MARCAS POSTAIS DE CABO VERDE


 Esta página de filatelia tem por objectivo divulgar a Marcofilia de Cabo Verde (1877-1974), área pouco divulgada e com poucas obras de referência.
 Depois de ter comprado o livro " Marcas Postales de Cabo Verde-1877-1940, de Félix G. Guillamón, 2009" aproveitei para estudar um pouco a marcofilia destas ilhas,  os interessados pela obra podem entrar em contacto com o CFP.
Para o período moderno consulte a página do link seguinte: Marcofilia de Cabo Verde 1940-75
 Para indicar a data mais antiga , o autor do livro adoptou a terminologia inglesa: ERD (earliest registered date) e LRD (lastest registered date).
 Quanto ao grau de raridade temos:
  • (ext) extremamente raro
  • (RR) muito raro
  • (R) raro
  • (S) escasso
  • (C) comum 

Algumas marcas divulgadas, por Félix G., estão incompletas (Ilha do Sal, e ilha de Stº Antão) e outras com legendas erradas (S. TIAGO e não S. THIAGO, Correio do Tarrafal e não correio de Tarrafal), porque qualquer trabalho desta natureza está sempre incompleto. As correcções dos desenhos (photoshop) das marcas serão divulgadas na página da ilha a que pertençam. 

As imagens dos inteiros postais, selos e marcas são parte da minha colecção, sempre que não sejam terão uma legenda com informação adicional.

A página foi atualizada em abril de 2017, com novos dados obtidos no Arquivo Histórico Ultramarino.

  
             
Fig.1 -Fotografias de duas folhas da colecção de Félix G., expostas na «PORTUGAL 2010»


Brasão da Província de Cabo Verde in Memórias de África

Cabo Verde


Cabo Verde
é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dakar, Senegal.
Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975.

A capital de Cabo Verde é a cidade da Praia na Ilha de Santiago que, juntamente com o Mindelo, na Ilha de São Vicente, são as duas principais cidades do País.