Aplicada: Procura-se compreender qual foi a aprendizagem adquirida durante a pesquisa e identificar o quanto isto colaborou na resolução de problemas. Deve demonstrar o uso da experiência acumulada durante o curso.
A5-Exploração Ativa: Deve demonstrar habilidades de autogestão no processo de pesquisa e desenvolvimento das atividades individuais e em equipe. Deve demonstrar habilidades de autogestão no processo de pesquisa e desenvolvimento das atividades individuais e em equipe.
IVONE MARCHI LAINETTI RAMOS, ORIENTAÇÕES GERAIS PARA DOCENTES DOS COMPONENTES
CURRICULARES PLANEJAMENTO DO TCC E DESENVOLVIMENTO DO TCC, CETEC 2009