Ubuntu

Ubuntu é um sistema operacional baseado em GNU/Linux, desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

"Ubuntu" é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre.

Para saber mais informações ou obter uma cópia, visite a página da comunidade brasileira do Ubuntu: http://www.ubuntu-br.org/.

Por que migrar para o Ubuntu?

1. Estabilidade

O Ubuntu foi construído sobre a lendária estabilidade do sistema operacional Debian GNU/Linux. Mesmo que uma aplicação trave no Ubuntu, a sua área de trabalho não irá travar, o que poderia causar perda dos dados de outras aplicações abertas.

A razão da estabilidade do Ubuntu está na forma como ele foi criado e é mantido. Se qualquer pessoa encontrar um problema de estabilidade em uma aplicação do Ubuntu, o mesmo pode ser reportado, remetido e distribuído para o sistema Ubuntu automaticamente.

O código fonte do Ubuntu também é disponível, sendo assim os problemas também podem ser encontrados pelos os usuários.

Não espere por pacotes acumulativos de serviços, você tem a sua disposição um sistema funcional e sólido.

    • As aplicações Ubuntu são testadas por milhares de pessoas em todo o mundo para verificar a estabilidade delas.

    • O Debian GNU/Linux é tão estável que ele é usado para gerar os sistemas computacionais mais críticos no mundo.

    • Problemas com programas no Ubuntu podem ser relatados e acompanhados por você, sendo frequentemente corrigidos rapidamente.

2. Segurança

A segurança de seu computador é o maior foco do time do Ubuntu. O Ubuntu oferece alta segurança como padrão. Vírus, spywares e adwares são praticamente inexistentes no Ubuntu e questões de segurança são corrigidas rapidamente.

    • O Ubuntu protege partes importantes de seu sistema contra falhas de segurança limitando a maneira como elas podem ser acessadas sem uma senha administrativa.

    • Questões de segurança são normalmente corrigidas rapidamente e eficientemente, frequentemente apenas poucos dias após serem reportadas.

    • Distribuições Linux tais como Ubuntu são largamente utilizadas como servidores web devido ao seu alto nível de segurança.

    • O Ubuntu tem um sistema de atualização de segurança fácil de usar, o qual alerta você quando novas correções de segurança estão disponíveis.

3. Fácil de Usar

O Ubuntu é um Linux para seres Humanos. Os programas são desenvolvidos para você, a pessoa que os usa, não sendo feitos mais complexos do que o absolutamente necessário. Isso não significa que o Ubuntu perde em potência, ao contrário, ele é cheio de inovações as quais outros sistemas operacionais estão apenas começando a pensar em usá-las.

    • As mensagens são ditas de uma forma clara, desse modo você precisa lê-las apenas uma vez.

    • Seus programas são organizados de forma a deixá-los fácil de encontrar.

    • Os programas tendem a ser o mais simples possível, com foco nas tarefas que você deseja realizar.

4. Internacional

O Ubuntu pode ser usado por qualquer um, onde quer que ele more e seja qual for a língua que ele fale. Com suporte para mais de 100 línguas, desde de o Africano até o Zulu, além de oferecer fácil acesso a novas traduções quando elas são feitas, o Ubuntu é verdadeiramente um sistema operacional internacional. Você pode até mesmo submeter suas próprias traduções!

Assim como as traduções, o Ubuntu também oferece as mais variadas configurações de teclado e formas de digitação, sendo assim você pode usar seu computador muito bem em qualquer língua.

    • Contribuição para as traduções são feitas por um grande número de voluntários ao redor do mundo.

    • Você mesmo pode sugerir traduções, usando o serviço online Rosetta.

    • Novos pacotes de linguagem podem ser instalados de forma rápida e conveniente, usando a ferramenta Suporte a Idiomas.

5. Acessível

O Ubuntu inclui um conjunto de ferramentas de acessibilidade por padrão, como os magníficos leitores de tela e teclados virtuais. Também estão disponíveis as ferramentas mais recentes, tais como a inovadora aplicação de entrada Dasher e o leitor de tela Orca.

O projeto Ubuntu tem um Time de Acessibilidade o qual dedica-se em tornar o Ubuntu mais acessível para todos.

    • Ferramentas de acessibilidade estão disponíveis quase sempre para você, desde do instalador até a área de trabalho.

    • O Ubuntu é feito mais e mais acessível a cada lançamento.

    • Você pode ajudar a tornar o Ubuntu mais acessível contatando o Time de Acessibilidade e reportando qualquer problema que você enfrentou.

6. Livre

O Ubuntu é Livre e Código Aberto. Nós nunca iremos lhe cobrar por instalar e usar o Ubuntu, você sempre pode acessar, modificar, usar e distribuir nossas aplicações suportadas. Na verdade, você é encorajado a fazer isso!

Isso não apenas significa que você economiza dinheiro em seus programas, isso também significa que o programa que você usa é completamente transparente e aberto a examinação.

    • Problemas de segurança são encontrados rapidamente.

    • Nenhuma surpresa maliciosa pode ser incluída sem o seu conhecimento.

    • Você mesmo pode fazer alterações no Ubuntu. Livremente!

    • Qualquer um pode usar o Ubuntu, não importa quem ele seja.

7. Comunidade

A comunidade é a base para tudo que o Ubuntu faz; sem a comunidade, o Ubuntu não seria o sistema operacional mundial que é atualmente. Provendo traduções, testando e criando novos programas e corrigindo problemas, a comunidade é vital para o sucesso do Ubuntu. Qualquer pessoa pode envolver-se, o quanto ela desejar. Você pode ajudar a moldar as direções do projeto Ubuntu e melhorar programas para as pessoas ao redor do mundo.

    • Qualquer pessoa pode contribuir com o Ubuntu, não importa quem ele seja.

    • O Código de Conduta Ubuntu e o Conselho da Comunidade ajudam a guiar a comunidade e garantir que qualquer um tenha uma chance justa de ser ouvido.

    • Existem numerosos times e projetos dentro do Ubuntu para pessoas com diferentes interesses e ideias.

Fonte

Essa é uma livre tradução da página: "Why switch to Ubuntu?" -- https://help.ubuntu.com/9.10/switching/why.html.