Temas:
Tema1: Arduino aplicado a disciplina de sistemas operacionais
Descrição: elaborar um tutorial com informações teóricas e práticas entre o arduino e os módulos da disciplina de sistemas operacionais: gerenciamento de memória, de processos, de dispositivos de entrada e saída, de armazenamento auxiliar, concorrência e sincronização. Por exemplo, o material do site http://www.phcco.com/arduino-task-scheduler exemplifica como pode ser realizado o gerenciamento de processos em relação a escalonamento de processos no arduino. Outro material que pode auxiliar é o site http://sourceforge.net/projects/mikeos.berlios/files/ARDUINO.zip/download, que fornece código de um sistema operacional para arduino, mas não fornece um tutorial.
Pode ser utilizado o simulador como Virtual Breadboard, LabViEW, Proteus ou outros
http://sine.ni.com/nips/cds/view/p/lang/pt/nid/209835
http://www.youspice.com/ys/gettingstartedwithproteus.3sp?pageNum=5
Tema2: RaspBerry pi aplicado a disciplina de sistemas operacionais
Descrição: elaborar um tutorial com informações teóricas e práticas entre o raspberry pi e os módulos da disciplina de sistemas operacionais: gerenciamento de memória, de processos, de dispositivos de entrada e saída, de armazenamento auxiliar, concorrência e sincronização.
Tema3: beagle bone Black aplicado a disciplina de sistemas operacionais
Descrição: elaborar um tutorial com informações teóricas e práticas entre o beagle bone black e os módulos da disciplina de sistemas operacionais: gerenciamento de memória, de processos, de dispositivos de entrada e saída, de armazenamento auxiliar, concorrência e sincronização.
Tema4: Estudo do OpenFlow na Área de Sistemas Operacionais
A evolução dos sistemas operacionais (SO) resultou na existência de modernos sistemas flexíveis e programáveis. Por exemplo, hoje é possível executar virtualmente SOs e separá-los em camadas de controle e de dados utilizando o OpenFlow. Então, o propósito deste estudo é apresentar esses modernos conceitos e avaliá-los a partir de tradicionais SOs tais como Windows e Linux. Discuti-se as semelhanças e restrições desses conceitos de SOs, comparando a avaliação de máquinas virtuais e OpenFlow a partir de operações permitidas pelo Windows e Linux.
Tema5: Metodologia para analisar, compreender, comparar e melhorar o desempenho de servidores de voz Asterisk
O propósito deste estudar metodologias para avaliar um servidor de voz e propor a avaliação desses a partir de tradicionais SOs tais como Windows e Linux. Discuti-se as semelhanças e restrições dessas metodologia e comparar essas avaliações.
EQUIPES PARA O PROJETO
Equipe 05 - Nurab
Tema 5 sobre
Asterisk