É comum muitas pessoas terem dúvida de qual ferramenta usar para Gerenciamento de Projetos. Existem várias ferramentas livres, outras gratuitas, algumas pagas e algumas bem caras. Antes de falar dos critérios que a comparação trata, vou falar do que ela não trata:
Não serão abordados padrões ideológicos, argumentos pró ou contra alguma empresa ou prática de alguma empresa
Não serão abordados fatores de facilidade de uso, padrão de interface e popularidade
Não serão abordados fatores subjetivos, como beleza, marketing direcionado.
Não será tratado oferta de treinamento, suporte técnico ou disponibilização de mão-de-obra
Não será tratado problemas com bugs, estabilidade ou escalabilidade. Muitos softwares funcionam bem em projetos com algumas centas de tarefas, com meses de duração, mas à medida que os recursos vão crescendo, pode corromper a base, travar o sistema ou trazer resultados indesejados.
Embora esses fatores sejam igualmente relevantes, podem variar muito de região pra região ou mesmo conforme o mercado a que se destina (construção civil, TI, gerenciamento de empresas,...). Isso não significa que não devem ser considerados na escolha do software adotado, muito pelo contrário. Muitas vezes é preferível abrir mão de um recurso não vital pra ganhar em produtividade ou pra conseguir encontrar o profissional adotado.
Minha intenção é focar a comparação nos recursos técnicos que cada ferramenta possui, deixando os outros critérios por conta de análise particular. Por esse motivo, não será apontado a melhor ferramenta.
Atualização: complementando o trabalho, o Luis Pouey Jr. postou uma resenha e descrição mais detalhada de todas as ferramentas analisadas. http://gestaodprojetos.blogspot.com/
Na análise dá pra ver o site, link para download e uma descrição de cada uma das ferramentas. Valeu pela análise, Luis!!
Atualização2 (31/7/2010): acrescentado o Project Builder, ferramenta de Gerenciamento de Projetos brasileira desenvolvida pela empresa homônima e única empresa Brasileira a figurar no Estudo de Benchmarking da PMI Brasil http://www.projectbuilder.com.br/
Atualização 3 (12/12/2014): acrescentado o gpweb, software disponível no portal do software público e desenvolvido a partir do dotProject