Atuação

Fonoaudiólogo atua em vários setores como trabalho preventivo (palestras e orientações), audiologia, tratamento de neonatal e pediátrica na neurologia, na otorrinolaringologia, entre outros e como conseqüência diminui a internação hospitalar do paciente, atuando em áreas neurológicas como Linguagem, Disfagia (dificuldade de alimentação) e Disartria. Também atua na área de aprendizagem, distúrbios de linguagem,atraso na fala e trocas fonêmicas.

1) Linguagem:

Aspectos relacionados ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, diagnósticos de atrasos ou retardos de linguagem, estabelece o tratamento para a habilitação crianças com atraso ou deficiência desta ordem e Também de ordem neurológicas como AVE, traumas cranianos, isquemias cerebrais, doenças degenerativas do sistema nervoso central, tumores intracranianos, seqüelas de neurocirurgias e outras condições clínicas pode ocorrer mudanças na linguagem, na fala ou emissões das primeiras palavras, deficiência na formação de frases; omissões e acréscimos de sons na fala; troca de fonemas.

2) Motricidade Oral:

A Fonoaudiologia atua na musculatura da Face, língua, palato, bochecha e boca. Soluciona problemas relacionados á: mastigação, sucção, deglutição, respiração, posicionamento da língua de modo errado, dificuldade ou impossibilidade de deglutir alimentos de forma segura que são chamadas de disfagias, trata também do mau alinhamento dentário quando a musculatura é flácida também tratando de pacientes com bruxismo.

3)Voz:

O profissional atua na promoção da saúde vocal, melhorando distúrbios da voz, reabilitando as disfonias. Como quando se torna áspera, rouca ou de difícil emissão, atuando assim com paciente acometido por câncer de cabeça e pescoço.

4) Aprendizagem:

Fonoaudiologia na escolar é de orientação, estimulação e detecção de problemas na área de comunicação oral e escrita e audição, assim atuando com crianças com déficit de atenção e hiperatividade e distúrbios de aprendizagem.

5) Disfagia:

A disfagia pode ser definida como dificuldade de deglutição, a terapia de fonoaudiologia pode minimizar as complicações da disfagia: desidratação, infecções pulmonares e subnutrição.

Larissa Rotta Oliveira

CRFa: 9873

Contato: (19) 98408-1500

Email : larissa_rotta@yahoo.com.br