MÁRCIA MOREIRA NEVES
A INFLUÊNCIA DE HESÍODO NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO OCIDENTAL: A MARGINALIZAÇÃO DA MULHER
Dissertação de Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Filosofia Universidade Gama Filho
Área de concentração: Ética
Orientadora: Profª. Drª. Maria da Penha Felício dos Santos de Carvalho
Rio de Janeiro / 2011
Resumo
Apesar do movimento das mulheres, com o propósito de conseguir equidade social entre homens e mulheres, poder ser considerado uma revolução social triunfante, o pensamento androcêntrico subsiste no século XXI. Fundamentado em normas sociais rígidas, que perduram por séculos, o androcentrismo encontra-se fortemente validado historicamente em sua origem.
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a possível influência de Hesíodo e sua ascendência na formação do pensamento androcêntrico ocidental. Hesíodo, por meio de sua poesia, firma-se como uma das possíveis principais fontes originadoras, e/ou, validadoras, do pensamento androcêntrico e misógino no ocidente, utilizando os mitos como principal ferramenta, alguns dos quais serão analisados neste trabalho. A escolha foi feita considerando-se não apenas a relevância de determinados mitos, mas também a sua atual visibilidade no seu formato contemporâneo.
O presente trabalho tem em sua base, a convicção de que compreender a origem e o caráter da violência contra a mulher é imprescindível para combatê-la de forma eficaz. Assim, a parte final mostra como a mitologia de Hesíodo é trazida para o período contemporâneo focando em particular o Brasil. Em ultima instância, buscasse de forma reflexiva, analítica e ilustrativa identificar a influência dos mitos pela ótica hesiódica ainda hoje.
Palavras chave:
Androcentrismo, Hesíodo, Misoginia, Mito.
Sumário
P.1 Introdução
P.11 Capítulo 1: A Vida e a Obra de Hesíodo
P.26 Capítulo 2: Análise: As personagens femininas dentro e fora das obras de Hesíodo
P.62 Capítulo 3: Panorama: A relação dominante e dominado no período grego clássico, justificada pelas personagens/figuras míticas.
P.80 Conclusão
P.90 Fontes Bibliográficas
P.94 Anexo: Poema "Prometeu e Pandora"