Plataforma JEE (J2EE)

A Plataforma Java Enterprise Edition (JEE) difere-se da Plataforma Java Standard Edition (JSE) pela adição de bibliotecas que fornecem funcionalidade para desenvolver software Java distribuído, tolerante a falhas e multicamada, baseada amplamente em componentes modulares executando em um servidor de aplicações. A plataforma Java EE, comumente chamada de J2EE, é considerada um padrão de desenvolvimento já que o fornecedor de software nesta plataforma deve seguir determinadas regras se quiser declarar os seus produtos como compatíveis com Java EE. Ela contém bibliotecas desenvolvidas para o acesso a base de dados, acesso via rede, acesso a discos, controle de transações, troca de mensagens, etc. Devido a essas características a plataforma é utilizada principalmente para o desenvolvimento de aplicações corporativas.

Principais funcionalidades que a plataforma JEE oferece:

· Tecnologia Enterprise JavaBeans;

· Java Servlets;

· Java Server Pages (JSP);

· Java Message Service API (JMS);

· Java Mail API / JavaBeans Activation Framework (JAF);

· J2EE Connector Architecture (JCA);

· Java Transaction API (JTA)

· Java Database Connector (JDBC);

· Java Naming and Directory Interface (JNDI);

· Java API for XML Processing (JAXP).

· Java Authentication and Authorization Service (JAAS);

Para ter acesso a todas essas facilidades é necessária a utilização de um servidor de aplicação. Pois uma vez que um sistema é programado, ira utilizar todos os recursos disponíveis no J2EE através do Servidor de aplicações.

Dica:

Este material não irá detalhar os itens acima, recomendamos a leitura de cada um dos itens acima na internet, a compra de algum livro sobre J2EE ou até mesmo algum treinamento. Existe um projeto para criar uma manual semelhante a este sobre J2EE.