Durante o ano segundo semestre de 2011 a temática usada como pressuposto para a abordagem do processo criativo será a sustentabilidade.
Tendo em vista que no início do século XXI, além de todas as outras formas anteriores de preocupação para garantir tais direitos às populações com a evolução histórica, social e tecnológica das nações, há um grande desafio em conciliar a globalização mundial com a cidadania global, as diversidades culturais, o desenvolvimento sustentável, os novos valores acrescidos aos direitos humanos; sem falar da criação de uma maior equidade entre as economias mundiais.
Cabe aqui uma reflexão e debate a cerca do tema SUSTENTABILIDADE já que na Declaração do Milênio, assinada em 2000, prevê metas a serem alcançadas pelos países até 2015; e principalmente, voltar os olhos para uma nova fundamentação da Paz.
Chegamos num caminho que parece ser exaurido de tantas discussões e poucos resultados: Paz e Sustentabilidade, clichês de uma sociedade a beira do caos ( o que também é um clichê).
Como enquanto Designers, podemos debater esse assunto?
Qual a nossa parte nisso?
O mundo do DESIGN vem influenciando cada vez mais o estilo de vida das pessoas. Integrado na economia capitalista, tornou-se também uma força cultural. É funcionalidade, inovação e racionalidade dos “meios de produção”, de modo a atender as necessidades do consumidor mais exigente ( com o design, a sustentabilidade, a sociedade).
Falar de Sustentabilidade, defender uma ideia no mercado é bem visto pela sociedade e gera lucros... então vamos ser sustentáveis...Será que é somente isso?
“A cada produto X comprado a empresa planta uma árvore” – Isso é sustentabilidade?
Qual o processo de produção da empresa para ter o produto final X... como acontece o ciclo?
Sustentabilidade é reciclagem?
É uma ideia, conceito ou necessidade?
Questões como essa serão levantadas e discutidas ao longo deste período... Preparem-se!
Teremos contato com material bibliográfico, pesquisas, materiais e devemos propor uma solução de design para o descarte sustentável, agregando valor e contribuindo estética e plasticamente para os trabalhos desenvolvidos neste período, além do desenvolvimento pessoal de trabalho.
O Processo criativo dentro do Laboratório de Criação terá seu desenvolvimento em etapas, a saber:
Concepção – conceitos e fundamentos da criatividade e da inovação e a importância da criatividade no contexto pessoal, profissional, social e cultural.
Processos – Mecanismo e ferramentas que denotam a clareza da ideias que constituem o processo criativo.
Resultados – Como transformar as ideias em inovações que geram resultados, através de um programa de ideias, uma cultura de inovação e competitividade.
Tendo como objetivo: Desenvolver as competências de aprendizagens essenciais para criação: o pensamento criativo, o pensamento crítico, o espírito de iniciativa, a resolução de problemas, a avaliação de riscos, a tomada de decisões e a gestão construtiva dos sentimentos; aplicar mudanças de paradigmas, crenças e valores no contexto do processo criativo e desenvolver a capacidade de apresentar a sua idéia de forma clara e inovadora.