Ornitose

O que é?

É uma doença infecciosa da mucosa da pálpebra com forte corrimento oleoso e penas coladas junto aos olhos e bico. Obsturação das vias respiratórias superiores.

São parasitas celulares que se multiplicam nas células orgânicas como o fígado - provocando inchaço, o baço e a medula óssea e acabam por destruí-los. É um tipo de germe da família Chlamydia, inicialmente classificado como um vírus mas é um organismo bacteriano que contêm ADN e RNA com parede celular, mas, de bactéria pode transformar-se em vírus.

Nos borrachos os sintomas são: ficam menos vivos pôem-se nos cantos, comem mal e bebem muito a mortalidade pode atingir 8o% .

Como se propagam?

A ornitose está espalhada por todos o mundo. O maior número de casos pode acontecer de Maio a Julho e de Outubro a Dezembro. Por regra só é fatal nos borrachos uma vez que, nos adultos, mesmo sendo portadores da doença esta está oculta/latente mas, no entanto poderá transformar-se numa doença séria conduzindo a numerosos casos de mortalidade.

a) É transmitida por altura do acasalamento

b) Ao alimentarem os borrachos

c) Inspirando poeiras infectadas

d) Contacto com pombos infectados (cestos de concursos, exposições e introdução de novos pombos no pombal, pombos selvagens, pelo homem, insectos vermes e ratos)

1 - análogo à Ornitose é a Microplasmose. Esta última agrava sobretudo uma inflamação ornitósica existente. Principia verdadeiramente com graves sintomas de ranho.

2- inflamação da pálpebra (olho constipado)

3-pasteurelose (infecção por bactéria na pálpebra, nos dois lados dos olhos)

4-Haemophilus (cabeça de mocho) inchaço nas pálpebras excepcionalmente forte com corrimento purulento)

Tratamento:

À base de Clorotetraciclina

Para animais fortemente atacados, uma injecção de 1/2 c.c. de Oxitetracyclin no músculo do peito - por 500 grs de peso corporal -e repetir após 24 horas.

1 comprimido de chlorotetracyclin+ por animal ou uma embalagem de 7,5 grs para dois litros de água

Duração do tratamento 5 dias.

Em casos graves, após os primeiros cinco dias de tratamento- parar o tratamento durante dois dias - e voltar a repetir por mais um período de 5 dias.

Limpar e desinfectar o pombal.