Manual de Induzir lactação

Como Induzir Lactação

Comece a usar a bomba tira-leite para estimular a produção natural cerca de dois meses antes de começar a amamentar. A bomba estimula a secreção do hormônio prolactina, que incentiva o corpo a produzir mais leite.

Comece bombeando os seios três vezes por dia em sessões de cinco minutos por pelo menos dois dias.

Aumente a frequência do uso aos poucos até bombear os seios por dez minutos a cada quatro horas. Fique de olho no relógio para fazer isso pelo menos uma vez à noite.

Quando você ficar confortável, aumente a frequência aos poucos até usar a bomba a cada duas ou três horas em sessões de 15 a 20 minutos.

Estimule o seu reflexo de ejeção do leite. Existem várias formas de enviar ao corpo sinais de que você quer amamentar. Talvez baste colocar a criança contra o seu seio, por exemplo.[9]

Ponha uma compressa quente ou uma toalha molhada em água quente nos seus seios; passe os dedos de leve neles etc. Isso tudo pode relaxar e estimular o reflexo.

Você também pode massagear os seios como se estivesse fazendo um autoexame de mama. Passe os dedos com certa força nas glândulas mamárias e nos ductos lactíferos. Faça movimentos circulares bem devagar, começando de fora até chegar à aureola.

Incline-se para frente e chacoalhe os seios de leve. A gravidade vai ajudar a levar o leite aos mamilos.

Coma aveia. A aveia é fácil de digerir e ajuda na lactação! Você não precisa consultar um profissional antes de inclui-la na alimentação diária. É só comer o produto no café da manhã.

A forma mais tradicional é começar o dia com uma tigela de aveia. Contudo, algumas mães lactantes preferem consumir o produto de outras formas, como granola, biscoitos etc.

Tome suplementos naturais. Compre esses produtos na internet ou em lojas de alimentos saudáveis. Consulte um especialista em lactação antes de adotar a estratégia ou pergunte ao médico se os suplementos que você quer tomar não vão interferir nos outros medicamentos.

O feno-grego é um galactagogo (estimulante da prolactina) bastante tradicional. Apesar de a sua eficácia não ter comprovação científica, algumas pessoas obtêm o resultado que querem com o consumo do produto.

O cardo-leiteiro e a alfafa também ajudam (sozinhos ou em conjunto com o feno-grego).

Durante a amamentação, é comum que os seios fiquem com tamanhos desproporcionais. O problema pode ocorrer devido a uma série de razões, como discrepâncias na produção de leite entre os seios, com um deles produzindo pouco leite em relação ao outro. Em alguns casos, um seio pode produzir uma quantidade normal enquanto o outro, apresenta uma produção acima do normal (causando aumento e possíveis entupimentos). Esses problemas são tratáveis, logo, é possível equilibrar o tamanho dos seios com algumas dicas simples.

Compreenda que não há nenhum problema nisso. Ter seios com tamanhos diferentes não indica que há algo de errado com sua saúde, exceto quando houverem outros sintomas. Na verdade, a maioria das mulheres produz quantidades diferentes de leite em cada seio, causando discrepâncias nos tamanhos. É possível amamentar a criança com apenas um seio se necessário, o que fará com que o outro retorne gradualmente ao tamanho que tinha antes da gravidez

Escolha um sutiã adequado. O tamanho correto do sutiã pode ajudar a combater a ingurgitação. Tome cuidado com sutiãs apertados demais e que contenham arame na base, pois você pode acabar cortando o fluxo sanguíneo e contribuindo para a ingurgitação. O ideal é que o sutiã dê bastante sustentação para o seio sem apertá-lo.

Horários para amamentar

Quanto aos horários da amamentação, o ideal é que a ela seja feita em livre demanda, isto é, sempre que o bebê quiser. Inicialmente o bebê poderá ter a necessidade de mamar a cada 1h30 ou 2h durante o dia e a cada 3 a 4 horas à noite. Aos poucos sua capacidade gástrica irá aumentando e já será possível comportar uma quantidade maior de leite, aumentando o espaço de tempo entre as mamadas.

Existe um consenso geral de que o bebê não deve passar mais de 3 horas sem mamar, mesmo durante a noite, até os 6 meses de vida. Recomenda-se que se ele estiver dormindo a mãe acorde-o para mamar e se certifique que realmente mamou, pois alguns dormem durante a amamentação.

A partir dos 6 meses de vida o bebê já poderá comer outros alimentos e poderá dormir a noite toda. Mas cada bebê têm seu próprio ritmo de crescimento e cabe a mãe a decisão de dar de mamar de madrugada ou não.

Cuidados importantes

A mulher deve ter alguns cuidados no período da amamentação e hábitos de vida saudáveis, como:

Alimentar-se adequadamente, evitando alimentos condimentados para não interferir no sabor do leite

Evitar o consumo de álcool, que passa para o bebê prejudicando seu sistema renal

Não fumar

Fazer exercícios físicos moderados

Usar roupa confortável e sutiãs que não apertem os seios

Evitar tomar remédios.

Chás que ajudam na Lactação

1. Feno-grego (Trigonella foenum-graecum)

Desde épocas muito antigas esta espécie vem sendo usada seja como especiaria para temperar alimentos seja como planta medicinal. Entre os seus usos medicinais mais conhecidos está para o aumento da produção do leite materno.

2. Erva-doce (Pimpinella anisum)

Esta planta é muito conhecida por sua propriedade digestiva mas é também uma das espécies galatogoga. Tem um sabor suave que não vai desagradar ao bebê além disso, a erva-doce pode inclusive ajudar a reduzir as tão comuns cólicas em recém nascidos.

3. Funcho ou Aneto (Foeniculum vulgare ou Anethum foeniculum)

Erva galactagoga por excelência usada, desde a antiguidade, seja em sementes ou em erva fresca, para tratar cólicas intestinais e acalmar pessoas agitadas que sofrem de com dispepsia. O funcho é, muitas vezes, confundido com a erva-doce, por seu aroma e propriedades, que são semelhantes.

4. Cominho (Carum carvi)

Um tempero consagrado, moído ou em sementes, que tem ação pungente na estimulação da salivação. Também é uma planta calmante dos distúrbios digestivos e hepáticos e, paralelamente, tem ação estimuladora da produção de leite materno.

5. Lúcia-lima, limonete (Aloysia citriodora)

É uma erva da família das verbenas. Tem ação calmante tanto para as funções digestivas, fígado e intestino quanto para o sistema nervoso, reduzindo estados de ansiedade e insônia. Não é uma erva galactagoga porém é muito bem vinda nos chás indutores de amamentação, pelos seus efeitos calmantes.

Um chá composto

Essa receita, que é mais elaborada, você pode ter preparada em um pote hermético (junte as ervas secas, nas proporções recomendadas) ou também pode usar as ervas por separado. O importante é manter a proporção das ervas (50 g de galega, 50 g de funcho, 25 g de alcaravia, 50 g de grego feno, 25 g de anis).

Para preparar este chá você usará 4 colheres de sopa da mistura de ervas secas para cada 1 litro de água fervente. Deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba todo o volume durante o dia.

Os chás para a amamentação também ajudam na manutenção da saúde dos seios (evitam fissuras e inflamações como a mastite) assim como, com a saúde da barriguinha do seu nenê (reduzem as cólicas e formação de gases que tanto incomodam os pequenos nos primeiros meses de vida).

E você também poderá comprar o chá de amamentação já preparado, se preferir. Eu usei bastante o Chá da Mamãe, da Weleda, e posso te garantir que os resultados, e o sabor, são muito bons para mãe e filho.

Uma queixa comum das mulheres é que os homens não sabem como tratar um peito. Os peitos de uma mulher são delicados e sensuais, trate-os assim, preste atenção no que ela gosta, e sempre faça o que faz ela se sentir bem.

Beijar, mordiscar, lamber, apertar…como chupar os peitos de uma mulher? Os peitos são uma zona erógena muito importante das mulheres, e brincar um pouco com os gêmeos é essencial para fazer uma mulher feliz e deixá-la excitada.

Muitos acreditam que o orgasmo pelos seios é um mito, mas sim, ele existe e cerca de 29% das mulheres dizem já ter experimentado esse tipo de orgasmo. Se você chupar os peitos de uma mulher da maneira certa, você pode conseguir fazer ela ter tanto prazer que irá atingir o orgasmo, ou pode dar uma atenção especial aos seios enquanto trabalha na penetração.

Indo nos lugares certos e usando sua língua e mãos corretamente, você vai conseguir dar a ela algo inédito e que ela nunca irá se esquecer. Chupar os peitos de uma mulher além de gostoso, irá fazer com que você mostre para ela que sabe o que está fazendo, e ela com certeza vai gostar do que vê.

Iniciando

Comece passando suas mãos no entorno do peito ao longo da base, e vá movendo suas mãos bem devagar, como um caracol rodeando os peitos dela. Agora, faça o mesmo com a língua, e em seguida, suba um pouco a sua boca, cerca de um dedo acima da base, mas sem chegar nos mamilos. Deixe ela ansiosa para a melhor parte.

Repita esses movimentos da língua indo um pouco mais para cima, diminuindo a circunferência do círculo, mas ainda sem chegar ao mamilo, mas apenas ficando bem perto dele.

O importante é saber que o que mais excita a mulher nos primeiros momentos é essa ansiedade que ela tem que você chegue nos mamilos dela, então saiba trabalhar isso a seu favor.

Nesse ponto, ela já vai estar doida de tesão para que você chupe os mamilos dela, mas se segure e continue diminuindo a circunferência, chegando cada vez mais perto, e ela vai agradecer por isso no final.

Um pouco antes de chegar ao mamilo, você chega na aréola do mamilo (aquela parte meio marrom antes do bico do peito em si), passe sua língua por lá ainda rotacionando, mas sempre com calma, porque se você for com muita força ou se os seus dentes tocarem o mamilo, toda a excitação pode se tornar incomodo muito rápido. Lembre-se que as mulheres têm o corpo mais sensível.

Usando apenas a ponta da língua, lamba a aréola, vá circulando a área, e fazendo o seu melhor para evitar o mamilo. Finalmente chegou a hora do mamilo. Lamba o mamilo algumas vezes, e então dê um sopro leve (bem leve) sobre ele. Isto provoca sensações contrastantes de calor e umidade, e a grande maioria das mulheres adora (ainda que elas sejam todas diferentes).

Em seguida, abaixe a boca e coloque-a toda no mamilo dela cobrindo ele completamente e levando o calor úmido da sua boca por lá. Você tem que perceber que para fazer diferente você deve apostar em sensações diferentes.

Com o mamilo dentro da sua boca, use suas mãos para segurar os peitos dela de maneira forte, mas ao mesmo tempo suave, sem machucar, mas mostrando que você sabe o que está fazendo. Agora alternadamente lamba, chupe, “puxe” o mamilo com a sua boca.

Com os peitos na boca

Com o mamilo na boca, agora é a hora de colocar o peito todo na boca, pressionando-o suavemente. Coloque eles na boca, depois tire, um de cada vez e com calma, faça isso algumas vezes, marcando presença na área. Faça isso de maneira que o mamilo sinta correntes alternadas de vácuo e pressão. Veja se ela está gostando, e se parecer que não, vá com um pouco mais calma na força e na pressão.

Agora lamba o peito dela todo, desde a base até o mamilo, vá indo por onde você acha melhor, por onde você acha que ela mais gostou, fique um bom tempo lambendo os peitos dela, brincando, apertando de maneira suave, brinque com eles, mas sempre sem deixar o tesão diminuir.

Se ela estiver super excitada e respondendo bem (o que esperamos que realmente aconteça), continue, repita alguns movimentos da primeira parte com um pouco mais pressão, se ela estiver muito excitada ela pode até conseguir ter um orgasmo pelos mamilos, mas se você acha que não vai dar para chegar lá, na hora que sentir que ela já está satisfeita com o prazer nos mamilos, já parta para a vagina e o resto do corpo, ou até mesmo pense em ir para a penetração.

Mais algumas dicas

Use as mãos enquanto sua boca trabalha chupando os peitos dela. Aperte suavemente a base do peito com uma mão, enquanto acaricia o outro peito com a outra mão.

Aumente a sensibilidade do mamilo. Você pode fazer o mamilo dela se sentir extra sensível pressionando-o levemente e deslizando os dedos deixando-o tenso. Isso expõe mais as terminações nervosas do mamilo, e depois disso é a hora de lambê-lo ou chupar. Porém, tente isso uma vez e veja se ela gosta, uma vez que dependendo do dia, algumas mulheres acham essa pressão no mamilo um pouco incômoda.

Faça carícias e esfregue algum tipo de óleo de massagem na palma das suas mãos e coloque nos peitos dela, fazendo movimentos com as pontas dos dedos perto da base. Levante a mão em direção ao mamilo enquanto a ponta dos dedos acaricia as laterais, termine segurando o peito dela nas suas mãos. Aperte e puxe o mamilo suavemente.

Um por vez ou os dois de uma vez? Talvez ela prefira seus dedos acariciando um peito enquanto seus lábios sugam e chupam o outro. Ou talvez ela ache que isso acaba distraindo um pouco e prefere que você coloque toda a sua atenção em um peito de cada vez. Ou ainda, talvez ela prefira que enquanto você chupa um dos peitos, você use suas mãos para acariciar outros lugares do corpo dele. Faça um teste ou pergunte do que ela mais gosta.

Sensações de gelo e fogo? Chupe os mamilos dela depois de colocar um cubo de gelo na boca. Desse jeito você consegue dar sensações deliciosas para ela. Se o dia está frio, então beba algo quente um pouco antes de começar a brincar e essa poderá ser uma surpresa bem-vinda.

Seja criativo. Não limite sua atenção aos seios e mamilos. Também beije e lamba os espaços em torno dos peitos dela, porque essas áreas geralmente não são muito trabalhadas e desse jeito você encontrará locais muito sensíveis, e ela vai amar que você tenha feito isso.

Cada mulher é diferente. Pergunte a ela o que ela gostou e também o que ela não gostou, se em determinado momento ela queria mais, deixe essa conversa bem leve e aproveite para falar umas sacanagens (leves) pós-sexo. Escute o que ela quer que seja feito e você já sabe o caminho para uma próxima.

Do que as mulheres não gostam:

Torcer os mamilos: A maioria das mulheres não gosta muito que os homens façam isso, a não ser que seja algo muito leve e feito de maneira sensível. Pense bem, você gostaria que ela fizesse isso com o seu pênis? Provavelmente não.

Morder: Morder os mamilos é algo que deve ser feito com muito cuidado. Se você passar um pouquinho e exagerar na dose isso pode ser doloroso para ela e acabar com o clima. É claro que uma mordiscadinha está permitida, mas mais uma vez, você gostaria de uma mordida forte no seu pênis?

A sensibilidade dos seus seios de uma mulher pode variar de um dia para outro devido às mudanças hormonais em seu corpo, portanto, sempre fique de olho nas sensações dela, e se algum dia ela pedir para você parar porque está incomodo ou dolorido, não desanime, os peitos dela apenas não estão em um dia bom.

Lembre-se: Celulite não causa DST'S, barriga quebrada não contém HIV, seios flácidos não contaminam e estrias não causam impotência. O que mata são os preconceitos e a falta de noção.

MITO OU VERDADE: É normal sair leite das mamas sem estar grávida?

Algumas mulheres, fora da gravidez ou amamentação, podem observar a saída de um líquido de seus mamilos. Este líquido pode tanto ser uma secreção fisiológica quanto uma condição anormal.

A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.

O líquido percebido pode também ser uma secreção normal dos ductos mamários. Este líquido está normalmente presente nos seios das mulheres, e pode ser confundido como leite por algumas mulheres. Geralmente, é uma secreção amarelada ou marrom.

Alguns medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, podem interferir no funcionamento da hipófise estimulando a produção de prolactina e, consequentemente, produção de leite.

Entretanto, ao perceber a saída de líquido branco em suas mamas sem estar gestante ou amamentando, o mais indicado é consultar o ginecologista, pois isso pode indicar também alguma doença hormonal ou até mesmo (mais raramente) um câncer de mama!

Ser amor…

Tocar teus seios,

não ter receio,

usar todo


s os meios,

não fazer rodeio

deixar-te louca,

beijar-te a boca,

despir tua roupa,

deixar-te rouca

fazer amor,

te dar amor,

morrer de amor,

“será mor”…

Nilo Ribeiro