Giuseppe Gariboldi

Giuseppe Gariboldi (17 de março de 1833, Macerata - 12 de abril de 1905, Castelraimondo) foi um virtuoso flautista e compositor italiano .

Em 1856, quando muito jovem, Gariboldi estudo com Giuseppe D'Aloe e mudou-se para Paris, onde trabalhou como compositor e virtuoso de flauta. Gariboldi ganhou grande fama como elegante flautista de concertos, e ocupou a cadeira de flauta naquele Conservatório por vários anos.

De 1859 a 1861, Gariboldi se apresentou na Bélgica, Holanda, Inglaterra e Áustria. Durante a Guerra Franco-Prussiana, em 1870 ele trabalhou na Cruz Vermelha.

De 1871 a 1895, Gariboldi ensinou flauta e composição na faculdade Rollen (hoje Lycée Jacques-Decour) em Paris. Em 1905, ele voltou com sua família na Itália e faleceu 12 de abril de 1905 em Castelraimondo.

Os trabalhos Gariboldi incluem numerosas peças de flauta (solo e com acompanhamento de piano). Alguns de seus estudos e estudos ainda são usados ​​no ensino, a saber Etudes mignonnes op. 131, 20 Petites Etudes op. 132, jornalistas de exercícios op. 89 and 15 Estudos modernos e progressivos . Gariboldi também compôs muitas músicas e três operetas .

Gariboldi honrou, com seu valor indiscutível, a arte da flauta italiana. Ele escreveu muito para seu instrumento, solo e com piano. Seus estudos sobre flauta permaneceram na literatura sobre flauta, obras insuperáveis ​​de clareza cristalina, continuidade discursiva lógica e linear e desenvolvimento de flauta com bom gosto. (Ed. Ricordi, Milão; Leduc, Costallat, Enoch, Menestrel, Paris; Litolff, Braunschweig; Augener, Londres; Schott, Mainz). Ele deu às cenas de três operetas da sorte (1868-1872) e é um autor instruído e brilhante de romances e melodias vocais. Gariboldi era também um maestro talentoso.

<<<Voltar