As lâmpadas Xenon (Xe) exibem um espectro com pico em torno de 467 nm, o que pode indicar se o espectrômetro de excitação está calibrado adequadamente. É o único equipamento que deve ser substituído periodicamente. A lâmpada de arco Xe de 450 W é para os experimentos de luminescência e a lâmpada de flash de Xe pulsada é para medições de tempo de vida de níveis emissores.
O tempo de vida útil da lâmpada varia de 1700 a 2000 h (450 W). A lâmpada NÃO deverá ser utilizada além do tempo de vida estimado, uma vez que há risco de explosão por falha do componente. À medida que a lâmpada é utilizada, a intensidade do espectro Raman da água diminui progressivamente, estabilizando em 60% da sua intensidade original. Um indício de que a falha do componente está iminente é a baixa intensidade desse espectro.
Para um melhor controle no tempo de uso da lâmpada, a HORIBA Scientific recomenda que seja mantido um histórico de utilização do componente. Cada vez que a lâmpada é ligada constitui em 1 hora de uso, de modo que é recomendado que a mesma permaneça ligada durante curtos períodos de inatividade.
Substituição da lâmpada
Para a substituição da lâmpada, a HORIBA Scientific aconselha tomar as seguintes precauções:
O espectrofluorímetro NanoLog ® deverá estar desligado e desconectado da fonte de energia
Devido ao risco de explosão, deve-se usar máscaras à prova de explosão (explosion-proof face-shield) e roupas protetoras ao abrir o compartimento da lâmpada e ao manuseá-la
Após ser desligada, a lâmpada permanece extremamente aquecida por 30 minutos. Não tocar na lâmpada ou no compartimento metálico até que estejam à temperatura ambiente
Não olhar diretamente para o arco de xenon ou seu reflexo. A radiação intensa pode causar danos permanentes aos olhos
Não tocar nas lentes focais, no retro-espelho (back-scatter mirror), ou na superfície da lâmpada. Marcas de digitais deixadas na superfície desses componentes poderão ser queimadas na próxima vez que a lâmpada for ligada.
Ajuste da lâmpada
Após a troca da lâmpada e o período de 24 horas de burn-in, a lâmpada deverá ser ajustada a fim de maximizar a sensibilidade do NanoLog ®. Para isso, o espectro de emissão de uma amostra padrão (laser glass) deverá ser gerado de acordo com as especificações da Tabela 1 a fim de verificar se a lâmpada está adequadamente instalada.
Tabela 1 - Especificações para geração do espectro de emissão da amostra padrão (laser glass)
Fonte: HORIBA Scientific, 2012
O espectro de emissão gerado deverá ter um pico em 1053 ± 1 nm com intensidade conforme mostrado na Figura 2. Um arquivo *.csv com os dados do espectro encontra-se disponível para download aqui. Caso o pico não esteja no comprimento de onda indicado, será necessário efetuar a calibração do monocromador de emissão; caso a intensidade não esteja conforme indicada na Figura 2, a posição vertical da lâmpada deverá ser ajustada. Para mais detalhes sobre a substituição e o ajuste das lâmpadas, consultar o Manual de Operação do NanoLog ® (HORIBA SCIENTIFIC, 2012).
Figura 2 – Espectro de emissão da amostra padrão (laser glass)
Fonte: Adaptado de HORIBA Scientific, 2012
Baixar curva em *.csv
Figura 3 – Foto mostrando os componentes internos do equipamento.
Fonte: Fluorolog_Brochur.