Obras de referência:
Lereno, Álvaro. Dicionário corográfico do Arquipélago de Cabo Verde, Lisboa.Agência Geral do Ultramar, 1952.
Tomo I: Varnhagen, Francisco Adolfo, COROGRAFIA CABO-VERDIANA, Lisboa, 1841.
Tomo II:Varnhagen, Francisco Adolfo, COROGRAFIA CABO-VERDIANA, Lisboa, 1841.
Achada Lem (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. Concelho de Stª Catarina-Freguesia de Stª Catarina-Povoação com Posto de ensino.
ACHADA GRANDE (ilha de S. Tiago): Povoação do Concelho da Praia, Freguesia de N.ª S.ª da Graça. Povoação a 2 km da cidade da Praia com campo de aterragem de aviões.
Achada Santo António (Ilha de S. Tiago): Concelho da Praia, Freguesia de N.ª S.ª da Graça, planalto nos arredores da cidade da Praia-Povoação. Estação Rádio-Marconi de 3.ª classe.
Aeroporto do Sal (ilha do Sal): ver Sal
Água das Caldeiras (ilha de Santo Antão): Concelho de Paul. Freguesia de S. João Baptista. Localidade. Estação postal de 3.ª classe.
Alcatraz (I.Maio): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.Concelho do Maio-Freguesia N.ª S.ª da Luz-povoação na margem direita da ribeira com o mesmo nome.
Alto Mira (I.Santo Antão): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. Concelho de Paul-Freguesia de ST.º André-Povoação na região do mesmo nome com Posto de ensino.
Assomada (ilha de Santiago): É uma cidade, sede do concelho de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, no Sotavento de Cabo Verde. Assomada fica a 36 km para norte da cidade da Praia, capital do país.
B
Baboso (ilha de Santo Antão): Concelho de Paul-Freguesia de S. João Baptista. Povoação junto à ribeira do mesmo nome. Localidade. Estação postal de 2.ª classe.
Barril (ilha de S. Nicolau): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. Concelho de S. Nicolau-Freguesia de N.ª S.ª do Rosário-Povoação próxima da Ponta do Barril-Posto fiscal aduaneiro-Estação postal de 3.ª classe.
Boa Entradinha (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Boa Vista (ilha da Boa Vista): Concelho da Ilha da Boa Vista. Tem duas Freguesias: St.ª Isabel e S. João Baptista. Estação Postal de 1.ª classe.
Boa Vista (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
C
Calheta/ Calheta de S. Miguel (ilha de Santiago) : Povoação do Concelho de Tarrafal, Freguesia de S. Miguel, Estação Telegráfica-Postal de 2.ª classe e radiotelegráfica.
Calheta de S. Martinho (ilha de Santiago) : Povoação do Concelho da Praia, Freguesia do Santíssimo Nome de Jesus. Baía a 9 km da cidade da Praia com pequeno porto para hidroaviões (1927).
Calheta (Ilha do Maio): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. Povoação-Conc. do Maio-Freg. de N.ª S.ª da Luz-região na parte oeste da ilha-posto de ensino. Estação postal de 3.ª classe.(1966)
CARVOEIROS/ Porto Novo (Santo Antão): Entre os anos de 1919 e 1933 o nome Carvoeiros foi alterado por Porto Novo. Povoação e porto na costa sudeste de frente a S. Vicente. Pertence à Freguesia de S. João Baptista, Concelho de Porto Novo. Estação Telegráfica-Postal de 1.ª classe. Serviço marítimo diário com o Porto Grande de S. Vicente
Chã da Igreja (ilha de Santo Antão): Concelho da Ribeira Grande-Freguesia de São Pedro Apóstolo, município da Ribeira Grande, no norte da ilha de Santo Antão, Estação postal de 2.ª classe.
Chã do Lobinho (I.Santo Antão): posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Chão Bom (ilha de S. Tiago): Concelho do Tarrafal, Freguesia de St.º Amaro Abade. Povoação perto da foz da Ribeira Grande e na costa da Baía de Chão Bom. Estação Postal de 3.ª classe (1966).
Chiqueiro Velho (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Cidade Velha (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. Concelho da Praia, Freguesia do Santíssimo Nome de Jesus, primeira capital da Colónia, chamava-se cidade da Ribeira Grande. Estação Postal de 3.ª classe (1965)
COCULI (Santo Antão) : Povoação na margem direita da Ribeira Grande pertencente à Freguesia de Santo Crucifixo, Conc. de Ribeira Grande. Estação postal de 2.ª classe (1953).
COVA FIGUEIRA (ilha do Fogo): Povoação do Concelho do Fogo, Freguesia de Santa Catarina. Estação postal-telegráfica de 2.ª classe.
CRUZINHA (DA GARÇA) (ilha de S. Antão): Povoação do Concelho da Ribeira Grande, Freguesia de S. Pedro Apóstolo. Posto de ensino e posto fiscal Aduaneiro.
E
ESPARGOS (ilha do Sal): Sede do concelho do Sal, e a maior cidade da Ilha do Sal. Tem uma população de 5.800 habitantes (1991). Está situada próxima do Aeroporto Internacional inaugurado em 1939, que está na génese da sua criação e crescimento. Sendo um dos centros urbanos com maior crescimento relativo nos últimos anos, a povoação foi recentemente elevada à categoria de Cidade. Estação postal de 1.ª classe. (Aviso da criação da estação publicado no B.O. N.º 11, de 16 de Março de 1940, Portaria N.º 2:148.)
F
FAJÃ-Ilha Brava:Conc. da Brava- Freguesia de N.ª S.ª do Monte- Povoação no Porto da Fajã-Posto fiscal aduaneiro. Estação Postal de 3.ª classe 1972.
FORNO (Ilha do Fogo): Conc. do Fogo-Freg. de N.ª S.ª da Conceição-Povoação-posto do ensino. Estação postal de 3.ª classe. (1966).
Fundo das Figueiras (I.Boa Vista): posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
FURNA (ilha Brava) :Povoação do Concelho da Brava de 2.ª classe, Freguesia de S. João Baptista. Estação Telegráfica-Postal de 2.ª classe.
G
GAMBOESA (ilha DE ST.º ANTÃO) : Concelho da Ribeira Grande, Freguesia de St.º. Crucifixo, localidade.
GAMBOESA (ilha DE S. NICOLAU) : Concelho de S. Nicolau, Freguesia de N.ª S.ª do Rosário, localidade.
I
Infante D. Henrique: ver Rebocador Infante D. Henrique.
J
JANELA (I. St.º Antão): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. Concelho do Paul, Freguesia de St.º António das Pombas. Povoação com posto de ensino e posto fiscal aduaneiro. Estação postal de 3.ª classe (1966).
João Afonso (I.Santo Antão): posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
JOÃO GALEGO (ilha da Boa Vista): é uma aldeia situada na ilha de Boa Vista de Cabo Verde. Juntamente com as aldeias de Fundo das Figueiras e Cabeça dos Tarrafes constitui a região da ilha popularmente conhecida como Norte. Concelho da Boa Vista-Freguesia de S. João Baptista- Povoação.Estação postal 3.ª classe.
Juncalinho (I.S. Nicolau): posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
L
Longueira (I.Santo Antão): posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
M
Maio (ilha do Maio): Concelho da I. do Maio, tem uma Freguesia N.ª S.ª da Luz.
mangue de Sete Ribeiras (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Mato Grande (ilha Brava): Concelho de Brava,Freguesia de S. João Baptista,Povoação e região. Estação postal de 3.ª classe.
Mindelo (S. Vicente): Sede do concelho de S. Vicente pertencente à Freguesia de N.ª Senhora da Luz. Estação telegráfica-postal de 1.ª classe e radiotelegráfica.
Monte Joana (I.Santo Antão): posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Monte Sossêgo (ilha de S. Vicente): Concelho de S. Vicente, Freguesia de N.ª S.ª da Luz, Povoação nos arredores da cidade de Mindelo. (1958)
MOSTEIROS (ilha do Fogo): povoação do Concelho do Fogo, Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda. Estação postal de 2.ª classe.
N
NOVA SINTRA/S. João Baptista (ilha Brava) :Vila do Concelho da Brava de 2.ª classe, Freguesia de S. João Baptista. Estação Telegráfica-Postal de 1.ª classe e radiotelegráfica. Habitantes:3049 (1953).
Nossa Senhora do Monte (ilha Brava) : Povoação do Concelho da Brava, Freguesia de N.ª S.ª do Monte criada em 1826. Estação Postal aberta em Novembro de 1914.
O
Orgãos/ (ilha de Santiago) João Teves: Povoação do Concelho da Praia, Freguesia de S. Lourenço dos Orgãos, Estação Telegráfico-Postal de 2.ª classe.
P
Patim (I. Fogo): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
PAUL/ Vila das Pombas (Santo Antão): Vila de Paul, atualmente chamada Vila das Pombas, sede do Concelho de Paul. Vila da Freguesia de Santo António das Pombas. Habitantes:833, Estação Telegráfica-Postal de 1.ª classe (1953).
Pedra (Pedro) Badejo (ilha de Santiago): Povoação do Concelho da Praia, Freguesia de S. Tiago Maior, Estação Telegráfica-Postal de 2.ª classe.
Pedra de Lume (ilha do Sal): é uma localidade de Cabo Verde, situada na costa leste da Ilha do Sal. Situa-se junto ao mar, possuindo uma praia integrada numa paisagem de beleza assinalável. Nas suas imediações, na cratera de um antigo vulcão, para dentro da qual as águas do mar acabam por se infiltrar e, mais tarde, por se evaporar, encontram-se as salinas de Pedra de Lume, cujo sal dá nome à Ilha do Sal. Uma grande parte do sal produzido na ilha é tratado numa fábrica existente em Pedra de Lume. Estação postal de 3.ª classe.
Picos (ilha de Santiago): Povoação do Concelho da Praia, Freguesia de S. Salvador do Mundo, Estação Telegráfica-Postal de 2.ª classe.
Pilão Cão (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Ponta do Sol (ilha de Santo Antão): é uma vila situada numa fajã do extremo norte da ilha de Santo Antão, Cabo Verde, na Freguesia de Nossa Senhora do Livramento do concelho da Ribeira Grande. É a sede do mesmo concelho, e tem uma população de 4.064 habitantes. Estação telégrafo-postal de 1.ª classe e radiotelegráfica.
Nos tempos coloniais, chamou-se Vila de Maria Pia, em honra de Maria Pia de Saboia, rainha de Portugal.
Porto Inglês (ilha do Maio): Vila do Maio, concelho do Maio-freguesia de N.ª S.ª da Luz-Sede do concelho de 3.ª classe do Maio. Estação telégrafo-postal de 1.ª classe e radiotelegráfica.
Porto Novo (ilha de Santo Antão): Concelho do Paul-Freguesia de S. José Baptista.Também conhecido por Porto dos Carvoeiros- Povoação-posto fiscal-posto aduaneiro-posto sanitário-Escola Primária. Estação telégrafo-postal de 1.ª classe cm posto telefónico.
Povoação Velha (ilha da Boa Vista): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. Aldeia situada no sudoeste da Ilha da Boa Vista, Concelho da Boa Vista-Freguesia de Stª Isabel. Ergue-se no sopé de uma montanha conhecida como Rocha Estância, mais concretamente na sua base ocidental. Estação postal de 3.ª classe.
Praia (ilha de Santiago): Cidade da Praia, sede do Concelho com o mesmo nome. Freguesia de Nª Sª da Graça. Sede da Direção-Geral dos Correios do Arquipélago de Cabo Verde e Estação Telegráfica-Postal de 1.ª classe e radiotelegráfica. Habitantes:6334 (1953).
Praia Abaixo (ilha de Santiago): é uma localidade cabo-verdiana piscatória, situado na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, concelho da Praia.
Praia Branca (ilha de S. Nicolau): situada na parte ocidental da nossa ilha, não possui praias de areia branca, mas sim inúmeras casas telhadas bem encravadas na encosta do topo de Matinho. Ela é das zonas de São Nicolau que tem uma identidade própria. Relativamente às restantes localidades da ilha, os seus habitantes, possuem um carácter aparte, apresentando uma grande paixão pela ilha de S. Vicente, talvez por ser das localidades mais próximas da mesma.Concelho de S. Nicolau-Freguesia de N.ª S.ª do Rosário. Estação postal de 2.ª classe.
Preguiça (ilha de São Nicolau): Povoação do Concelho de S. Nicolau, Freguesia da N.ª S.ª do Rosário. Estação postal de 2.ª classe.
Q
Queimadas (ilha de S. Nicolau): Sede da freguesia da Lapa, fica situada num vale verdejante, possui uma belíssima igreja com a imagem da nossa Sr. da Lapa. A construção da mesma é datada do sec. XIX. Foi zona de refúgio das populações aos ataques dos piratas. Por ser toda ela coberta de Verde até "Boca Rbera" os ocupantes tiveram de queimar as plantações de modo a criarem espaço para se alojarem. Concelho de S. Nicolau-Freguesia de N.ª S.ª da Lapa-Povoação da margem esquerda da Ribeira das Queimadas-posto de Ensino. Estação postal de 2.ª classe.
R
Rebocador Infante D. Henrique: fez o serviço de correio no arquipélago entre 1926-33. Estação Telegráfica-Postal de 1.ª classe.
Renque de Purga (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Ribeira Brava (ilha de S. Nicolau): ver S. Nicolau.
Ribeira da Barca (ilha de Santiago): Povoação do Concelho de Santa Catarina, Freguesia de Santa Catarina, Estação Telegráfica-Postal de 2.ª classe.
Ribeira da Cruz (Santo Antão): Povoação da margem direita da Ribeira com o mesmo nome. Freguesia de Santo André do Concelho de Paul. Estação postal de 2.ª classe (1953).
Ribeira Grande (Santo Antão): Ver Vila da Ribeira Grande.
Ribeira Grande (I. Fogo): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Ribeira das Patas (Santo Antão): Povoação da Freguesia de São João Baptista do Concelho de Porto Novo. Estação postal de 2.ª classe (1953).
Ribeira do Ilhéu (ilha do Fogo): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. Aldeia do município de São Filipe no centro da ilha do Fogo. Estação postal de 3.ª classe.
Ribeirão da Cal (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
Rui Vaz (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
S
Sal (ilha do Sal): ver vila Santa Maria.
Sal Rei (ilha da Boa Vista): ver Boa Vista.
Santa Catharina/ Assomada (ilha de Santiago): Vila de Assomada, sede do Concelho de Santa Catarina. Freguesia de Santa Catarina. Estação telegráfica-postal de 1.ª classe.
Santa Catarina (ilha de Santiago): Concelho de S.ª Catharina-Freguesia de S.ª Catharina. Povoação na região do mesmo nome.
Santa Maria (ilha do Sal): ver vila Santa Maria.
Santo Antão (ilha de Santo Antão): ver Vila Ribeira Grande.
SÃO FILIPE/FOGO (ilha do Fogo): Cidade de São Filipe, sede do Concelho do Fogo de 2.ª classe, Freguesia de N.ª S.ª da Conceição. Estação Telegráfica-Postal de 1.ª classe e radiotelegráfica. Habitantes:2071 (1952).
S. JORGE (ILHA DO FOGO): Povoação do Concelho do Fogo, Freguesia de São Lourenço, Estação postal de 2.ª classe. Não são conhecidas marcas nem referências a esta estação postal.
S. Domingos (ilha de Santiago): Povoação do Concelho da Praia, Freguesia de S. Nicolau Tolentino, Estação Telegráfica-Postal de 2.ª classe.
S. João/ S. João Baptista (ilha de Santiago): Povoação do Concelho de Santa Catarina, Freguesia de São João Baptista, Estação Telegráfica-Postal de 3.ª classe.
S. Lourenço (Ilha do Fogo): Estação postal de 3.ª classe.
S. Miguel (ilha de Santiago): ver Calheta.
S. Nicolau (ilha de S. Nicolau): ver vila da Ribeira Brava.
S. Vicente (ilha de S. Vicente): ver Mindelo.
T
TARRAFAL (ilha de S. Nicolau): Conc. de S. Nicolau-Freg. de N.ª S.ª do Rosário-Povoação na costa sudoeste da ilha-posto de ensino-posto fiscal aduaneiro-fábrica de conservas de peixe. Estação postal de 3.ª classe.
TARRAFAL (ilha de Santiago):Vila de Tarrafal sede do Concelho de Tarrafal, Freguesia de Santo Amaro Abade, Estação Telegráfica-Postal de 1.ª classe. Pop. 1297 (1953)
TARRAFAL DE MONTE DE TRIGO (ilha de Santo Antão): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917. É uma aldeia a oeste da ilha de Santo Antão.Concelho de Paul-Freguesia de S. João Baptista. Estação postal de 3.ª classe. (1949).
Telhal (Ilha de S. Tiago): Posto auxiliar do correio (posta rural) criado pelo Decreto 3:400, de 28 de Setembro de 1917.
V
Vapor 28 de Maio (I. S. Vicente): Estação rádio telégrafo-postal de 1.ª classe (1941) em funcionamento a bordo do vapor com o mesmo nome. A estação postal encerrou em 1943 porque o Vapor foi transferido para a colónia de Angola.
Vila da Ribeira Brava (ilha de São Nicolau): Situada ao fundo de um vale rodeado de altas montanhas, junto a uma ribeira, que pela força das suas águas torrenciais, se denominou ‘Brava’. Povoação elevada à categoria de Vila em 1732. Sede do Concelho de S. Nicolau, Freg. de N.ª S.ª do Rosário.
Vila do Maio/ Porto Inglês (ilha do Maio): A ilha dispõe de um porto que durante a dominação Inglesa chegou a ser muito importante na exportação de sal proveniente das salinas próximas do mesmo. Sede do Concelho e da Freguesia de N.ª S.ª da Luz. Estação telegráfica-postal de 1.ª classe e radiográfica. Habitantes: 2161 (1953).
Vila Maria Pia/ Ponta do Sol (Santo Antão): Com a queda da Monarquia portuguesa foi substituído o nome de Maria Pia (mulher de D. Luís I) por Ponta do Sol, nome do porto marítimo e cabo próximo da localidade. Sede do Concelho de Ribeira Grande desde 1881, vila da Freguesia da Nossa Senhora do Livramento. Habitantes: 987, Estação Telegráfico-Postal e Radiotelegráfica de 1.ª classe (1953).
Vila Nova Sintra (ilha Brava): ver Nova Sintra.
Vila Ribeira Grande (Santo Antão): Até 1881 foi sede do Concelho com o mesmo nome. Vila da Freguesia da Nossa Senhora do Rosário, Concelho da Ribeira Grande. Habitantes: 2.288, Estação Telegráfica-Postal de 1.ª classe (1953).
Vila Sal-Rei (ilha da Boa Vista):Em 1840 o seu porto era um dos mais importantes, na época da exportação por firmas inglesas de sal e mais tarde de algodão. Por esta razão este porto chama-se “Porto Inglês”. Sede do Concelho de Boa Vista, da Freguesia de São Roque (hoje Santa Isabel). Estação telegráfica-postal de 1.ª classe e radiográfica. Habitantes:802 (1953).
Vila Santa Maria (ilha do Sal): Situada no Sul da ilha do Sal, com praias de um lado e no outro o seu porto. Sede do concelho e pertencente à Freguesia de N.ª Senhora das Dores. Estação telegráfica-postal de 1.ª e radiotelegráfica. Habitantes:466 (1952).
28 de Maio (I. S. Vicente): Estação rádio telégrafo-postal de 1.ª classe (1941) em funcionamento a bordo do vapor com o mesmo nome. A estação postal encerrou em 1943 porque o Vapor foi transferido para a colónia de Angola.