Baixe aqui os documentos e orientações da OBA e da MOBFOG
*INSTRUÇÕES GERAIS PARA XXI OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA
*INSTRUÇÕES GERAIS PARA XII MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional.
DAS PROVAS. A escola Pompeu de Barros realizara a prova do nível 4. Essa é destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. Duração desta prova será de até quatro horas.
DO LOCAL DA PROVA. A prova deverá ser realizada nas dependências da Escola Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros no dia 18 de maio de 2018, em horário a ser marcado pelo professor representante.
DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS. A prova será constituída de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica. Os conteúdos das provas em cada um dos níveis serão:
ASTRONOMIA: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu.
Astronáutica: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais. A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.
PERGUNTAS PRÁTICAS E/OU OBSERVACIONAIS. Poderá haver uma ou duas perguntas baseadas em atividades práticas e/ou observacionais. Para responder a estas perguntas o aluno precisará ter feito previamente uma atividade prática e/ou observacional que está disponível no site:https://sites.google.com/site/geopompeu/ ou http://www.oba.org.br. Os alunos poderão fazer individualmente ou em grupos estas atividades práticas e/ou observacionais. Recomendamos, contudo, que os alunos sejam orientados e ajudados no que for possível por um professor, para que desenvolvam as atividades práticas e/ou observacionais pedidas.
DA PREMIAÇÃO.
Certificados: Todo aluno participante receberá um certificado com seu nome grafado. A OBA se reserva o direito de enviar certificados somente para os alunos que tenham obtido nota acima de um valor mínimo, caso não obtenha recursos suficientes.
Premiação nacional - Medalhas: Serão enviados, no final do mês de outubro ou início de novembro, certificados para os alunos participantes. Serão distribuídas entre os alunos de maiores notas (nível de Brasil), cerca de 40.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze.
Jornada Espacial: Cerca de 60 alunos serão selecionados para participarem da Jornada Espacial. Serão pré-selecionados somente alunos do ensino médio, de qualquer ano/série, com as melhores notas de Astronáutica e que ainda não tenham participado da Jornada Espacial. Para alunos com a mesma nota de Astronáutica o desempate dar-se-á considerando-se a maior nota total (Astronomia + Astronáutica). Se ainda assim permanecer o empate, utilizar-se-á a quantidade de vezes que o aluno participou da OBA (o aluno com maior quantidade de participações terá preferência). Como último critério de desempate utilizar-se-á a idade do aluno, dando-se preferência ao mais velho. O professor representante da OBA nas escolas que tiverem seus alunos pré-selecionados, serão convidados a participar da Jornada Espacial.
Olimpíadas Internacionais: Todos os alunos do ensino médio, com nota maior ou igual a sete, nascidos depois de 31/12/99, são automaticamente convidados para participarem do processo de seleção das equipes internacionais. Todos eles deverão se cadastrar num site cujo link será informado aos professores representantes da OBA nas respectivas escolas destes alunos. Todos farão um pequeno simulado online para fins de treinamento e três provas online entre outubro e dezembro, contendo cerca de 20 perguntas de múltiplas escolhas em cada prova, com cerca de 2 horas corridas para serem feitas, com a condição de que duas respostas erradas anulam uma correta. Sendo que a alternativa “em branco” não prejudica o participante. Após a terceira prova online serão selecionados cerca de 150 alunos com as maiores médias nas provas online para fazerem, em março, uma prova presencial, todos juntos, no mesmo local, para só então selecionarmos cerca de 30 alunos que receberão treinamentos intensivos à distância e serão reunidos presencialmente mais duas vezes. Ao final deste processo selecionaremos as duas equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, IOAA, e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica, OLAA. A CO/OBA fará a seleção das Equipes Brasileiras, respeitadas as normas das Olimpíadas Internacionais. Os custos dos treinamentos e participações na IOAA e OLAA serão rateados entre os participantes.
REGULAMENTO DA XVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - XVI OBA - 2013.
1 - DA OBA. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
2 - DOS PARTICIPANTES. Poderão participar todos os estudantes, regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental. Se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada para participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a outra escola cadastrada. A inscrição do aluno deverá ser feita pelo professor que aplicará a prova. Para fazer a prova os alunos só poderão usar lápis preto ou colorido, borracha, régua e caneta. Não é permitida a consulta a materiais ou a pessoas ou o uso de calculadora.
3 - DO LOCAL DA PROVA. A prova deverá ser realizada nas dependências da escola. O horário da prova será divulgado na hora da inscrição e também no mural da escola durante o período de incrições.
4 - DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS. As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados por muitos dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. A prova será constituída de 5 perguntas de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2 sobre Energia. Os conteúdos das provas do nível 4 (Ensino médio) serão:
Nível 4 (Ensino médio).
ASTRONOMIA: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu.
ASTRONÁUTICA: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais. A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.
ENERGIA: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental. Cálculo do Consumo Residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água.
5 - PERGUNTAS PRÁTICAS E/OU OBSERVACIONAIS. Poderá haver uma ou duas perguntas baseadas em atividades práticas e/ou observacionais. Para responder a estas perguntas o aluno precisará ter feito previamente uma atividade prática e/ou observacional que será divulgada com antecedência. Os alunos poderão fazer individualmente ou em grupos estas atividades práticas e/ou observacionais.
6 - DA CORREÇÃO DA PROVA. As provas serão corrigidas pelos professores aplicadores das mesmas, com base num detalhado gabarito a ser enviado pela CO/OBA logo após a prova. As provas com as 10 maiores notas devem ser enviadas, pelos correios, à CO/OBA, imediatamente após serem corrigidas, e dentro do prazo estipulado pela CO/OBA. As demais provas deverão permanecer sob a guarda do professor representante da escola pelo período de um ano, após o qual poderão ser descartadas ou devolvidas aos respectivos alunos. As provas terão 3 seções bem distintas, isto é, uma com 5 perguntas de Astronomia, outra com 3 perguntas de Astronáutica e outra com 2 perguntas de Energia, totalizando 10 perguntas.
7 - DA PREMIAÇÃO.
a) Premiação nacional - Medalhas: A CO/OBA depois de receber todas as listagens com os nomes e notas dos participantes vai relacionar, por ordem decrescente as notas. Serão enviados, no final do mês de outubro ou início de novembro, certificados para todos os alunos participantes. Serão distribuídas, aos alunos de maiores notas, a nível nacional, cerca de 33.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Uma solenidade de premiação poderá ser organizada na escola para a entrega das medalhas e certificados com a presença de alunos, professores, pais, autoridades, imprensa, rádio, TV, etc.
a) Premiação nacional - Certificados: Todo aluno participante receberá um certificado com seu nome grafado. O professor representante da escola, bem como seus colaboradores e diretor da escola receberão um certificado de participação da CO/OBA. Também será enviado um certificado em nome da Escola. Abaixo do nome do aluno constará o tipo de medalha que ele ganhou, caso ele seja premiado. A OBA se reserva o direito de enviar certificados somente para os alunos que tenham obtido nota acima de um valor mínimo, caso não obtenha recursos suficientes.
c) Jornadas: Alunos com as melhores notas a nível nacional serão selecionados para participarem da Jornada Espacial, da Jornada de Energia, da Jornada de Foguetes (se participaram da Mostra Brasileira de Foguetes) e do Space Camp.
8 - DA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES PARA AS OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS. A CO/OBA fará a seleção das Equipes Brasileiras, respeitadas as normas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia. As participações das equipes brasileiras nas mesmas, obviamente estão condicionadas à existência de recursos financeiros para tanto.
Inscrições a partir de 01 de Abril.
Com o(a) professor(a) de geografia.
JORNADAS
EVENTOS DECORRENTES DA OBA. Além de organizarmos a OBA e a MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES, organizamos os seguintes eventos envolvendo alunos e ou professores que participaram da OBA ou MOBFGO: 1) Escola de Astronomia; 2) Jornada Espacial; 3) Jornada de Energia; 4) Jornada de Foguetes; 5) Participação na Olimpíada Latino- americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), 6) Participação na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e 7) SPACE CAMP, ou seja, Acampamento Espacial.
1 - ESCOLA DE ASTRONOMIA. Em 2012 selecionamos cerca de 2.500 alunos entre os cerca de 100.000 alunos participantes do nível 4, ensino médio. Para estes foram enviados textos de Astronomia, exercícios, etc a fim de prepara- los para as provas de seleção de duas Equipes para representarem o Brasil na VII Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (VII IOAA), a ser realizada na Grécia em 2013, e na V Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica, V OLAA, a ser realizada na Bolívia em 2013.
2 - JORNADA ESPACIAL. Anualmente selecionamos um grupo de 60 alunos e os seus professores, dentre aqueles de melhores notas de Astronáutica e pertencentes ao ensino médio e os convidamos para participarem da Jornada Espacial, em São José dos Campos, SP. Esta Jornada Espacial é realizada pela Agência Espacial Brasileira nas instalações do CTA, com parcerias com o IAE, INPE e MAB.
3 - JORNADA DE ENERGIA. Anualmente selecionamos um grupo de 25 alunos e os 25 respectivos professores, dentre aqueles de melhores notas nas questões de energia e os convidamos para participarem da Jornada de Energia. Nesta ocasião visitam o Planetário do Rio de Janeiro, conhecem o ONS – ORDENADOR NACIONAL DO SISTEMA, empresa que controla a geração e transmissão de energia de todo o Brasil, visitam a Usina de Funil em Itatiaia e, quando possível, a Usina Nuclear de Angra dos Reis. Em 2012 esta Jornada não foi realizada por falta de recursos. Esta Jornada de Energia é realizada pela Eletrobras Furnas.
4 - JORNADA DE FOGUETES. Dentre os participantes da VII MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES selecionaremos as equipes que fizerem os mais longos lançamento de foguetes do ensino médio e os convidaremos para a V Jornada de Foguetes. Nesta ocasião eles apresentam seus foguetes, bases de lançamento e os lançam na frente de uma comissão julgadora, além de assistirem palestras com especialistas em foguetes. As 100 melhores equipes de 2012 foram chamadas para participarem da IV Jornada de Foguetes, realizada no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, RJ, em outubro de 2012. Faremos o mesmo em 2013.
5 - OLIMPÍADA LATINO-AMERICANA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, OLAA. Selecionaremos cinco alunos para representarem o Brasil na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica. A I OLAA foi organizada pelo Brasil, realizada em Mendes, RJ, em 2009, a II OLAA foi realizada na Colômbia em 2010. A terceira foi realizada em Passa Quatro, MG, em 2011, a IV OLAA foi realizada novamente na Colômbia em 2012. A V OLAA será realizada na Bolívia em 2013.
6 - OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA (IOAA). Selecionaremos cinco alunos para representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A VI IOAA foi realizada no Brasil, em Vassouras, RJ, em Agosto de 2012 e a VII IOAA será realizada na Grécia em 2013.
7 - III SPACE CAMP. Em parceria com a empresa Acrux Aerospace Technologies, de São José dos Campos, SP, organizaremos este evento para premiar alunos e professores que fizeram longos lançamentos dos seus foguetes e ou obtiveram excelentes nota na XVI OBA. Em janeiro de 2012 foi realizado o II Space Camp com os participantes da XV OBA de 2012 na cidade de Taubaté, SP.
A Escola Pompeu foi selecionada para participar do III Space Camp, porém não fomos devido ao pouco tempo que tivemos para arrecadar dinheiro para a estadia em São José dos Campos e Taubaté – SP.