O que é ser Episcopal (Anglicano)?
Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outras pessoas cristãs.
Participar da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas.
Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos.
Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão.
Estar disposto (a) celebrar a unidade na diversidade.
Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.
Preferir a liberdade em Cristo, mais do que a uniformidade de opiniões.
Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios.
Conceber o ministério como dever e privilégio de todas as pessoas batizadas.
Insistir na moralidade (aquilo que é bom e edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo).
Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo.
Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia.
Crer que a Igreja é de todas as pessoas, e que todas têm o privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de cada pessoa.
Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida.
Pertencer a uma família internacional, intercultural e inter-racial que por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último recanto da terra.
(Cartaz afixado na Catedral de Cantuária em 1988, por ocasião da Conferência de Lambeth)
A Igreja Episcopal Protestante é uma igreja autônoma, nacional, e que tem uma História contínua desde 1897. Nestes 128 anos de caminhada, luta por ser uma comunidade religiosa relevante onde se encontra, aliando sua prática religiosa a um compromisso com os "pobres de Deus", assumindo conjuntamente suas lutas e conquistas.
Sua HISTORICIDADE a liga com laços de afeição à Tradição Episcopal/Anglicana, cuja História remonta o século II d.C, passando pela Patrística, pela Reforma Protestante, mantendo em seu DNA suas marcas católicas não-romanas e seu aspecto protestante-reformado, sendo "católica para tudo o que é de Deus e protestante para tudo o que é dos homens".
É uma igreja LITÚRGICA, cujo culto e demais atividades celebrativas são orientados pelos Livros de Oração em Comum de 1662 e de 1928, adaptados à realidade brasileira, e outras liturgias que se mantêm fiéis a estas duas significativas obras.
Também é uma Igreja CONTEMPORÂNEA, pois quer ser uma instituição voltada para o passado, mas com os olhos nos presente e no futuro, destacando seus compromissos institucionais com a defesa plena dos Direitos Humanos e com as causas mais urgentes de nosso tempo: as pautas feministas, antirracistas, contra a homofobia e outras formas de discriminação desta comunidade, a questão dos povos originários, dos idosos, crianças e adolescentes, meio ambiente, ecumenismo e diálogo inter-religioso.
Sua Afirmatividade a faz ser, portanto, uma Igreja para todas as pessoas, em quais situações, em todos os lugares, visando o anúncio do Reino de Deus como alvo possível para toda a Comunidade Humana.
Se você quiser mais informações sobre a Igreja Episcopal Protestante, estamos a sua disposição para uma boa conversa e, quem sabe, um cafezinho e um abraço afetuoso!
Seja bem-vindo a esta comunidade de fé!
Igreja Episcopal Protestante: Histórica, Litúrgica, Contemporânea e Afirmativa!
Um lar para você e sua família!