Vibrato

por Nilson Mascolo Filho

Nesta videoaula aprenderemos a fazer o vibrato.

O vibrato é importante para dar mais sentimento à nossa sonoridade. Ele deve ser executado com controle, alternando entre ondas mais longas e curtas, mais rápidas e lentas. Todos os flautistas têm seu próprio vibrato, com suas próprias características, o que torna possível reconhecer um flautista pelo seu vibrato. Você deve construir seu próprio vibrato de acordo com seu gosto pessoal. No entanto, é importante observar que o vibrato não deve ser a razão do som, e que devemos saber tocar qualquer frase musical com ou sem vibrato. 

Como fazer o vibrato: O vibrato é produzido pela variação da coluna de ar através da garganta. Durante o vibrato, o ar se alterna entre uma maior e menor quantidade, como pulsos de ar, mas a coluna de ar sempre continua, sem interrupção de seu fluxo.

Para aprender o vibrato, podemos usar algumas comparações. Por exemplo, é semelhante a tossir suavemente com a garganta aberta, produzindo a vogal "Ô". Outra comparação é o som "rourourou" do Papai Noel. É muito importante manter a garganta sempre aberta para permitir o livre fluxo de ar. Para praticar o vibrato, recomenda-se fazer o exercício com papel antes de tentá-lo na flauta. Seguem três exercícios:

Exercício para Vibrato

Exercício com papel:

Utilize um pequeno pedaço de papel com tamanho aproximado de 8x8cm. Segure a parte inferior do papel e sopre na parte superior do papel como se estivesse executando o vibrato na flauta. Observe a oscilação do papel que se curvará para frente com o fluxo de ar e voltará à sua posição original quando o fluxo de ar diminuir. Faça este exercício de modo que a oscilação do papel seja uniforme e regular. Comece com um ritmo lento e aumente a velocidade gradualmente.

Exercício com a flauta:

Abaixo das notas, representamos as seis oscilações da onda do vibrato que você deve executar. Faça o exercício na primeira oitava, conforme escrito, e repita o mesmo exercício oitavando na segunda oitava.

Um bom exercício para aprender vibrato é ouvir atentamente os grandes mestres da flauta, prestando muita atenção em seus vibratos. Ouça mestres como Jean-Pierre Rampal, Shigenori Kudo, Claudi Arimay, James Galway, Maxence Larrieu, Peter-Lukas Graf, András Adorján, Julius Baker, Emmanuel Pahud, Aurèle Nicolet, Alain Marion, Patrick Gallois e muitos outros.

Segue um exercício mais extenso para vibrato:

Exercício de controle do vibrato:

https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/home/artigos2/vibrato-na-flauta-transversal/Exercicio%20para%20Vibrato%20-%20Marcos%20Kiehl.jpg?attredirects=0

José Ananias, um dos mais proeminentes flautistas brasileiros, é músico da Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1986, e professor da Escola de Música de São Paulo desde 1990 - www.joseananias.com



Método usado na videoaula

- Método de iniciação em Flauta Transversal

Artigo relacionado

- Vibrato

<<<Voltar