Material Filatélico

ALBUM

Existem, no mercado, um grande número de álbuns de tamanhos e preços diferentes, sendo difícil a escolha para o principiante.

Muitos álbuns para selos apresentam as folhas já com o local para a colocação dos mesmos e, por vezes, com o selo reproduzido, para maior facilidade do colecionador. Podem ser comercializados com tiras transparentes já coladas nas folhas, para colocação dos selos, poupando tempo e trabalho. Conforme vão saindo as emissões assim as folhas vão sendo postas à venda.

Há, também, folhas com um quadriculado bastante pequeno e ténue, para facilitar a colocação dos selos, permitindo a disposição que se quiser. Mas, o colecionador pode confeccionar as suas próprias folhas. Deverá, para tanto, escolher um papel grosso ou cartolina de boa qualidade. A seu gosto poderá fazer uma cercadura a tinta da china. Para colecções que não sejam por países são aconselháveis as folhas quadriculadas acima referidas. As folhas devem sempre ser guardadas em capas e, estas, por sua vez, colocadas na posição vertical.

CATÁLOGO

O catálogo é uma publicação de extrema utilidade para o colecionador pois dá-lhe as informações de que normalmente necessita: data da emissão, valores que compõem a série, denteados, filigranas, cotação do selo novo e usado, etc.

Existem vários tipos de catálogos:

- universais: bastante volumosos e caros;

- por países: emitidos no próprio país, na sua língua, cotações na sua própria moeda, de grande interesse para o filatelista nacional e acessível à maior parte das bolsas;

- especializados: numa classe filatélica, numa época ou num tema.

Classificador

Ver Álbum

Conjunto de folhas de cartão contendo várias tiras de papel transparente, coladas lateralmente e na parte inferior. Servem para ir guardando os duplicados para troca assim como para ir ordenando o material antes de colocar nos álbuns.

Lupa Filatélica

Uma lupa com capacidade de aumento de 6 a 8 vezes é o suficiente para filatelia. Para estudos de pormenor, sobretudo de cunhos, usa-se uma lupa mais forte, vulgarmente chamada "conta fios".

Micrómetro

Aparelho para medir a espessura do papel dos selos em Microns.

Odontómetro

Na sua forma mais simples, odontómetro é um pedaço de cartão ou plástico do mesmo formato de um cartão de visitas munido de varias graduacões, permitindo verificar as características do denteado de um selo.

O denteado exprime-se pelo número de buracos de perfuracão existentes num comprimento de 2 cm.

Este instrumento bastante útil foi inventado pelo francês Dr. LEGRAND, pioneiro da filatelia cientifica.

Pinça Filatélica

Pela sua fragilidade o selo não deve ser manipulado com os dedos, é aconselhável o uso de uma pinça especial para filatelia, de pontas redondas, encontrando-se no mercado vários modelos e tamanhos.

Tiras tipo "Hawid"

Estas tiras são constituídas por duas películas plásticas, uma negra e aderente e outra transparente. Corta-se (com uma guilhotina) a tira à medida do selo e introduz-se este entre as películas com, obviamente, a face virada para a película transparente. Cola-se então a parte adesiva da película negra, no retângulo do álbum reservado ao selo em questão. A parte negra e brilhante do fundo surgia à volta do selo, dando a este todo o merecido realce e a parte transparente confere melhor proteção que a das mais clássicas e baratas charneiras.