Introdução à Inteligência Artificial

Página da Prof. Thaís Gaudencio do Rêgo, com conteúdo da disciplina de Inteligência Artificial e projetos do ARIA

Contato: gaudenciothais@gmail.com 

(e-mails e gtalk)

   Notícias - 2021


Enriquecimento de dados, Inteligência Artificial e atuação do profissional bibliotecário - Palestra com a bibliotecária Fabíola Vizentim com a mediadora Thaís Gaudencio. Dia 25/03/2021 - Transmissão ao vivo no canal do YouTube da TV UFPB.

Webinário organizado pela Secretaria de Educação, Ciência Tecnologia do Estado da Paraíba comemorando o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência - Dia 11/02 - às 15:00, Como é ser uma mulher cientista - palestra de Thaís Gaudencio com a mediação de Márcia Dementshuk.

   Notícias - 2020


Palestra sobre IA e a participação de mulheres em seu mercado pro WIE da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O WIE é um programa de Mulheres na Engenharia (Women in Engineering) que encoraja esse público a perseguir e alcançar o sucesso e a excelência em suas carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. A palestra está disponível no formato podcast da WIE - UEL.

Palestra sobre IA e suas aplicações no VI Encontro Nacional da Agroindústria e I Encontro Internacional da Agroindústria.  Dia 17/12 às 10:00 no canal do YouTube do evento. Mais detalhes em: @enageiagro 

Palestra sobre Ética x Inteligência Artificial no III Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública - O evento acontece nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2020. Mais detalhes no site do evento.

Abertura do Encontro de Extensão 2020 da UFPB com o também coordenador do ARIA, Yuri Malheiros e com nossa colaboradora, a Professora Danielle Rousy. A palestra que fala sobre Inteligência Artificial está disponível no canal Portal PROEX UFPB, no YouTube.

Palestra dia 13 de Outubro de 2020 sobre aplicação da IA e de ferramentas automatizadas no ensino de biologia e ciências durante o III seminários integrados de biologia da UFCG. Tá no canal do YouTube do ARIA!!! 

Curso de IA pra todos! Sem pré requisitos. Participando de 75% do curso, disponibilizaremos certificado. O evento vai ser segundas e quartas no canal do ARIA no YouTube, de 19:00 às 20:00. Para garantir o certificado inscreva-se no site do sigeventos da UFPB. Todos os links estão na imagem. O evento é de graça.

Entrevista com vinho para o Prof. Dr. Sávio Torres de Farias, do Departamento de Biologia Molecular, da UFPB sobre IA e biologia. A entrevista está disponível no canal Ciência nas sombras do YouTube.

Entrevista dada pela Prof. Thaís Gaudencio para a página do Instagram @modernaparahyba sobre o tema Apocalipse Tecnológico: as máquinas inteligentes são tão más assim?

TCE Talk Saúde 4.0 - Tecnologias disruptivas e transformadoras a serviço da saúde pública com Nadja Oliveira, Thaís Gaudencio, André Agra e Rafael Grempel. Dia 13/02 de 10:00 às 12:00 no Espaço Cidadania Digital no TCE - PB.

1o Meetup do MIA (Meet de IA da PB) no dia 06 de fevereiro às 20:00 no UNIESP com os convidados Thaís Gaudencio do Rêgo e o engenheiro de dados, Felipe henrique.

O trabalho intitulado “Uso de aprendizagem de máquina na interpretação de polimorfismos genéticos para suporte ao diagnóstico em pré-eclampsia” de autoria de Maria Carolina Fernandes dos Santos, Aléxandros Augustos Aranha Portelada Catharino de Souza, Luiza Peixoto dos Santos Cavalcante, Maria Luiza de Sousa Silva, Cristina Wide Pissetti e Thaís Gaudencio, recebeu o prêmio de 1o lugar entre os trabalhos apresentados no III Curso de Verão em Genética da Universidade Federal de Goiás, realizado entre os dias 27 de Janeiro e 01 de Fevereiro de 2020, na cidade de Goiânia – GO.

   Notícias - 2019


O trabalho intitulado "Uso de Aprendizagem de Máquina na interpretação de Polimorfismos Genéticos para Suporte ao Diagnóstico em Pré-eclâmpsia." foi APROVADO no III Curso de Verão em Genética. O trabalho foi resultado da parceria da Professora Cristina Pissetti do Centro de Ciências Médicas da UFPB com a Professora Thaís Gaudencio, do ARIA, e desenvolvido por alunos do curso de Biomedicina e de Engenharia da Computação, dessa mesma instituição. O evento acontece de 21 a 25 de Janeiro na Universidade Federal de Goiás.

Sovereign risk ratings’ country classification using machine learning foi selecionado para apresentação oral na “Sessão de Apresentações Técnicas” no II EBDS (II Encontro Brasileiro de Data Science)  – 2019. O trabalho foi baseado no TCC do aluno Diego Ramon Bezerra da Silva, do curso de Engenharia da Computação, sob orientação dos professores Thaís Gaudêncio do Rêgo e Bruno Ferreira Frascaroli, do Departamento de Economia, da UFPB. O evento aconteceu em SP nos dia 09, 10 e 11 de Dezembro. 

Palestra: Inteligência Artificial para a Pesquisa Geográfica, às 9:00, dia 10/12 no DGEOC. Evento organizado pelo Centro Acadêmico da Geografia e Profa. Andrea porto, do mesmo curso.

Reportagem sobre a UFPB no Programa Bom Dia Paraíba, da Globo, do dia 04/12/2019 com entrevista da professora Thaís Gaudencio

https://globoplay.globo.com/v/8138301/programa/

Como a inteligência artificial está impactando na sociedade. Matéria do Correio Debate do jornalista Hermes de Luna realizada com entrevistas, entre outros, aos professores Danilo Santos - UFCG, Misael Moraes - UEPB e Thaís Gaudencio - UFPB

Palestras no TCE - PB, dia 22/11/2019, de 9:00 às 12:00 sobre inteligência artificial e 5g com os professores Danilo Santos - UFCG, Misael Moraes - UEPB e Thaís Gaudencio - UFPB, seguidas por uma mesa redonda com os palestrantes. Evento aberto ao público.

O aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPB, Victor Miranda, orientando da Professora Thaís Gaudencio, teve o trabalho "A low-cost approach to data collection and processing for autonomous vehicles with a realistic virtual environment" aprovado para apresentação oral na Conferência Autonomous Vehicles and Machines do IS&T Electronic Imaging 2020. O trabalho trata de parte de sua pesquisa de mestrado e o evento acontecerá de 26 a 30 de Janeiro em Burlingame, na Califórnia.

A aluna de PIBIC e TCC, sob orientação da professora Thaís Gaudencio, Annie Elizabeth, do curso de biotecnologia da ufpb, teve o trabalho "Abordagem de aprendizagem de máquina para predição de polimorfismos de nucleotídeo único com potencial oncogênico" aprovado na VII Semana de Biociências e Biotecnologia em Saúde, aconteceu de 09/12/2019 à 13/12/2019 na FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Aggeu Magalhães), em Recife. O trabalho é desenvolvido em parceria com professores da UFRN.


 A aluna de engenharia da computação da UFPB Suanny Fabine foi à Vancouver dia 04 de Dezembro apresentar o trabalho "Soccer Match Statistics Predictor Using Machine Learning" desenvolvido na disciplina de IA em 2018.2, no congresso 14th annual Women in Machine Learning, que acontece dentro do NIPS, Thirty-third Conference on Neural Information Processing Systems, um dos maiores eventos de IA do mundo. O congresso esse ano contará com a apresentação de 5 trabalhos desenvolvidos no Brasil, sendo o de Suanny um deles. Tem mais sobre o trabalho no Link Pesquisas do ARIA.

https://wimlworkshop.org/2019/program/

O trabalho intitulado "Single-cell systems analysis of long non-coding RNAs along heart development" foi aprovado no III International Symposium on Integrative Bioinformatics, que acontecerá em Pucon, no Chile. O trabalho será apresentado por Thaís Ratis, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFRN sob orientação dos professores Thaís Gaudencio e Vinícius Coutinho, da Universidade do Chile, parceiro do ARIA.

Saiu na Revista Horizontes da Inovação, caderno complementar do Jornal A União sobre Ciências e Tecnologia da PB no dia 03 de Novembro, matéria sobre Inteligência Artificial e com entrevista feita à Professora Thaís Gaudencio pela jornalista Márcia Dementshuk.


Em 2019, os alunos Vinícius Wanderley, Caio Moraes e Douglas Maia foram representar os estudantes da UFPB no XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e WEB ! Os alunos do Centro de Informática - UFPB foram apresentar pesquisas com acessibilidade desenvolvidas por integrantes da parceria ARIA e LAViD de títulos: 

A Study on the Use of Sequence-to-Sequence Neural Networks for Automatic Translation of Brazilian Portuguese to LIBRAS

Vinícius Veríssimo (UFPB), Cecília Silva (UFPB), Vitor Hanael (UFPB), Caio Moraes (UFPB), Rostand Costa (UFPB), Tiago Maritan U. Araújo (UFPB), Manuella A.C.B. Lima (UFPB), Thaís G. do Rêgo (UFPB)

Analysis of Rule-Based Machine Translation and Neural Machine Translation Approaches for Translating Portuguese to LIBRAS

Caio César M. de Oliveira (UFPB), Thaís G. do Rêgo (UFPB), Manuella A.C.B. Lima (UFPB), Tiago Maritan U. Araújo (UFPB)

Using Convolutional Neural Networks for Fingerspelling Sign Recognition in Brazilian Sign Language

Douglas F.L. Lima (UFPB), Armando S. Salvador Neto (UFPB), Ewerton N. Santos (UFPB), Tiago Maritan U. Araújo (UFPB), Thaís G. do Rêgo (UFPB)

Identification of Speechless Intervals in Audio Tracks using Convolutional Neural Networks

Vinícius Wanderley (UFPB), Leonardo Villeth (UFPB), Virgínia P. Campos (UFRN), Tiago Maritan U. Araújo (UFPB), Thaís G. do Rêgo (UFPB)

Dia 25 de Outubro aconteceu em João Pessoa o Estação Hack do Facebook. O evento é organizado no Brasil pela Mastertech e tem como objetivo a colaboração e o desenvolvimento econômico e tecnológico do país. Esse ano, a Professora Thaís Gaudencio, com os alunos do curso de engenharia da computação: Mayra, Luciano e Lucas, formaram o time de NINJAs (Need Information Now Just Ask), como monitores na aula de CCS para desenvolvimento de um site sobre um problema de interesse dos alunos e sua solução.

No período de 21 a 25 de outubro de 2019 foi realizada nas dependências da UFPB, com o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, dos programas de Graduação em Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal da Paraíba, a sétima edição da BIT.WEEK. Esse ano, o evento contou com a mesa redonda sobre Inteligência Artificial, no dia 24 de Outubro, nas presenças dos pesquisadores do ARIA: Thaís Gaudencio, Tiago Maritan e Yuri Malheiros.

O Guia da Faculdade do Jornal Estadão em 2019 trouxe entrevista com a Professora Thaís Gaudencio sobre o curso de Engenharia da Computação da UFPB, do qual foi coordenadora e vice-coordenadora por vários anos. Link sobre a matéria: http://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/engenharias/

O trabalho de TCC de Marília Karla, graduada em Engenharia da Computação na UFPB, rendeu mais frutos além de sua apresentação no 13th annual Women in Machine Learning. Em 2019, Douglas Lima apresentou o artigo de título: A deep learning approach to detect hyoid bone in ultrasound exam. O trabalho foi desenvolvido ainda por Cecilia Silva, Lucas Lima, Bianca Costa, Desiré Magalhães, Darlyane de Souza Barros Rodrigues, Thaís Gaudêncio do Rêgo, Leandro Pernambuco e Ary Santos, em uma parceria do ARIA com o Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Tem mais sobre o trabalho no Link Pesquisas do ARIA.


No STIL - Symposium in Information and Human Language Technology, o trabalho "Um Conjunto de Dados Extraído do Twitter para Análise de Sentimentos na Língua Portuguesa", desenvolvido por Ewerton Silva (Universidade Federal da Paraíba - Brazil); Rodolffo Teles Araujo Nunes (Universidade Federal da Paraíba - Brazil) e Igor Leal Antunes (UFPB - Brazil) sob orientação dos coordenadores do ARIA: Thaís Gaudêncio do Rêgo (Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Brazil) e Yuri Malheiros (Universidade Federal da Paraíba - Brazil) foi apresentado na forma de pôster. 

Palestra "Inteligência Artificial, os impactos e oportunidades para o seu negócio" com André Agra e Thaís Gaudencio, no Business Impact Office, dia 17/10/2019, às 19:30.

Dia 10 de Outubro, às 7:30 teve entrevista com a Professora Thaís Gaudencio sobre inteligência artificial na Rádio Tabajara, no programa semanal sobre Ciências e Tecnologia apresentado pela jornalista Márcia Dementshuk. 

No TDC 2019 | Recife, O ENCONTRO DE COMUNIDADES E EMPRESAS NO BRASIL, na Trilha Inteligência Artificial e Machine Learning, o ex-aluno do ARIA, agora engenheiro da computação, Elcius Ferreira, apresentou seu TCC de título Machine Learning e Política Brasileira: Prevendo aprovação ou rejeição de leis. Os slides da apresentação, inclusive, estão disponíveis no site! Tem mais sobre o trabalho também no Link Pesquisas do ARIA.

Aconteceu no dia 18 de Setembro no Auditório da Reitoria da UFPB, a XVIII Semana da Biologia. Esse ano a Professora e bióloga Thaís Gaudencio fez palestra sobre Inteligência Artificial com aplicações em Biologia.

Saiu no Jornal A União, no dia 1 de Setembro, matéria sobre pesquisas desenvolvidas pelo Professor Yuri Malheiros, coordenador do ARIA, com alunos do Centro de Informática e Departamento de Ciências Exatas da UFPB, com apoio da Professora Thaís Gaudencio. O foco foi principalmente em trabalhos sobre processamento de linguagem natural, que podem ser melhor entendidos aqui no site na aba Pesquisas do ARIA.

Foi apresentado no NEURODC 2019 (Convenção Nacional dos Departamentos Científicos da Academia Brasileira de Neurologia, o trabalho de título MONITORING OCULOMOTOR BEHAVIOR DURING A VISUAL INFERENCE LANGUAGE TEST: CONTRIBUTION OF EYETRACKING TECHNOLOGY. O trabalho foi desenvolvido por Ariella Belan, Marina von Zuben Camargo; Marta Pereira; Jose Olívio Assis Filho; Adriano Santos; Suanny Fabine Vieira; Thaís Gaudencio do Rêgo e Orestes Forlenza, em uma parceira do ARIA com o Laboratório de Neurociências (LIM27), do Departamento e Instituto de Psiquiatria HCFMUSP.

No XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade foi apresentado o trabalho de título PREVISÃO DE VALORES DE AQUISIÇÕES GOVERNAMENTAIS: O USO DOS CONCEITOS DE DATA SCIENCE E MACHINE LEARNING, desenvolvido como TCC do aluno LUIZ HENRIQUE RODRIGUES DE OLIVEIRA sob orientação dos professores THAÍS GAUDENCIO DO RÊGO e JOSEDILTON ALVES DINIZ, em uma parceria realizada entre o ARIA e o Tribual de Contas do Estado da PB (TCE-PB). O trabalho fez parte de área Contabilidade Governamental e Terceiro Setor | Governmental and Third Sector Accounting  e concorreu aos Melhores.

No dia 30 de Maio os membros do Fórum Permanente de Administradores Tributários do Estado da Paraíba (FPAT-PB) receberam os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Thaís Gaudencio do Rêgo e Yuri de Almeida Malheiros Barbosa, para uma exposição sobre os trabalhos do Laboratório ARIA da UFPB com base em Inteligência Artificial (IA). A reunião, que foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), no Centro Administrativo do Estado, marcou oficialmente a participação da UFPB no FPAT.   Fonte: https://www.sefaz.pb.gov.br/announcements/7929-pesquisadores-da-ufpb-fazem-exposicao-de-inteligencia-artificial-para-membros-do-fpat

O Curso de Especialização em Educação Financeira - CEEF promoveu no dia 22 de maio, quarta-feira, 09h-13h, no Centro de Formação de Educadores de João Pessoa, o II Encontro de Educação Financeira - CEEF. O evento compõe o quadro nacional das atividades da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira e contou com a Mesa redonda - Uso de ferramentas aplicáveis à educação financeira:

Em maio foi dia de entrevista para TV UFPB sobre o laboratório VISIO/ARIA. A matéria ficou MUITO legal e está no canal da TV UFPB no YouTube. Participaram da entrevista os professores Yuri Malheiros e Thaís Gaudencio e os alunos Cecília Flávia e Douglas Felizardo.

No dia Internacional da Mulher em 2019 saiu no Jornal A União no quadro sobre Mulheres que Inspiram, entrevista com a Professora Thaís Gaudencio sobre sua trajetória e Inteligência Artificial.

A pesquisa intitulada Structural evolution of Glycyl-tRNA synthetases alpha subunit and its implication in the initial organization of the decoding system foi capa da Progress in Biophysics & Molecular Biology - Journal - Elsevier. O trabalho foi desenvolvido pelos Professores Thaís Gaudencio, Sávio Farias e Marco José, em uma parceria do ARIA com o Departamento de Biologia Molecular da UFPB e Universidade do México

Dias 11, 12 e 13 de Maio aconteceu em João Pessoa o Pint of Science, organizado pelo ARIA com apoio do Centro de Informática da UFPB e dos bares Recanto da Cevada e Bar 54. 

O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas em bares distribuídos em várias cidades do mundo.

Este ano, 2019, o Brasil está em primeiro lugar com 85 cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.