Esta técnica fazia-se também no tempo do Dr. Usui antes e depois de um tratamento a outra pessoa, mas também se pode utilizar sempre que nos sentimos desarmonizados energeticamente, seja depois de uma discussão com outra pessoa, seja quando estamos com uma tristeza, ou com maus sentimentos que sejam persistentes.
Kenyoku (que significa banho seco) é uma técnica para purificar os canais energéticos. É provável que esta técnica tenha a sua origem nos rituais dos Sacerdotes Xintoístas onde este ritual tem a intenção de purificar o corpo antes de contactar com o divino. Também no Budismo existe uma sequência de movimentos muito semelhante ao Kenyoku. Tomou-se também uma técnica comum a muitas escolas de artes marciais e de Chi Kung como Jujítsu, Aikido e Ki-Ko (a versão japonesa do Chi Kung chinês). Crê-se como outra hipótese para a origem desta técnica como sendo oriunda do Budismo pois a sequência efectuada por monges budistas é praticamente a mesma da apresentada de seguida, tendo mais um movimento de varredura, repetindo-se o terceiro movimento do tronco.
SEQUÊNCIA
Coloque a mão direita aberta, com os dedos unidos e a palma virada para o seu corpo, no ombro esquerdo de forma a que as extremidades dos dedos estejam sobre o ombro e deslize a mesma mão em sentido descendente em direcção à anca direita tocando ligeiramente o seu corpo.
Repita o processo com a mão esquerda, desde o ombro direito até à anca esquerda.
Repita o processo com a mão direita, desde o ombro esquerdo até à anca direita.
Passe agora a mão direita desde o ombro esquerdo até às pontas dos dedos da mão esquerda, pela parte interior do braço esquerdo.
Repita com a mão esquerda, começando no direito até às pontas dos dedos da mão direita, pela parte interior do braço direito.
A expressão japonesa Joshin Kokyuu-Ho* significa literalmente "exercício de respiração para purificar a alma". Nas práticas do Reiki utiliza-se como técnica para fortalecer a própria energia, concentrar energia no Tanden** e aprender a deixá-la fluir pelas mãos. Ajuda também a que o praticante se sinta enraizado e consequentemente seguro e estável no processo que está a executar.
Coloque as suas mãos em Gassho e comece por inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Pode se quiser colocar a ponta da língua no palato mole, enquanto inspira. Sinta na inspiração, o Reiki (imaginando uma luz branca ou simplesmente sentindo a energia) a entrar pelo nariz e pelo chakra da coroa, a chegar ao Tanden (diz-se Tantien).
Segure a respiração no Tanden durante alguns segundos, sem forçar.
Sinta na expiração (pela boca), o Reiki a espalhar-se desde o Tanden para todo o corpo interior e exteriormente, transmutando tudo o que é negativo em positivo. Sinta as mãos a aquecer a cada expiração, como se estivesse também a expirar através delas, assim como pelas plantas dos pés e por cada célula do seu corpo.
Quando as suas mãos estiverem bem carregadas de Reiki estará pronto para começar o tratamento. Quando se sentir bastante familiarizado com esta técnica de respiração, pode continuar a fazê-la durante os tratamentos de outras pessoas ou mesmo no seu auto-tratamento.
*Também designada de fyoshin Koki-Ho por Híroshi Dói.
**Para sentir o Tanden de pé, coloque os seus pés na direcção dos ombros e incline-se ligeiramente para trás. Pode sentir uma solidez, uma pressão, um triângulo, um formigueiro - aí é o seu centro de gravidade, o seu Tanden. Se respirarmos constantemente até ao Tanden tornamo-nos equilibrados e estáveis em todos os níveis do nosso ser. Muitos autores infundem Tanden e Hara pensando que significam a mesma coisa, mas na verdade Hara é uma palavra japonesa que significa "barriga" e Tanden sendo também uma palavra da mesma língua, designa o nosso centro de gravidade.
Gassho é uma palavra japonesa que significa "duas mãos juntas". Esta posição é conhecida no Ocidente como posição de oração. Nas práticas do Reiki, consiste em colocar as mãos com as palmas unidas, junto ao chakra do coração, com os polegares a tocarem o centro do peito, duma forma relaxada e com os olhos fechados.
Antes de começar um tratamento, o praticante concentra a atenção no ponto onde ambos os dedos médios se tocam para ajudar a esquecer o mundo que o rodeia e servir de "fio condutor' da energia; por outras palavras, o praticante...
Deixa o Ego dormir, para o Reiki fluir
Os Princípios do Reiki são ditos mentalmente e fazem-se ecoar por todo o corpo: Só por hoje não me irrito, não me preocupo, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso para todos os seres. Frank Aljava Petter no seu seminário sobre Técnicas Japonesas de Reiki realizado em Agosto de 2001 em Lisboa, explicava assim a meditação gassho: "Se muitos pensamentos surgirem durante a meditação, observamo-los como se estivéssemos a ver televisão ou a observar um pássaro a voar; não é necessário tentar parar de pensar, porque não se consegue parar de pensar, o pensamento pode parar sozinho mas nós não conseguimos parar de pensar, por isso, ficamos como simples observadores do pensamento. Depois, deixamos os pensamentos virem e irem, virem e irem como se fossem macaquinhos que saltam de árvore para árvore. Deixamo-nos ficar no momento presente, ficamos atentos a tudo o que se passa à nossa volta e fica muito claro que nós não somos o pensamento, mas outra coisa diferente dos pensamentos e é precisamente essa outra coisa que a meditação gassho preconiza dar a conhecer ao praticante da mesma." Na meditação gassho podemos ouvir tudo o que se passa à nossa volta, todos os ruídos; tudo faz parte da meditação, incluindo os nossos próprios pensamentos; não os rejeitando ou julgando mas aceitando-os e observando-os como parte do processo da meditação. Se por acaso, em algum instante, nos distraímos da meditação, voltamos à focalização do contacto dos dedos médios, da mesma forma como começámos, não com um sentimento de obrigação mas de extrema gratidão. Deve-se respirar sempre duma forma relaxada e natural, não sendo necessário qualquer técnica específica, mas mantendo as costas direitas. Se quiser, coloque a ponta da língua no palato mole. Esta colocação da língua não é necessária mas é seguida em algumas tradições como coadjuvante do processo. Se os braços ficarem pesados, deixe as mãos repousarem suavemente sobre o colo, mantendo a união dos dois dedos médios. Várias coisas podem acontecer durante a meditação: as mãos podem ficar muitos quentes, assim como a coluna vertebral, ou podem ser sentidas diversos tons de plasma com os olhos fechados, nas mais diversas cores. Quando terminar mantenha-se alguns minutos no seu estado natural. O Dr. Mikao Usui pedia aos seus alunos que fizessem esta meditação durante cerca de 25 minutos de manhã e à noite.
Na sessão do método Reiki, antes de o reikiano estabelecer contacto físico com o receptor, é muito importante alinhar-se com as sempre presentes Energias Superiores. O tratamento deve começar com uma oração e uma invocação.
Para utilizar Reiji-Ho, deve seguir os seguintes passos:
• Deixe os seus afazeres por alguns minutos. Isso fará com que se torne espiritualmente receptivo. Nesse período, em silêncio, faça uma meditação Gassho por um minuto, em pé ou sentado se preferir, com as mãos em forma de prece em frente ao coração, objectivando esvaziar a sua mente. É no subconsciente que a nossa vida se encontra, em grande parte, governada. Se deixar cair nele uma prece no momento em que está assim em repouso, ela produzirá um extraordinário efeito. Relaxe e aprofunde-se;
• Faça uma prece para o receptor, pedindo pela sua recuperação. A oração deve ser simples, directa, espontânea, compreendida, acreditada, curta, consciente, inteligente, definida e positiva. Reze com a crença de que a sua oração sincera o envolverá como amor e a protecção de Deus. Visualize-se a si e ao receptor envoltos em Luz;
• Quando sentir a conexão, agradeça pela energia Reiki, pedindo que flua livremente através de si, como canal de aplicação. Coloque as mãos em frente e, em seguida, acima do chacra frontal. Faça uma invocação (invocar = chamar para dentro). Invoque a Sabedoria Infinita, para que o oriente na melhor maneira de usar a energia Reiki. Peça que o Poder Superior, através da energia Reiki, o utilize como canal, guie as suas mãos aos locais mais debilitados;
• Inicie a aplicação da energia Reiki no receptor, permanecendo o mais receptivo e relaxado possível. Fique atento às experiências e insights. tendo como finalidade aperfeiçoar sempre o tratamento.
A meditação Haísurei-Ho é uma das Pérolas do Reiki. Faz parte dos ensinamentos originais do Dr. Usui e foi desenhada para ajudar o desenvolvimento espiritual e humano do praticante assim como para fortalecer o seu fio condutor de Reiki. Hatsurei-Ho significa: Hatsu - gerar. Rei - energia cósmica ou universal e Ho - método. Temos assim, um método para gerar energia universal.
Sabe-se hoje que esta prática é um dos pilares do Reíki de Usui (Usui Reiki Ryoho) e é composta por diversas fases, recebendo os praticantes de Reiki numa delas o Reiju, ou seja, a sintonização com o Reíki que Usui dava aos seus alunos e que foi a "mãe" das hoje designadas iniciações.
A Hatsurei-Ho, no Usui Reiki Ryoho começa através do canto de Gyosei (poemas) do Imperador Meiji, sendo recitados ou cantados de uma maneira muito específica. O cântico, a cedência e o ritmo ajudam a desenvolver uma consciência atenta e a purificar a mente para a Hatsurei-Ho. A postura tradicional é sentada no estilo seita (da postura para a Zazen) sobre as pernas. Uma vez que muito poucas pessoas no Ocidente tem prática e experiência desta postura, ela pode tomar-se desconfortável e constituir uma distracção. Uma cadeira de costas direita poderá ser mais confortável e adequada. O importante é ficar sentado com as costas direitas. Os olhos são fechados com gentileza. Focalize-se no Tanden, 3 a 5 cm abaixo do umbigo. As mãos são colocadas gentilmente no colo com as palmas voltadas para baixo.
Depois executam-se as três técnicas descritas de seguida, o Banho Seco (Kenyoku), a Meditação Gassho e a técnica de respiração Joshin Kokyuu-Ho. Durante a fase da respiração Joshin Kokyuu-Ho recebia-se o Reiju e no seu caso, em casa, faça o seu auto-tratamento e usufrua de cada instante. No final respire fundo durante alguns momentos, abra os olhos devagar e sinta-se profundamente grato por ser um praticante de Reiki.
Hesso significa umbigo, Chiryo significa tratamento e Ho significa técnica. Esta é, portanto, uma técnica de aplicação da energia Reiki pelo umbigo.
Ainda no ventre materno, o embrião prepara-se gradualmente para a vida extra-uterina, recebendo da mãe todas as substâncias necessárias à sua sobrevivência. O cordão umbilical estabelece a ligação da mãe com o feto. O sangue arterial, vindo da placenta, penetra no corpo do feto pela veia umbilical, que se divide em dois ramos: um vai directo para o fígado e o outro para o coração (veia cava inferior). Num plano mais subtil, a nível etérico, mesmo após o nascimento, essas conexões continuam a existir.
O umbigo é o ponto de origem das pessoas e área de geração de muitas disfunções. No estômago (próximo do umbigo), temos a sede das nossas emoções, responsáveis por grande parte da nossa desarmonia. Não é dificil escutar as expressões: "Não consigo engolir isto" ou "Não consigo digerir esse acontecimento." Aplicando energia no umbigo, estará a trabalhar todo o corpo. Esta técnica é usada principalmente para relaxamento e auto tratamento.
Para utilizar esta técnica, coloque o dedo médio da sua mão dominante dentro do umbigo, pressionando-o levemente por alguns minutos até sentir pulsação, relaxamento e equilíbrio. É importante que a pressão seja suave. Para ajudar a concentrar-se, feche os olhos e sinta a energia Reiki saindo pelo dedo médio e espalhando-se por todo o corpo. Permaneça, no mínimo, 3 minutos nesta posição. Quando praticada noutras pessoas, recomenda-se utilizar um lenço de papel no local ou fazê-lo sobre a roupa. Uma forma alternativa é colocar a mão distante cerca de 5 centímetros acima do umbigo, focalizando a emissão da energia Reiki para dentro do corpo.
O objectivo principal de Byosen-Reikan é detectar, baseado na intuição, as áreas que mais precisam de receber energia, após identificar onde estão as falhas energéticas e localizar as principais áreas bloqueadas.
A técnica pode ser executada com o receptor sentado ou deitado, procurando que esteja confortável. O reikiano poderá estar de pé ou sentado. Fique ao lado do receptor, afaste-se um pouco do mesmo para que possa estender os braços. Poderá usar as duas mãos ao mesmo tempo, ou qualquer uma isoladamente, sendo que a mão mais receptiva, em geral, é a esquerda, que é a que se recomenda. Para utilizar Byosen-Reikan-Ho é necessário obedecer ao seguinte procedimento:
1. Coloque, de preferência, a mão não dominante (geralmente, a esquerda) a uma distância de uns trinta centímetros do chacra co¬ronário (topo da cabeça do receptor), transferindo a sua consciência para a palma da sua mão. Conserve a sua mão relaxada, com o pulso solto, quase lânguido. Em seguida, aproxime-a até cerca de oito a dez centímetros da pele, região onde a aura é mais densa (se comparada com as camadas mais subtis). Mantenha o estado mais receptivo possível para as impressões que possa captar. Evite os ruídos. É no silêncio que encontramos as nossas melhores respostas;
2. Movimente a mão lentamente em direcção aos pés. Procure manter uma distância da pele do receptor de cinco a trinta centímetros, percebendo a energia além do corpo. Assegure-se de estar a cobrir os principais órgãos e chacras. Em todo o percurso, sinta as mudanças, perceba os bloqueios. Procure ater-se somente às diferenças de sen¬sações. Essas diferenças são indicadores e contribuem para insights. Uma vez determinado onde se encontram as variações, mudanças e diferenças registadas pela sensibilidade da mão, geralmente, é nesta área que a pessoa estará a precisar mais de energia Reiki. Procure não fazer perguntas do tipo: "Será que estou a sentir algo?" E neces¬sário confiar na intuição para que a técnica funcione perfeitamente. Terá indicadores para direccionar com mais intensidade sua atenção. Avalie a área do lado direito do corpo comparando-a com a do lado esquerdo. Procure memorizar as informações que obtiver. Surgindo dúvidas, volte a examinar a mesma área. Não tenha pressa, reavalie sempre as suas impressões;
3. Concluída a avaliação da cabeça aos pés, volte à posição inicial, no topo da cabeça, para mais um ciclo de um total de três. Três avaliações permitir-lhe-ão associar ideias importantes. Caso não perceba grandes bloqueios, não há a necessidade de pedir à pessoa que vire de costas;
4. Descubra quais são as suas prioridades. Canalize energia Reiki nos pontos indicados até sentir que o fluxo energético diminui de intensidade. É conveniente fazer um novo scanning para verificar se o tratamento está completo. É bastante provável que encontre uma ou mais áreas não detectadas no primeiro scanning. Caso isto ocorra, aplique mais energia Reiki no local, até harmonizar o fluxo energético.
É possível utilizar essa técnica na auto-aplicação, obedecendo ao mesmo procedimento de investigação no seu próprio campo energético, ou seja, deslizando a mão ao longo do seu próprio corpo. Tomando conhecimento das suas necessidades, poderá facilitar o seu crescimento pessoal, tomando-se uma pessoa mais completa e um reikiano mais eficaz.
Curar com a Respiração
Como sabemos, inspiramos uma mistura de gases e energia que se liberta ao que parece no momento de expirarmos. Dr. Usui disse que quem sentir calor dando um tratamento de Reiki, estaria em condições de utilizar tanto a respiração como os olhos para oferecer Energia Reiki. O 2º. Nível ajuda-nos quando quisermos utilizar a respiração ou os olhos como terapia.
Esta técnica foi-nos transmitida da seguinte forma:
• Inspire e leve o ar abaixo até ao tantien (abdómen). Mantenha-o aí durante alguns segundos e desenhe com a sua língua o símbolo de potencialização da Energia sobre o seu palato.
• Depois expire e sopre o símbolo de potencialização sobre a parte do corpo a ser tratada. Desta forma poderá trabalhar com o corpo físico, a aura ou com fotografias (cura à distância).
Ao expirar imagine-se como o símbolo de potencialização da Energia (se fumar e trabalhar com a respiração, tenha em conta a utilização previa de um aerossol bucal).
Se quiser, poderá experimentar esta técnica conjuntamente com a contracção do músculo anal * (em chinês Hui Yin), enquanto trabalhar com a respiração. Nunca se esqueça que um tratamento respiratório pode ser uma experiência poderosa.
• O músculo anal Hui Yin situa-se entre os órgãos sexuais e o ânus, sendo considerado na china um dos pontos mais importantes, dado que a energia vital pode cair facilmente do corpo através deste lugar, na tradição taoísta o músculo anal deve ser contraído. O fim da contracção é reter a energia vital no corpo e fazê-lo ascender pela coluna vertebral até aos centros energéticos superiores. Este exercício previne também problemas de próstata.
Curar com os Olhos
Dr. Usui afirma no seu manual que todas as partes do corpo irradiam energia, principalmente das mãos, dos olhos e da respiração do iniciado. Para curar com os olhos devemos primeiro relaxar os nossos olhos e dirigi-los no vazio. Olhar a alguém fixamente é agressivo e um olhar agressivo não pode curar, já que invade o outro.
Talvez seja útil exercitar primeiro esta técnica, por exemplo com uma flor.
• Sustenha a flor numa das mãos, ou coloque-a sobre uma mesa à altura dos seus olhos a uma distância de 30 ou 50 cm. Relaxe os seus olhos e observe a flor como se a visse através dela ou um ponto detrás dela. Logo notará que o seu campo visual se tornará periférico — que consegue ver como que num ângulo de 360 graus.
• A seguir olhe para a flor e deixe que a imagem faça efeito sobre si, em vez de enviar a sua atenção visual à flor. Num momento notará talvez uma forma subtil de respiração através dos olhos, vinculada com a inspiração e a expiração. Pratique isto todos os dias durante dez minutos até que se sinta capaz de estar em condições de aplicar sem problemas esta técnica com uma pessoa.
A quem lhe agrade mais esta outra forma de treino, derivada de uma técnica hindu de meditação, poderá também praticá-la. Chama-se a Meditação Tratak:
• Sente-se de forma cómoda e dirija o seu olhar para a chama de uma vela acesa cerca de 45 a 60 cm de distância. Não feche ou pisque os olhos. Depois de um par de minutos os seus olhos começarão a lacrimejar. Continue olhando a chama. Com um pouco de exercício poderá fazer isto durante uma hora. Com a prática deste exercício a sua consciência poderá tornar-se tão aguda e concentrada como um raio lazer.
Esta técnica pode-se realizar também com uma fotografia ou com uma estátua de um Iluminado. Poderá fazê-la com uma pessoa que esteja sentada diante de si, com a sua própria imagem num espelho, ou até num lugar totalmente escuro. O exercício com a chama poderá dar fogosidade ao teu temperamento. Se isto se tornar desagradável será melhor praticar com a vela também num lugar escuro.
Práctica da Cura com os Olhos
1. Exercício prévio:
• Enfoca os teus olhos numa flor e deixa que a imagem faça efeito sobre ti.
• Enfoca os teus olhos na parte do corpo que queres tratar durante alguns minutos.
Enquanto olha a outra pessoa capte a sua imagem com os olhos, em vez de olhá-la de forma activa.
2. Indicações para como curar com os olhos:
• Enfoca um par de minutos a parte do corpo que quer tratar. Enquanto olha a outra pessoa, deixe entrar nos seus olhos a sua imagem, em vez de olhá-la de forma activa. Enquanto a energia desta pessoa entra nos seus olhos, preste atenção à forma como se constrói um círculo de energia entre si e ela. Talvez queira projectar também os símbolos do Reiki sobre a parte do corpo que deseja tratar.