1. Introdução
Este tutorial fornece algumas informações para a utilização da placa multi-sensor GY-80, visto na figura 1, com a placa FRDM-KL25Z. Esta placa é dotada de 4 sensores: acelerômetro ADXL345, giroscópio L3G4200D, magnetômetro HMC5883L e o barômetro BMP085.
Estes sensores utilizam o barramento I2C para efetuar a comunicação com algum microcontrolador. Basicamente, cada sensor consiste de um conjunto de registradores que devem ser configurados para atender aos requisitos do projeto.
Figura 1. Placa GY-80.
Fonte: google.com
2. Conectando as placas
A placa GY-80 possui diversas conexões para atender várias situações. Na figura 2, temos listados os pinos de energia, comunicação e sinalização. Os pinos de energia são: VCC_IN, VCC_3.3V e GND. O pino VCC_IN permite que os sensores sejam conectados à microcontroladores que trabalhem com tensões diferentes de 3,3V, evitando a necessidade de componentes externos, auxiliares, que convertam a tensão 3,3V para outros níveis. O pino VCC_3.3V é responsável por energizar a etapa lógica dos sensores. O pino GND é a referência ou retorno da corrente da placa. Os pinos SCL e SDA, são responsáveis pela comunicação I2C dos sensores com o microcontrolador, lembrando que cada sensor possui um endereço: 53h , 69h, 1Eh e 77h, respectivamente para o acelerômetro, giroscópio, magnetômetro e barômetro. O demais pino M_DRDY, A_INT1, T_INT1, P_XCLR, P_EOC, servem para sinalizar para o microcontrolador do término do tempo de amostragem de algum sensor e serão detalhados mais adiante.
Figura 2. Pinagem da placa GY-80.
Fonte: google.com
Uma conexão possível para a GY-80 com a placa KL25Z seria como a que segue na tabela 1, sendo os demais dispensados de serem conectados.
Tabela 1. Lista de conexões.
3. Programando a KL25Z
A configuração da porta I2C, na KL25Z, já foi abordado em Programa - Acelerômetro. Para o caso da GY-80, são necessárias algumas alterações no programa.