Em 1984 foi criado na antiga Faculdade de Engenharia de Campinas da UNICAMP o Laboratório de Modelagem e Simulação de Processos Químicos (LMSPQ), atualmente Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe). Desde a sua criação, o laboratório preocupou-se em realizar projetos de pesquisa aplicados em parceria com a Indústrias Química – um velho sonho de integração entre Empresa e Universidade. O retrospecto do LMSPQ evidencia nas suas atividades de pesquisa que esta integração é factível. Os três primeiros projetos realizados no laboratório foram financiados pelo CNPq e FAPESP. Ao todo o laboratório conseguiu, ao longo dos anos, recursos financeiros para a execução de mais de 50 projetos, diversos financiados por indústrias tais como Petrobras, Basf, Rhodia, Ripasa S.A. e Votorantim. O PQGe vem contribuindo para a formação de novos pesquisadores na área de tecnologia de ponta, como redes neurais aplicadas à processos químicos e biotecnológicos e Fluidodinâmica Computacional em processos químicos.
Em meados de 2005, com a tradição dos vários cursos sob responsabilidade do Prof. Dr. Milton Mori, fundador do PQGe, na área de marketing, empresas e serviços, o laboratório investiu na área de gestão empresarial, incentivando a criação de uma nova área no PQGe, sob coordenação da pesquisadora Dra. Liliane de Queiroz Antonio. A área de gestão empresarial consolidou projetos junto à Votorantin Cimentos, tais como o Projeto Inclusão Digital na Cadeia de Valor da Fabricação do Cimento, o Projeto Taxonomia do Conhecimento Relativo ao Processo de Fabricação do Cimento e Gestão do Conhecimento e o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Formação de Profissionais para a Indústria Cimenteira.
Atualmente, com a aposentadoria do Prof. Dr. Milton Mori, o laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Dirceu Noriler. Trabalhos de desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos nas áreas de refino de petróleo e produção de nanopartículas e nanomateriais são desenvolvidos, com enfoque na aplicação de Fluidodinâmica Computacional.
O Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial (PQGe), em âmbito de suas atividades de pesquisa, valoriza parcerias com empresas privadas, estatais e universidades brasileiras e internacionais. Buscamos parcerias na área de modelagem e simulação de processos químicos via Fluidodinâmica Computacional (CFD).
Dentre as empresas parceiras, a Petrobras é responsável por grande parte dos investimentos em infra-estrutura e na na formação de estudantes em nível de iniciação cientifica, mestrado e doutorado do laboratório. Desde sua criação, a parcerias com Petrobras/Cenpes e Petrobras/SIX tiveram como objetivo a execução de pesquisas relacionadas com ciclones, risers, regeneradores e projetos de viabilização de reatores Fischer-Tropsch. Além da Petrobras, o laboratório realizou projetos com empresas como BASF, Votorantim Cimentos, Ripasa e Greco-Enfil Equipamentos Termoindustriais Ltda.
Para fins de pesquisa de interesse comum entre as partes, a equipe mantém ainda relações estreitas com a Universidade de São Paulo, a Universidade Regional de Blumenau, a Universidade Federal de Uberlândia e com a Universidade de Bremen (Alemanha).
Por fim, para manutenção e desenvolvimento tanto da infra-estrutura quanto da equipe do laboratório, recursos provenientes de agências de fomento são de fundamental importância. Atualmente, as agências CAPES, CNPq, FAPESP e FAEPEX têm subsidiados as pesquisas do grupo.