Grupo associado:Círculo de Estudos Husserlianos - CEH
https://sites.google.com/site/circulodeestudoshusserlianos/home
Grupo associado:Círculo de Estudos Husserlianos - CEH
https://sites.google.com/site/circulodeestudoshusserlianos/home
“Se assim estiver certo, resultaria daí a Psicologia estar mais chegada à Filosofia – por meio da Fenomenologia – em virtude de razões essenciais, e o seu destino continuar intimamente ligado a ela, apesar de ser verdade que a Psicologia não é nem pode ser Filosofia, tão pouco como Ciência Física"
EDMUND HUSSERL, A filosofia como ciência de rigor, 1911/1965
SOBRE O GRUPO
Espelho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica no Diretório de Pesquisa do CNPq
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0692868402793662
Apresentação
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica – GEPFPF surgiu em 2006 por iniciativa de um grupo de psicólogos, discentes e docentes da Universidade Federal do Maranhão e de outras instituições iniciaram estudos buscando aprofundar os fundamentos filosóficos da Psicologia Fenomenológico-existencial. Ao longo de anos a intenção central tem sido o aprofundamento teórico, a realização de pesquisas, a troca de experiências e as relações que estabelece entre seus membros. Por um período de dois anos não correram atividades. Em 2009 foram retomadas as reuniões de estudo. No ano de 2010 o GEPFPF teve seu registro do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
O grupo não segue o mesmo padrão de outros grupos de estudos e pesquisas, nem tampouco limitasse apenas a orientações e projetos aprovados por agências de fomentos, mas mantém independência, pois tem como propósito incentivar a autonomia, liberdade, aprofundamento e o rigor metodológico, que é iniciado com a aproximação dos membros com o pensar e com a apropriação do saber, sem necessária vinculação à contrapartida financeira ou seletivo para ingresso.
Discentes, docentes e profissionais são orientados a elaborar seus projetos individuais ou em grupo dos temas de seu interesse tem como base os fundamentos da fenomenologia e das filosofias da existência. Essa metodologia de trabalho tem possibilitado uma ampliação dos estudos, ratificação da liberdade, da responsabilidade, do espírito de colaboração e autonomia entre seus membros.
A metolodologia de trabalho do grupo consiste na recuperação, sistematização, leitura e discussão de obras clássicas da fenomenologia, preferencialmente estudos husserlianos, de fenomenologias e filosofias da existência, bem como elaboração de projetos de pesquisa e planos de trabalhos.
Uma das intenções do grupo é congregar pesquisadores discentes e docentes que tem a fenomenologia, as filosofias da existência e a teoria crítica como campos teórico-metológico de compreensão e análise dos fenômenos.
Após os estudos os discentes-pesquisadores são orientados a sistematizar suas pesquisas de modo a apresentá-las aos colegas do grupo e sendo incentivadas a submissão de trabalhos em encontros científicos, escrita de capítulos de livros, ensaios e artigos em periódicos.
O acompanhamento dos alunos realizado pelos docentes, prima pela liberdade e pela responsabilidade na condução das atividades de iniciação científica, tendo sempre clareza dos fundamentos éticos e nas normas que orientam a realização de projetos e trabalhos acadêmicos.
Atualmente o grupo é composto por profissionais, pesquisadores discentes e docentes locais, nacionais e internacionais.
Se você se interessa pelo estudo de fenômenos clínicos, psicopatológicos, psicossociais e sociais que afetam o homem, a sociedade e a natureza, numa perspectiva qualitativa e não-experimental, bem como tem interesse em realizar estudos e pesquisas que investiguem a relação do homem com a natureza, o mundo, as tecnologias e outros fenômenos com rigor e a seriedade da pesquisa qualitativa, participe! Junte-se a nós!
Prof. Dr. André Vinícius Dias Senra - IFRJ
Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba - DEPSI- UFMA
Prof. Dr. Aquiles Cortes Guimarães (in memorian) IFCS/UFRJ
Visão:
Promover o aprofundamento e a disseminação da Fenomenologia, das Filosofias da Existência e da Psicologia Fenomenológica por meio de atividades de ensino, a pesquisa e a extensão integrando profissionais, discentes e docentes interessados na investigação fenomenológica.
Missão:
Desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros e colaboradores contribuindo apara a formação em Psicologia e outras áreas do conhecimento localmente e nacionalmente.
Valores:
Integração, Empatia, Intersubjetividade, Respeito, Espírito Colaborativo e Crítico, Ética, Liberdade e Responsabilidade.
Pesquisas realizadas:
Psicologia, cultura do endividamento e cultura do consumo: reflexões sobre o mundo-da-vida contemporâneo (PIBIC 2013-2015)
Dos atores aos atos, dos atos aos atores: mapeamento e construção da história do movimento fenomenológico-existencial no Estado do Maranhão. História da Fenomenologia e do Existencialismo no Maranhão. (PIBIC 2013-2015)
Extensão realizada:
Ampliando a Consciência, reduzindo as desigualdades: (des) cobrindo a ditadura da felicidade via promessas de endividamento e consumo de “coisas” com famílias em situação de risco social e/ou baixa renda.(2012-2013)
Projetos de pesquisa em andamento:
Terapia Assistida com Animais - TAA uma alternativa para a formação em Psicologia: um estudo fenomenológico (processo número 23115.007026/2014-09) realizado atualmente pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Saúde e Intervenções Assistidas por Animais – GEPPSIAA´s com quem mantém relação direta.
Eventos realizados:
Encontros Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência (abril - 2011/2012/2013; 2014/2015/2016/2017/2018)
Abril/2018/2019 – I e II Encontro Internacional de Psicologia Fenomenológica/VII Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência.
Palestra com pesquisadores nacionais
Ciclos de Estudos sobre Alteridade e Intersubjetividade - Evento interno ao Encontro Humanístico do CCH-UFMA: (I Nov. 2012; II Nov. 2013; Nov. 2014)
Círculo de Estudos fenomenológicos
III Encontro Nacional de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência & I Encontro do Círculo de Estudos Husserlianos
São Luís (MA) 7, 8 e 9 de abril de 2020
Tema Central: Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica: diálogos transdisciplinares
Conferências; Minicursos; Palestras; Mesas redondas; Rodas de Conversa: Como eu faço;
CONTATOS:
e-mail:
encontrofenomenologiasaoluis@gmail.com
gepfpf@yahoogrupos.com.br
jean.marlos@ufma.br
Site: https://sites.google.com/site/gepfpf/
Encontre-nos:
@gepfpf
Nosso endereço institucional:
Centro de Ciências Humanas – CCH -Bloco 6 - 2ª. Andar - Sala B110 Av. dos Portugueses, 1966 - Campus Universitário do Bacanga - CEP 65.080-040
Submeta seu artigo em nossa revista eletrônica
:www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/fenomenolpsicol
EVENTOS REALIZADOS
Inscrições diretamente no site: http://encontrofenomeno.wixsite.com/viifenomenologiaslz
http://fenomenologiadeedmundhusserl.blogspot.com.br/
Projeto de Pesquisa "O lugar reservado à experiência na fenomenologia de Husserl", coordenado pelo Prof. Carlos Tourinho e vinculado à Faculdade de Filosofia da Universidade Federal Fluminense
Chamada de trabalhos
Revista Fenomenologia e Psicologia
O Editor-chefe convida aos pesquisadores e profissionais interessados a submeter artigos, resenhas e ensaios para o volume 2018.
As submissões estarão abertas
Acesse a revista para realizar o cadastro como autor e faça a submissão de seu trabalho!
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/fenomenolpsicol
Metodo
International Studies in Phenomenology and Philosophy
Apeiron Estudios de Filosofía
http://www.apeironestudiosdefilosofia.com/numero3
http://www.apeironestudiosdefilosofia.com/numero3
Revistas de Fenomenologia
www.sfjp.ifcs.ufrj.br/revista/
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/index
EVENTOS
VIENCFENPSICFEN &FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA
https://sites.google.com/site/viencfenpsicfenfildaexist/
Os fundamentos da fenomenologia e da Psicologia Fenomenológica hussserliana
Público alvo: estudantes, professores e profissionais interessados em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica
Informações: profjeanmarlos@yahoo.com.br
Estudo das obras huserlianas
Interação por chat, comunidade virtual ou e e-mail, estudos individuais e em grupo
Maiores informações:
Início: 19 de agosto de 2014.
Objetivos Centrais:
1- promover o acesso a fundamentação da fenomenologia e da psicologia fenomenológica;
2- integrar profissionais, estudantes e demais interessados em fenomenologia.
Metodologia do curso:
Após a inscrição do participante recebe o material em pdf para ler e estudar; em alguns casos serão sugeridas ou indicadas obras para aquisição;
Após estudos atividades são feitas e dúvidas podem ser tiradas por e-mail, caso existam.
Nos encontros virtuais será promovida a discussão sobre os temas. Os encontros virtuais serão feitos por meio de comunidade virtual;
Caso haja encontros presenciais os mesmos poderão ocorrer em finais de semana.
Enviar mensagem :psicologiafenomenologica@yahoogrupos.com.br
Assinar :psicologiafenomenologica-subscribe@yahoogrupos.com.br
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/psicologiafenomenologica
https://sites.google.com/site/gepfpf/
V Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência
https://sites.google.com/site/vencdefenpsifenfildaexistencia/
27 a 29 de abril de 2015
Centro de Ciências Humanas - CCH
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
IV Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência.
https://sites.google.com/site/ivencludodefenomenologia/
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica
IV Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência
https://sites.google.com/site/ivencludodefenomenologia/
__________________________________________________________________________________
XIII Encontro Humanístico
II Ciclo de Estudos sobre Alteridade e Intersubjetividade
Tema: Os diferentes modos de ver o Outro na Cultura
Período: 11 e 13 de novembro de 2013 - tarde
Local: Sala 1 – Bloco 1 – 1. Andar - CCH
1 O EVENTO
O grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica - GEPF&PF tem desde 2010 lançado mão de uma série de estratégias para possibilitar o diálogo entre academia e sociedade, assim como entre ensino, pesquisa e extensão. Nessa direção, as atividades de estudo em grupo, os projetos de pesquisa, as orientações individuais de estudo, o estímulo a participação em eventos têm contribuído para lançar os discentes e os docentes numa dialogicidade e numa tensão para ver os fenômenos do mundo, pensando propondo alternativas de intervenção.
O GEPF&PF pretende neste II Ciclo ampliar as possibilidades dNa sua trajetória apresentou e publicou o resultado de investigações de seus integrantes em livros, periódicos e anais de eventos científicos, realizou reuniões regulares e promoveu quatro colóquios – em 2002, 2004, 2009 e 2010. Os Ciclos de Estudos do GEPF&PF têm como intenção promover a reflexão e o aprofundamento teórico nas relações entre Ciências Humanas, Ciências Humanas e Ciências da Saúde.
O tema deste ano visa contemplar as discussões que o XIII Encontro Humanístico propõe sobre Multiculturalismo, nesse sentido os membro do GEPF&PF prmoveram discussões que atendam pensar e expor fundamentações de diferentes olhares acerca dos diferentes modos de ver o Outro na Cultura.
Estamos certos de que a sua participação é imprescindível na realização deste evento.
2 INTENÇÃO GERAL DO EVENTO:
- Promover a realização de intercâmbio entre os membros do GEPFPF e outros integrantes da comunidade acadêmica e sociedade interessados na discussão sobre alteridade e intersubjetivade, dando continuidade ao diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.3 INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser feitas diretamente pelo e-mail encontrofenomenologiasaoluis@gmail.com, onde o participante solicita a ficha de inscrição e a envia pelo mesmo e-mail. Como forma de auxiliar nas pequenas despesas que envolvem o evento será cobrada um taxa simbólica de R$ 10,00 para participação.
PROGRAMAÇÃO
Dia 11/Nov/2013 – 2 feira
14 h
Tema: Cultura, Humanidade e o Outro em Edmund Husserl
Palestrante: Prof. Dr. Jean Marlos / PPPG-UFMA/ Membro líder do GEPF&PF
15:30
Tema: A Educação e o outro: reflexões a partir de Hannah Arendt.
Palestrante: Prof. Esp. Paulo Thiago Alves Sousa – Prof.UEMA - Campus São Luís – Depto DEFIL – CECEN/ Membro do GEPF&PF
16:30 Tema: O TDA e a atualidade, sob o viés do pensamento de Martin Heidegger
Palestrante:
Psic. Carlos Teixeira – RJ/Doutor em Psicologia Clínica pela UFF
Dia 12/Nov/2013 – 3ª feira
14 h Tema: A noção de outro em no primeiro capítulo do texto O que é a Filosofia? De G. Deleuze e F. Guatarri
Debatedores: Prof. Ms. Flávio Luís de Castro Freitas – Prof. Assistente da UFMA – Campus Codó – Membro do GEPF&PF
15:30 A noção de outro em Martin Heidegger
Prof. Dr. Jadir Machado Lessa – DEPSI-UFMA/ Membro do GEPF&PF
16:30 Tema: Foucault e a Questão do Sujeito: as tecnologias do Eu e a criação de novas subjetividades
Palestrante: Prof. Dr. Wandeilson Silva de Miranda – UFMA – Campus de São Bernardo.
Dia 13/Nov/2013 – 4ª. feira
Tema: O Fenômeno da Morte do Outro para o ser-aí José Roberto Carvalho da Silva
Acadêmico de Filosofia – UFMA – Campus São Luís
Encerramento
Participação na 7a. Feira do Livro de São Luís
Prof. Dr. Jean Marlos e os acadêmicos Jefferson Maciel (Psicologia - UFMA) e Rafael Pinheiro (Filosofia - UFMA)
I Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia
Aconteceu no prédio da Reitoria da UFPR, no período de 12 a 14 de agosto de 2013.
Durante o evento ocorreram palestras, conferências, apresentação de comunicações orais e relatos de experiência além de exposição de livros e a Assembléia Ordinária para apresentação da 1a. Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica - ABRAPFE
Com os membros do GEPFPF Yuri Morais e Neemyas Kerr em Curitiba no ICBP&F
I Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia
Aconteceu no prédio da Reitoria da UFPR, no período de 12 a 14 de agosto de 2013.
Durante o evento ocorreram palestras, conferências, apresentação de comunicações orais e relatos de experiência além de exposição de livros e a Assembléia Ordinária para apresentação da 1a. Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica - ABRAPFE
Com os membros do GEPFPF Yuri Morais e Neemyas Kerr em Curitiba no ICBP&F
Da esquerda para a direita: Paulo, Maysa, Roberto, Jaime, Jean, Rafael, Jefferson, Yuri e Bruna na confraternização de 22 dez de 2012. CCH-UFMA
II Ciclo de Estudos sobre Alteridade e Intersubjetividade
Durante o XIII Encontro Humanístico do Núcleo de Humanidades do CCH - UFMA
São Luís (MA), 29 de abril de 2013
Lançada a Revista do GEPFPF
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rfenomenolpsicol
A Revista Fenomenologia & Psicologia é publicada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica (GEPFPF) vinculado ao Departamento de Psicologia (DEPSI) do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA. Destina-se à publicação de artigos, ensaios, resenhas e resultados de pesquisas... (concluídas ou parciais de pesquisas em andamento) produzidos por docentes, discentes (devidamente orientados por um professor) e pesquisadores da UFMA e de outras instituições de ensino nacionais e internacionais que tenham como ponto de encontro as interfaces entre a fenomenologia, as filosofias da existência e a teoria crítica. Os trabalhos devem ser inéditos. Além de artigos científicos, admite a publicação de resenhas de obras clássicas e recentes (de no máximo três anos que ainda não tenham sido publicadas em outro periódico) e entrevistas.
Reunião do Grupo com o professor Dr. Tommy Akira Goto da Universidade Federal de Uberlândia.
Os membros do grupo estiveram dia 16 de janeiro de 2013 na sala de Dinâmica de Grupo - CCH-UFMA em reunião com o professor fazendo-lhe questionamentos sobre a fenomenologia e seu método.
Prof. Tommy respondendo as questões dos membros Simone, Jefferson, Cristiano e Rafaele.
I Ciclo de Estudos sobre Alteridade e Intersubjetividade
Foram oferecidas 25 vagas para a comunidade acadêmica. A taxa de inscrição para os inscritos no Encontro humanístico é de R$ 5,00 e para ouvintes externos é de R$ 10,00 pagos diretamente no ato da inscrição.
O "outro", nosso maior patrimônio!?
Será realizado durante o XII Encontro Humanístico
São Luís (MA), 3 a 7 de dezembro de 2012.
http://www.encontrohumanistico.eventos.dype.com.br/
Pré-inscreva-se!!
O ciclo de estudo será formado por docentes e discentes de cursos de graduação em Filosofia e Psicologia da UFMA, Pitágoras e UNICEUMA e também por participantes de outras instituições.
Como parte das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica seus membros (docentes e discentes) tem desenvolvido estudos e pesquisas que tem como objetivo proporcionar um espaço para reflexão e ação, bem como aprofundar estudos que tenham a fenomenologia e suas relações com as filosofias da existência e a teoria crítica como modos de ver que dialogam entre si e com outras áreas do conhecimento.
O I Ciclo pretende ser espaço de discussão e integração dos membros com participantes interessados em conhecer a perspectiva fenomenológica-existencial para realizar leituras sobre a relação homem-mundo-da-vida-homem. O cenário contemporâneo nos convida à análise reflexiva a cerca dos fenômenos sociais e humanos que emergem dia a dia e que impactam as relações Eu-Outro-Mundo-da-vida.
Dentre as perspectivas sobre a relação eu-outro serão apresentadas algumas ideias que caracterizam o pensamento de Edmund Husserl, Jean-Paul Sartre, Emmanuel Levinás, Martin Heidegger, Georg Simmel, M. M. Ponty e Clarice Lispector.
"Possíveis expositores-debatedores":
prof. esp. Paulo Thiago - Ética e Alteridade em E. Levinas;
prof. Flávo Castro - Mestrando PPGCult -
prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba - DEPSI - Eu, o outro e o mundo da vida:
reflexões em E. Husserl
Acadêmicos de Filosofia - UFMA:
- José Roberto Carvalho - Heidegger e o outro & Psic. Gracco Macedo - Ausência do outro, a solidão
- Rafael de Sousa - Sarte e o outro.
- Hilton Mendes - Fenomenologia e Educação - o lugar do outro
Acadêmicos de Psicologia - UFMA-UFPI:
Jefferson Maciel - O outro e Clarice Lispector (Psic. UFMA);
Neemyas Kerr (Psic. UFPI) e Carrolina Melo (Psic. UFMA) - A intersubjetividade em Maurice M. Ponty;
Yuri Morais - O dinheiro mediador entre eu e tu;
Apoio:
Revista Fenomenologia e Direito
Link para acesso diereto: http://www.ifcs.ufrj.br/~sfjp/revista/
O GEPFPF mantém reuniões periódicas e já realizou em 2011 e 2012 o I e II Encontro Ludovicense de Fenomenologia, IV Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência.Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência
Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica
De volta ao mundo da vida!
esta logomarca foi uma adaptação feita pelo exaluno do curso de Psicologia Jaima Silva e Sousa
Líderes: Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba – DEPSI-CCH- UFMA
Prof. Dr. Aquiles Cortes Guimarães – IFCS-UFRJ.
Linhas de pesquisas ativas atualmente
Total: 6
Consumo, publicidade e estratégias de subjetivação do capitalismo
Fenomenologia e FIlosofias da Existência
Fenomenologia Husserliana e Psicologia Fenomenológica
Literatura e Psicologia
Psicologia da Cultura Financeira e Cultura do Endividamento
Psicologia Social Fenomenológica
Docentes-pesquisadores vinculados ao grupo:
Discentes pesquisadores:
Eventos realizados e a realizar:
Palestra: Fenomenologia, Psicopatologia e Religião
Prof. Dr. Adriano Furtado Holanda DEPSI - UFPR
I Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Pscologia Fenomenológica e FIlosofias da Existência
Informações gerais no site: https://sites.google.com/site/profjeanmarlos/
II Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Pscologia Fenomenológica e FIlosofias da Existência
JP On line Publicado em: 23/09/2012 Edição 24,168 - Índice Geral
Ano 61 – domingo, 23 de setembro de 2012
Com a intenção de promover o debater sobre a multiplicidade da profissão de psicólogo, a Universidade Ceuma promoveu sua XIII Semana de Psicologia, de 17 a 21 deste mês, no Campus Renascença. A solenidade de abertura contou com palestra “Raça de Endividados: por uma psicologia de cultura do consumismo e do endividamento”, ministrada pelo professor da Ufma, Jean Marlos Pinheiro Borba, na segunda-feira (17), no Rio Poty Hotel.
O palestrante Jean Marlos Pinheiro Borba discorreu sobre a cultura do consumo, fazendo uma relação do advento do endividamento no Brasil, principalmente no Maranhão. A partir disso, explicou de um ponto de vista crítico fenomenológico a instituição da cultura do consumo no mundo, e fez uma discussão teórica dos principais autores e as principais evidências concretas que nós temos dentro de uma sociedade de consumo capitalista, e os efeitos que isso tem sobre a subjetividade das pessoas e sobre suas relações pessoais.
Participaram da abertura o reitor Marcos Barros, a coordenadora do curso de Psicologia, Francisca Moraes da Silveira; a coordenadora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, Denise Bessa Leda; a representante do Conselho Regional de Psicologia, Nelma Pereira; a coordenadora do curso de Psicologia da Ufma, Rosana Eleres; e o coordenador do curso de Psicologia, da Faculdade Pitágoras, João Cabral.
O objetivo da semana é discutir sobre as perspectivas de pesquisas em psicologia no Brasil e no Maranhão, promover intercâmbio de conhecimento entre os profissionais e integrar os alunos e a comunidade nas temáticas relacionadas à psicologia.
A Semana de Psicologia da Universidade Ceuma se apresentou em sua décima terceira edição no ano de 2012, com a proposta de abordar o tema “Integração e Desafios da Profissão” a partir de diversos enfoques e teorias. “O evento foi um momento especial, pois pudemos reunir os diversos trabalhos científicos produzidos por nossos por nossos alunos e professores. O outro ponto importante é a integração entre acadêmicos do Ceuma e de outras instituições”, frisou a coordenadora do curso de Psicologia do Ceuma, Francisca Moraes da Silveira.
O evento, que contou com exposição oral de conferências, mesas redondas, minicursos, pôsteres e vídeos, recebeu estudantes além de estudantes de psicologia, alunos de outras graduações da Universidade Ceuma e de outras instituições de ensino superior.
Capital do Estado, São Luís é a principal cidade do Maranhão, situada em pleno Golfão Maranhense, à entrada da Baía de São Marcos, formada pelos estuários do Rio Anil e Bacanga. Foi fundada em 08 de setembro de 1612 na Ilha de Upaon- Açu (Ilha Grande) assim denominada pelos indígenas, onde foi construído um forte chamado Saint Louis, por uma expedição francesa incumbida de estabelecer uma Colônia, além da linha equatorial cujos componentes foram Daniel de La Touche - Sr. De La Ravardière e Francois de Rasilly - Sr. De Aunelles e Rasilly.
Com a expulsão dos franceses em 1621, São Luís passou ao domínio dos portugueses, sendo então elevada à sede do chamado Estado do Maranhão. Em 1641, foi ocupada por Holandeses que até fevereiro de 1644 permaneceram por aqui.
Devido à sua localização favorável à atividade portuária, São Luís tornou-se, no período colonial, importante centro de exportação de algodão e cana- de- açúcar.
Grande centro polarizador do comércio maranhense, a Praia Grande foi nos séculos XVIII e XIX a sede das primeiras atividades econômicas de médio e grande porte do Estado, ali se instalando grandes firmas comerciais, que abasteciam São Luís e o interior do Maranhão. Era também, um dos maiores pontos de recepção de escravos para as fazendas de algodão ou para trabalharem em benefício da aristocracia rural que passou a habitar os grandes sobrados daquele espaço de opulência e riqueza.
No início da década de 60, com o surgimento da política do Governo Federal de interligar as capitais brasileiras através de rodovias, a estrutura comercial da Praia Grande declinou.
A Praia Grande faz parte do Centro Histórico da cidade de São Luís, onde as edificações tem características totalmente influenciadas pela arquitetura, portuguesa, sendo a maioria de três pavimentos, totalmente azulejados formando belos casarões, atualmente tombados pelo patrimônio histórico da União.
Bairro tipicamente de pescadores, o Desterro é um dos mais antigos da cidade. Nesse local, no início da colonização portuguesa, houve uma pequena ermida de frente para o mar dedicada a Nossa Senhora do Desterro. Foi o primeiro templo construído em São Luís, no século XVII.
Nesse bairro também está localizado o Convento das Mercês, onde funcionou o Corpo de Bombeiros e agora a Fundação da Memória Republicana.
O povoamento do Maranhão iniciou-se através do litoral onde os portugueses se concentraram e desenvolveram a agricultura de cana de açúcar. Com o desenvolvimento do plantio de cana, muitos engenhos foram construídos e inúmeras povoações surgiram em torno deles. Essas povoações deram origem às cidades de Santo Antônio de Alcântara, Itapecuru, Rosário, Icatu e outras.
A ocupação definitiva do interior só iniciou-se depois de vários anos de ocupação do litoral, através de três correntes principais de povoamento:
Corrente dos Jesuítas
Corrente Pastoral (sul do Estado, através dos piauienses, cearenses, sertanistas e vaqueiros)
Corrente Agrícola (séc. XVIII, com o cultivo do algodão, que era inclusive exportado para a Inglaterra.
Expulsos da França Antártica, os franceses fazem uma Segunda tentativa, desta vez em terras do Maranhão, conhecida pelos índios Tupinambás como Upaon Açu (Ilha Grande). Em 1612, Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, chega ao Maranhão com uma expedição, com a finalidade de fundar uma colônia francesa, chamada França Equinocial, por se encontrar além da linha equinocial.
Principais fatos da presença francesa em São Luís:
Primeira Missa - 12 de agosto de 1612
Fundação de São Luís - 8 de setembro de 1612
Principal confronto - Batalha de Guaxenduba
Expulsão dos franceses - 1615
Em novembro de 1641, uma expedição holandesa sob o comando de Pierre Boas chegou ao Maranhão e tomou a cidade de São Luís, saqueando casas e igrejas. Em setembro de 1642, os maranhenses organizaram uma reação no vale do Itapecuru. A glória da expulsão dos invasores coube ao Capitão Antônio Teixeira de Melo que, retornando à cidade em 28 de fevereiro de 1644, encontrou-a praticamente em ruínas.
As informações atualizadas e disponibilizadas no endereço:
https://sites.google.com/site/profjeanmarlos/
Crise, cultura e contemporaneidade
São Luís (MA), 18 a 20 de abril de 2011
Centro de Ciências Humanas – CCH
Campus Universitário do Bacanga - Auditório A
MINI CURSOS OFERECIDOS:
APÊNDICE B - II Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência
18 a 20 de abril de 2012
Centro de Ciências Humanas – CCH
As informações atualizadas e disponibilizadas no endereço:https://sites.google.com/site/profjeanmarlos/
Apoio financeiro:
MINI-CURSOS OFERECIDOS
APÊNDICE C - III Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência
Dinheiro, trabalho, técnica e alteridade
8 a 10 de abril de 2013
CCH-UFMA
MINI CURSOS OFERECIDOS
APÊNDICE D - IV Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência
Afeto, ética e violência no mundo da vida contemporâneo
16 a 18 de abril de 2014 – Auditório Setorial – CCH – UFMA
MINI CURSOS
1: A Fenomenologia de Descartes a Husserl - uma perspectiva epistemológica e 2: Introdução Psicopatologia Fenomenológica Ministrante: Prof. Dr. José Olinda Braga - UFC
Edmund Husserl - Nascimento: 08 de abril de 1859 Falecimento: 27 de abril de
Se assim estiver certo, resultaria daí a Psicologia estar mais chegada à Filosofia – por meio da Fenomenologia – em virtude de razões essenciais, e o seu destino continuar intimamente ligado a ela, apesar de ser verdade que a Psicologia não é nem pode ser Filosofia, tão pouco como Ciência Física. (EDMUND HUSSERL, 1965)
Links recomendados:
RNUFEN - Revista do Núcleo de Estudos Fenomenológicos
http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rnufen/
Instituto de Psicologia Fenomenológico - Existencial do Rio de Janeiro - IFEN
BIBLIOTECA HUSSERLIANA:
Revista Fenomenologia & Psicologia
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/fenomenolpsicol
Membros:
São Luís:
Psic. Ms. Graco Silva Macedocouto
Psic. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba - Líder
Psic. Ms. Neiliane Lima Lucena
Neemyas Kerr Batalha dos Santos
Rafael Pinheiro - Mestrando em Filosofia
Psic. Valéria Christiny Albuquerque Sá - Mestranda em Psicologia
Discentes Graduação:
Fortaleza:
Dr. Psic. José Olinda Braga - UFC
Rio de Janeiro:
Dr. Prof. Aquiles Cortes Guimarães - Líder
Dr. Prof. Crisostomo Lima da Silva
Psic. Ms. Braz Weneck
Parnaíba/Pi: