2018 - Atual Impacto do Envelhecimento Populacional nas Flutuações Macroeconômicas
Descrição: O projeto tem por objetivo analisar se o perfil etário da população influencia na volatilidade cíclica da economia. Busca-se verificar se o comportamento do mercado de trabalho e da produção ao longo dos ciclos econômicos se altera com o envelhecimento da população. Para isso, o projeto de pesquisa será desenvolvido utilizando dados internacionais e analisando, também, dados para o Brasil.
Apoiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.
2017 - Atual Incerteza sobre Política Macroeconômica e Desempenho da Economia: Evidência para o Brasil
Descrição: O presente trabalho busca compreender como a incerteza sobre a adoção de política monetária e fiscal afeta a atividade econômica brasileira. Procura-se verificar como a falta de direcionamento claro na condução da política monetária e fiscal dificulta o planejamento das firmas e das famílias e contribui para o fraco desempenho da economia. Mas especificamente, este projete de pesquisa busca analisar a conduta de política fiscal e monetária no Brasil, particularmente a partir de 2000 e verificar o impacto da incerteza de política macroeconômica sobre variáveis agregadas, como produção, investimento, consumo e emprego.
Apoiadores: Universidade Federal da Bahia.
2016 - 2019 Ciclos Políticos e Política Monetária no Brasil no Período Pós-Plano Real: Evidência Histórica e Estatística
Descrição: Desde a segunda metade da década de 80, uma vasta literatura tem se dedicado a analisar teórica e empiricamente a importância da atuação do Banco Central para a promoção da estabilidade macroeconômica. Particularmente, enfatiza-se a necessidade de uma política monetária comprometida com a estabilidade e transparente, como forma de garantir a efetividade na atuação do Banco Central e evitar volatilidade da produção e inflação. Este projeto tem por objetivo avaliar se a atuação do Banco Central do Brasil é sujeita aos ciclos políticos. Ou seja, pretende-se verificar, com o uso de evidência histórica e estatística, se a política monetária é flexibilizada em períodos pré-eleitorais e restringida em períodos pós-eleitorais.
Apoiadores: Universidade Federal da Bahia.
2014 - Atual Desempenho de Indicadores de Fragilidade Econômica e os Ciclos Econômicos
Descrição: A economia capitalista experimenta, periodicamente, fases de contração e fases de expansão da atividade econômica. Apesar deste fato estilizado ser de amplo conhecimento, existe grande dificuldade por parte de economistas e das autoridades governamentais de se prever a duração e magnitude dos ciclos econômicos. É de reconhecida importância buscar minimizar essas flutuações, já que a evidência empírica indica que países com ciclos econômicos voláteis experimentam perdas significativas em bem estar, apresentando, particularmente, baixas taxas de crescimento econômico e de investimento e perdas significativas na geração de renda e emprego. Este trabalho tem por objetivo delinear um indicador de fragilidade econômica, utilizando o Brasil como estudo de caso, e identificar o comportamento deste indicador ao longo dos ciclos econômicos.
Apoiadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.
2014 - 2017 Investimento Privado em Infraestrutura na America Latina
Descrição: Avaliação da participação do setor privado em projetos de saneamento, energia, infraestrutura de transportes e telecomunicações na America Latina com o objetivo de atualizar o banco de dados PPI Database desenvolvido pela Sustainable Development Vice Presidency (SDN) do Banco Mundial (IBRD) em Washington, D.C. Também serão avaliados os incentivos concedidos pelo governo a tais projetos.
Apoiador: Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) / IJ Global
2012 - 2014 Determinantes do Desempenho Acadêmico e Estimativa da Fronteira de Eficiência Educacional da UFBA
Descrição: Este projeto tem dois objetivos distintos, mas complementares: avaliar os determinantes do desempenho acadêmico dos alunos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e estimar a Fronteira de Eficiência Educacional dessa Universidade. Em relação ao desempenho acadêmico, pretende-se avaliar de que forma o conjunto de variáveis endógenas e exógenas à Universidade impactam o desempenho acadêmico de alunos divididos em grupos de controle: cotistas e não cotistas. Busca-se isolar o efeito de características do aluno (cotista, não cotista, renda familiar, oriundo de escola particular ou pública, idade, oriundo da capital ou interior, etc.) e do curso que ele faz (bacharelado interdisciplinar ou não, área, diurno ou noturno, campus, se tem pós-graduação ou não, infraestrutura, qualificação e outras características dos professores, etc.) sobre alguma variável de desempenho, notadamente coeficiente de rendimento. Por sua vez, a ideia de Fronteira de Eficiência está relacionada ao máximo de produção que se pode obter com certas combinações de insumos. Parte-se do pressuposto que existe para cada combinação de insumos um nível máximo de produção, situação na qual tais insumos estão sendo utilizados de maneira eficiente, sem ociosidade ou desperdício. Em termos de uma Fronteira de Eficiência Educacional, os insumos geralmente considerados na literatura são de dois tipos: os recursos físicos (financeiros e de infraestrutura); os recursos humanos (especialmente pessoal docente e de pesquisa e pessoal de serviços administrativos). A produção é avaliada de acordo com indicadores de conclusão, como a relação entre alunos formados e matriculados, e de desempenho, como o coeficiente de rendimento. Uma vez determinada a Fronteira de Eficiência por técnicas adequadas, é possível verificar não só o quão distante a UFBA está de sua fronteira, mas também a distância de cada unidade de ensino ou curso dessa fronteira, inclusive bacharelados interdisciplinares.
Apoiador: Universidade Federal da Bahia
2011 - 2014 Rigidez Salarial e o Mercado de Trabalho no Setor Industrial do Estado da Bahia: Diagnóstico e Implicações
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende levantar informações sobre as estratégias de política salarial e seus impactos sobre o desempenho operacional de empresas atuando no setor industrial do estado da Bahia, avaliando a plausibilidade das pressuposições dos principais modelos de rigidez salarial. Assim, o projeto visa contribuir para o melhor entendimento (i) de como as decisões do empresário e do trabalhador, em relação à maneira alocativa de seus recursos - seja capital ou força de trabalho - influenciam na produtividade e na geração e alocação de renda; e (ii) dos fatores subjetivos que estão por trás dessas escolhas. A compreensão dos mecanismos que levam à rigidez salarial é de grande relevância para o conhecimento científico e para a análise de política econômica, pois permite indicar as iniciativas mais apropriadas para estimular o emprego e a demanda agregada, por consequência, a geração de renda..
Apoiadores: Universidade Federal da Bahia / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
2010 - 2013 Investimento Privado em Infraestrutura no Brasil
Descrição: Avaliação da participação do setor privado em projetos de saneamento, energia, infraestrutura de transportes e telecomunicações no Brasil com o objetivo de atualizar o banco de dados PPI Database desenvolvido pela Sustainable Development Vice Presidency (SDN) do Banco Mundial (IBRD) em Washington, D.C. Também serão avaliados os incentivos concedidos pelo governo a tais projetos, bem como contabilizadas as reduções de CO2 possibilitadas pela implementação de projetos de energia renovável..
Apoiador: Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial)
2010 - 2014 Avaliação Integrada e Novas Tecnologias para a Cadeia de Produção de Biodiesel a partir dos Óleos de Pinhão Manso e Dendê
Descrição: Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva de biodiesel usando como matérias-primas os óleos provenientes do pinhão manso (Jatropha curcas) e o dendezeiro (Elaeis guineensis). Na fase agrícola da obtenção das matérias-primas, o projeto irá trabalhar com o pinhão manso, que ainda carece de estudos e informações de técnicas básicas de cultura, tecnologia de produção e produtividade da cultura e, com o dendê, associado à empresa OPALMA em estudos de melhoria de produtividade do dendezeiro. O processo de produção do biodiesel será estudado através da rota etílica para comparação com a rota metílica e com tecnologia de ponta com a construção de reator e formulação de membrana para produção contínua do biodiesel. A caracterização e o controle de qualidade, tanto dos óleos extraídos como do biodiesel obtido de cada matéria prima, serão realizados visando atender as especificações da ANP. Novas estratégias e formas de armazenamento serão avaliadas. Um dos desafios para otimizar a cadeia produtiva do biodiesel é o desenvolvimento de alternativas sustentáveis para o uso de resíduos e coprodutos da cadeias. Assim, novas tecnologias de utilização de co-produtos da cadeia produtiva do biodiesel serão propostas. Os impactos ambientais do processo serão avaliados de forma a contemplar de forma integrada toda a cadeia do biodiesel tendo como referência de análise do ciclo de vida do biodiesel e apontar medidas mitigadoras que melhorem o desempenho ambiental do produto final com o menor custo econômico.
Apoiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2008 - 2010 Delineamento de Modelo Estratégico para a Produção de Oleaginosas pela Agricultura Familiar no Território do Sisal da Bahia
Descrição: Este projeto tem por objetivo Viabilizar a inserção dos agricultores familiares do Território do Sisal do Estado da Bahia na cadeia produtiva do biodiesel, com cultivo do sisal consorciado com oleaginosas e de oleaginosas consorciadas entre si, promovendo a capacitação técnica em práticas agronômicas de manejo das culturas e o desenvolvimento de estratégias de comercialização da produção e gestão da cadeia produtiva primária. Este trabalho propõe-se a implantar unidades de teste e demonstração/escola de campo na região, visando a inserção e adoção de tecnologias novas ou já conhecidas - mas não utilizadas pelos agricultores da região -, bem como práticas de cultivos que contribuam para a diversificação de fontes de renda do agricultor familiar. Essas unidades permitirão avaliar a viabilidade do cultivo de oleaginosas no território para produção de biodiesel, em consórcio com o sisal ou com culturas alimentares. Ao mesmo tempo, a implantação dessas unidades garantirá o apoio institucional e tecnológico constante aos agricultores familiares, através de visitas, aulas e práticas de campo conduzidas por técnicos agrícolas, que capacitarão agentes locais de desenvolvimento rural responsáveis por multiplicar e facilitar a implantação do modelo. A pesquisa também se propõe a delinear um plano estratégico de comercialização coletiva da produção agrícola, considerando também a viabilidade econômica da instalação de uma unidade de esmagamento no Território do Sisal com gestão cooperativada.
Apoiadores: Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira / Embrapa Algodão / Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana / BRASIL ECODIESEL LTDA.
2007 - 2010 Impacto do Programa de Biodiesel sobre a Cadeia Produtiva do Semi-Árido Nordestino
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe-se a analisar o impacto do Programa de Biodiesel na cadeia produtiva do Semi-Árido, levando em consideração a complexidade das conexões intersetoriais existentes na região e cenários alternativos de fatores críticos e fontes de incerteza.
Apoiadores: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2007 - 2008 Plano de Iluminação Pública do Município de Camaçari
Descrição: O projeto tem por objetivo o delineamento do Plano de Iluminação Pública da cidade de Camaçari, indicando medidas que permitam alcançar objetivos estratégicos fundamentais para a viabilização de um serviço público de iluminação eficiente e direcionado ao interesse público..
Apoiador: Sativa Engenharia Ltda
2006 - 2007 Integração Energética na América do Sul
Descrição: O projeto tem como principal objetivo delinear um sistema regulatório homogêneo para implementação de projetos de exportação/importação de eletricidade e gás natural na América do Sul. Neste sentido, a análise confrontando os diversos arcabouços regulatórios nacionais foi conduzida, considerando-se separadamente as características específicas do setores de eletricidade e gás natural. A partir dessa análise, foi possível identificar aspectos conflitantes, questões que precisam ser mais claramente especificadas e medidas a serem tomadas para se reduzir os riscos associados com a integração energética regional.
Apoiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia