Isto parece ser um bocadinho confuso para aqueles que não percebem nada de Geografia. A margem Sul do Tejo não é a mesma coisa que Península de Setúbal.
Toda a gente ouve falar, mesmo na TV que Setúbal, Barreiro, Almada... tudo isso pertence à Margem Sul! Mas algumas localidades que, aparentemente, estão na região da Margem Sul do Tejo como nós conhecemos, na verdade, estão na Península de Setúbal e não na Margem Sul do Tejo. E eis porquê:
Margem Sul do Tejo:
Margem Sul do Tejo são os concelhos que estão à volta da Baía do Tejo, também conhecido por Mar da Palha. Ou seja, são os seguintes.
- Almada
- Seixal
- Barreiro
- Moita
- Montijo
- Alcochete
Península de Setúbal:
A Península de Setúbal é uma sub-região estatística NUTS-III, incluída na Região de Lisboa. Esta península tem cerca de 1 milhão de pessoas e inclui os seguintes concelhos:
- Almada
- Seixal
- Sesimbra
- Setúbal
- Palmela
- Barreiro
- Moita
- Montijo
- Alcochete
Ou seja, isso quer dizer que os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra não estão na Margem Sul do Tejo, mas sim na Península de Setúbal.
Até fazia pouco sentido Setúbal estar na Margem Sul, pois Setúbal tem o seu próprio rio, o Rio Sado, e está a norte dele. Mais próximo dele do que o Rio Tejo.