Histórico


A história do laboratório teve seu início em 1966 com o ingresso do professor Dr. Olaf H. H. Mielke na Universidade Federal do Paraná. Doze anos depois, com a vinculação de sua então orientada, Dra Mirna M. Casagrande na mesma instituição, amplia-se a construção de muitos projetos e orientações em parceria, consolidando um grupo de pesquisa envolvendo alunos dos diferentes níveis acadêmicos. Em 2015, outro ex orientado, Dr. Eduardo Carneiro dos Santos, vem agregar e ampliar os estudos com as noturnas.


A seção de Lepidoptera da Coleção Entomológica Pe. Jesus Santiago Moure teve seu inicio na compra e consequente transferência de 5 mil exemplares colecionados pelo pesquisador autônomo Felipe Justus Junior, de Ponta Grossa, Paraná, para compor o acervo da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Tal investimento científico foi idealizado e concretizado pelo Prof. Dr. Pe. Jesus S. Moure, fundador e chefe, na ocasião, do Departamento de Zoologia da UFPR. Desde então, a coleção tem crescido com o auxílio de coletas em inúmeras localidades do Brasil e na América do Sul. Simultaneamente, foram agregadas à Coleção Entomológica Pe. Jesus Santiago Moure as coleções particulares de outros pesquisadores de lepidópteros, entre eles Romualdo F. D’Almeida, Paulo Gagarin, Heinz Ebert, David Gifford, Aldo Cardoso, Richard Frey e Fritz Plaumann.


A coleção, que é mantida com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e, da Universidade Federal do Paraná, é formada por mais de 330 mil exemplares preparados e disponíveis para consulta de pesquisadores.