Xangô é um orixá do trovão, da justiça, protetor dos juízes, advogados, burocratas. Suas principais características são: ser temido, respeitado, viril e violento, porém justiceiro e muito vaidoso, castigava ladrões e malfeitores. Era rei de Cossô, uma cidade de Oyó, destronou o irmão Ajacá-Dadá. Ele foi coroado o quarto Alafim (Rei) de Oyó, governou o império por sete anos.
Certa vez, Xangô estava acompanhado de seu exército frente a frente com o inimigo, que tinha ordens de aniquilar o exército de Xangô; cumprida a ordem, provocoun a ira do nosso herói. Como grande justiceiro, com seu machado, gerou raios e trovôes que matou todos os seus inimigos.
Num momento de crise de seu império, foi obrigado a se enforcar, quando foram procurar o corpo, não encontraram. Entenderam que ele tinha entrado para o Orum e foi prestado culto a ele. Xangô agora era um Orixá.
Dianna - Turma 703