Excelência na saúde visual

Visão Infantil

Técnicas de controlo da progressão da miopia na idade infantil e juvenil.

Prevenção da miopia na idade infantil e juvenil.

Professor Doutor Miguel Caixinha

É Professor de Optometria e Ciências da Visão na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, desenvolve atividade clínica como docente no Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão e UBIMEDICAL, Laboratório de Ciências da Visão (Universidade da Beira Interior), tendo-se dedicado ao desenvolvimento e estudo das subespecialidades de visão infantil, baixa visão, visão estrábica, reabilitação visual, ortoqueratologia (redução da miopia com lentes de contacto de geometria inversa), e solução de casos associados a complicações resultantes de cirurgia refrativa Laser. É também investigador integrado da Universidade de Coimbra do grupo de investigação CEMMPRE.

A sua principal atividade é encontrar soluções no âmbito da sua especialidade para casos complexos, proporcionando soluções visuais adaptadas que melhorem a qualidade de vida do doente com limitação visual.

A procura de novos métodos e soluções para apoio à atividade clinica que realiza, está na base da investigação que desenvolve na Universidade de Coimbra desde 2003, onde é investigador na área das Ciências Biomédicas. A sua atividade de investigação é reconhecida ao nível nacional e internacional, com a apresentação de mais de 100 comunicações em conferências com arbitragem científica de grande relevância na área da Visão. É autor de vários artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas com arbitragem científica (Institute for Scientific Information, ISI - Web of Knowledge). É revisor e membro do painel de editores em mais de 15 revistas científicas indexadas (ISI) na área da Oftalmologia e Ciências da Visão. É membro de 12 associações científicas internacionais na área da Visão, e membro fundador e pós graduado da Academia Europeia de Optometria e Ótica (EAOO). Foi ainda supervisor e júri de vários trabalhos científicos na área das Ciências da Visão. Recentemente desenvolveu um protótipo de um dispositivo médico (sob registo de patente) para apoio à cirurgia da catarata no âmbito de um projeto científico financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É detentor de 2 patentes pelo desenvolvimento de um dispositvo médico.

Protótipo de um dispositivo médico

Uma equipa multidisciplinar de investigadores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e Instituto de Telecomunicações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um protótipo de um dispositivo médico para apoio à cirurgia da catarata.

Noticias

http://www.urbi.ubi.pt/pag/16444

http://exameinformatica.sapo.pt/videos/eitv/2016-07-27-Exame-Informatica-TV-n-517-detecao-de-cataratas-e-Alcatel-Idol

http://portocanal.sapo.pt/programa/24

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2018-04-19-Miguel-Caixinha-criou-um-dispositivo-que-descreve-cataratas-como-nenhum-outro.-E-vai-testa-lo-em-pessoas