Iniciado em 2011, o projeto Pescadores do Saber foi uma parceria do Programa Peixe Vivo da Cemig Geração e Transmissão SA com o Laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo foi estimular a curiosidade e observação e a conservação dos ambientes aquáticos continentais, através de práticas educativas junto às escolas públicas do município de Lavras/MG e região. O público alvo eram crianças do I Ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com idade entre seis e 11 anos.
O trabalho era realizado durante todo o ano letivo, através de visitas quinzenais às turmas escolares. Foram abordados os seguintes conjuntos temáticos: bacia hidrográfica, a água e seu uso; energia elétrica; biodiversidade aquática; recuperação da degradação ambiental, lixo e esgoto e fixação do conteúdo aprendido, tendo o peixe como foco central no aprendizado. Todo material utilizado foi elaborado e confeccionado de forma simples e econômica pela equipe do projeto, formada por biólogos, professor universitário (UFLA), integrantes do Programa Peixe Vivo e alunos voluntários do Laboratório de Ecologia de Peixes da UFLA. O projeto teve grande aceitação nas escolas, tanto pela direção e professoras quanto pelos alunos. A equipe contou com a parceria e o apoio fundamental das professoras envolvidas, as quais participaram ativamente de todas as etapas do projeto.
No decorrer dos três anos do projeto Pescadores do Saber, foram atendidas quatro escolas do município de Lavras e uma do município de Ribeirão Vermelho, alcançando um público escolar de 1.123 alunos. Ao final dos anos letivos, foi observado um ótimo retorno por parte dos alunos e suas famílias, que relataram já terem adquiridos novos hábitos ligados à preservação do meio ambiente, bem como a economia de água e energia elétrica.