2. Curso de Administração e Gestão Hospitalar

Devido às mudanças ocorridas no mercado de trabalho, os profissionais que atuam ou desejam atuar na administração hospitalar precisam de qualificação e conhecimento especializado. Para suprir essa necessidade, o curso aborda temas relevantes tanto ao profissional recém-formado, que não teve a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento durante a graduação, quanto aos profissionais experientes, que desejam se atualizar. Além da qualificação profissional, a qualidade na prestação dos serviços também é uma exigência do século XXI, sobretudo na área da administração em saúde. Essa qualidade técnica, aliada a uma filosofia de formação absolutamente crítica e questionadora, são as colunas que sustentam este curso.

Este Curso de Administração Hospitalar, ensina sobre as funções do administrador hospitalar, o planeamento e gestão estratégica em hospitais ou unidades sanitárias, bem como a organização e controlo de processos internos de um hospital. Aprenderá também os principais desafios dos serviços de saúde e o papel do enfermeiro. O curso de Administração e Gestão Hospitalar oferece formação prática e aborda, de maneira aprofundada, temas contemporâneos, com o objetivo de desenvolver consciência crítica nos alunos, uma vez que a saúde é um bem e direito social garantido pela Constituição.

Objetivos

Formar profissionais com capacidades para actuar na elaboração de estratégias na área da saúde na modalidade de especialização em Administração Hospitalar, adotando formas inovadoras e diversificadas de atividades de ensino-aprendizagem, o que contribui para uma ação proativa voltada para a criação das condições necessárias e das alternativas possíveis para um desempenho técnico, ético e político, considerando as peculiaridades e as situações contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são concebidos e implementados.

Objetivos específicos

    • Formar profissionais especialistas na área da Administração Hospitalar, por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade.

    • Contribuir para a implementação democrática, participativa e socialmente responsável de programas e projetos em saúde, bem como identificar na gestão democrática ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, controle e organização dos serviços hospitalares desenvolvidos.

    • Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada do sistema de saúde.