Desenvolvimento de um sistema artificial capaz de converter energia solar em combustível e produtos químicos usando como modelo a fotossíntese natural. Estes estudos são realizados pela coordenação de três unidades moleculares: um fotossensibilizador capaz de absorver a luz incidente, uma unidade para a formação de um estado com separação de cargas e por fim, uma unidade receptora de elétrons.
Desenvolver complexos de rutênio luminescentes para atuarem como sondas biológicas no monitoramento do processo de agregação de proteínas amiloidogênicas. Também são desenvolvidos complexos modificados para passagem seletiva pela barreira hematoencefálica. Avaliar a reatividade fotoquímica desses complexos para atuarem como sistemas de entrega de fármacos ou pró-drogas no sistema nervoso central. Avaliação da toxicidade, citotoxicidade, parâmetros físico-químicos (absorção, distribuição, metabolismo e transformação) e mecanismos de ação (hipótese colinérgica e b-amilóide).
Combater espécies oxidantes presentes em organismos vivos utilizando produtos naturais coordenados à centros metálicos com o intuito de potencializar sua atividade antioxidante, em especial frente à espécies reativas de oxigênio (ERO's) lipídicas e atividade microbiana de bactérias aeróbicas.
Desenvolver complexos luminescentes de Ru(II)-perilenodiimida para atuarem como fotossensibilizadores em terapia fotodinâmica no tratamento de câncer de pele melanoma. Os complexos também são estudados a fim de eliminar microrganismos bacterianos encontrados na água e dessa forma possibilitar seu tratamento.