Mesa de Luz para Animação

postado em 17 de mar de 2015 12:38 por Flávio Gomes   [ 29 de mar de 2015 06:30 atualizado‎(s)‎ ]


Nesta videoaula, vamos aprender a montar uma mesa de luz simples que pode ser de grande utilidade para quem trabalha com animação, para isso, vamos precisar de uma ou duas placas de acrílico de 25 x 35 cm para o formato A4 ou 35 x 45 para A3, caso queira usar apenas uma placa de acrílico, você precisará de uma placa do mesmo tamanho em mdf ou material semelhante para fazer a base. Vamos precisar também de um interruptor pequeno, uma fita de LED com transformador, um lacre, fios de cobre finos, alguns parafusos do tipo máquina com cabeça redonda e 3 mm de espessura e 6 tubinhos de plástico que podem ser feitos com tubo de caneta ou uma mangueira fina rígida.

Recomendo cuidado durante o processo de soldagem dos fios, se a fita de LED se aquecer muito, alguns pontos de luz podem se queimar. Recomendo também a instalação do interruptor na lateral da mesa, ele na parte superior, como eu fiz, pode atrapalhar durante a operação da mesma. Se tiverem dúvidas entre em contato que terei prazer em ajudar.



Peças de Resina em Molde de Silicone

postado em 15 de jan de 2015 03:59 por Flávio Gomes   [ 15 de jan de 2015 14:21 atualizado‎(s)‎ ]

Construção de Peças de Resina ‎(Acrílica odontológica e para artesanato)‎


Resinas são muito utilizadas para produção de peças pequenas e objetos que irão compor cenários ou personagens, eu já precisei utilizar garrafas, copos e coisas semelhantes em minhas animações e utilizei a resina para produção das peças. A resina acrílica cristal pode ser usada para produção de qualquer tipo de objeto que simule vidro, já a resina odontológica, que pode ser encontrada nas cores neutra e rosa, pode ser usada para produção de peças mais resistentes e que serão pintadas futuramente.

Peças feitas com resina
A resina acrílica odontológica tende a encher de bolhas se o molde for muito grande, para evitar isso, tente vedar a entrada da resina com um objeto de plástico, isso fará com que a peça não entre em contato com o ar durante o processo de catalização e em consequencia, não existirão bolhas.

A resina acrílica cristal pode ser usada com cargas minerais, quando queremos simular plástico ou outras coisas rígidas, adiciono um pouco de carbonato de calcio (calcita) que é vendido em lojas de artesanato ou de produtos para resina de vidro. É importante lembrar que a calcita deve ser adicionada antes do catalizador, adiciona-se a calcita à resina, mistura-se bem e em seguida o catalizador.

Ambas as resinas permitem o uso de pigmentos, existem pigmentos específicos para ambas, mais é legal testar novos pigmentos, já usei aquele pigmento comum para tinta PVA (xadrez) para pigmentar a resina acrílica cristal, já a odontológica reagiu melhor com tinta a óleo para tela.

A resina cristal tende a ficar grudenta após a retirada do molde, esse aspecto deve desaparecer em mais ou menos 24 horas, caso isso não ocorra, houve problema durante a inserção do catalizador, uma solução para isso é passar uma camada de acetona na peça ou pincelar o próprio catalizador da resina e aguardar. Se a proporção de catalizador for muito acima do indicado, a peça não perderá a característica pegajosa e em consequencia, você perderá a peça.

Se tiver dúvida de onde encontrar estas resinas, escrevi um pequeno artigo com algumas dicas, acesse aqui.


Como Fazer Molde de Silicone

postado em 7 de dez de 2014 17:59 por Flávio Gomes   [ 11 de jan de 2015 04:29 atualizado‎(s)‎ ]


Produzir moldes de Silicone é sempre útil em uma produção com a técnica de Stop Motion, os Moldes são úteis para produção de partes dos bonecos e objetos de cena, este tutorial simples mostra que qualquer um é capaz de produzir um molde bi-partido. Em breve outras dicas.








 

1-3 of 3