Burkart Flutes


A Flauta Burkart & Phelan foi fundada em 1982 por Lillian Burkart e James Phelan. Eles se conheceram na empresa de flauta Verne Powell. Na Powell Flutes, James Phelan realizava reparos de flauta, fabricava e trocava sapatilhas de flauta, construía chaves e tornou-se gerente Geral.  Lillian Burkart construía o corpo da flauta, chaves e sapatilhas dos Piccolos e os testavam. 

Lillian Burkart e James Phelan.

Originalmente Lillian Burkart e James Phelan fundaram a empresa Burkart & Phelan com o objetivo de prestar serviços a Powell Flute na fabricação de Piccolos. Trabalhando no departamento de assistência técnica, bem como no atendimento às necessidades de reparação dos Piccolos dos flautistas por todo o país. Lillian estudou as complexidades do instrumento.  Adquirido uma licença de fabricação de flauta, após seis meses de estudo em design, ferramentas e testes, Lillian produziu seu próprio Piccolo, que combina os melhores atributos acústicos de todos os Piccolos que estudou. Durante nove anos, este Piccolo de Lilian foi produzido na fabricada de Burkart-Phelan e distribuído pela Powell como sendo Piccolo Powell.

Lillian Burkart e James Phelan casaram-se em 1984 e mudaram a empresa para Stoneham, Massachusetts. Foi também nesse ano que James Phelan comprou parte da empresa Powell Flute de Dick Jerome e Elmer Waterhouse. Em 1986, Lillian voltou a Powell para construir bocais para Piccolo. Mais uma vez, seus esforços resultaram em aumento de vendas e permitiu Powell se expandir para o Japão e Coréia. 

James Phelan começou a cursar engenharia mecânica em 1986, reconhecendo a necessidade de trazer a tecnologia do século 20 para o processo de fabricação de flauta. No mesmo ano, ele fechou um nova parceria, que trouxeram uma injeção de capital e gestão de conhecimento. Em 1989, James Phelan vendeu sua parte da empresa Powell Flute para Steven Wasser. Ainda em 1989 James se formou no curso de engenharia mecânica na Universidade Northeastern. Quando James terminou seus estudos, Burkart-Phelan havia crescido muito sob a direção de Lillian.

Simbolo da Marca Burkart & Phelan

Após sua formação, James entrou no mundo da Engenharia Mecânica trabalhando com projetar de componentes automobilístico, instrumento cirúrgicos e armas. Depois de alguns anos, a demanda de piccolos aumentou muito, e James resolveu a juntar-se novamente a sua mulher na fabricação de instrumentos, unindo suas habilidades de engenharia aos seus 18 anos de experiência na fabricação de flauta. 

Como líder mundial em fabricação de piccolo, Lillian, juntamente com a especialidade de engenharia de Jim, introduziu o novo piccolo Burkart & Phelan em agosto de 1998. Este instrumento é um flautim feito à mão, de preço moderado, com corpo de madeira de grenadilla e chaves de prata maciça. 

Em março de 1998 a oficina e escritórios de Burkart-Phelan mudou-se para uma instalação expandida em Acton, Massachusetts, no subúrbio de Boston. Em abril de 2006, Burkart-Phelan  mudou-se para o edifício do moinho histórico, Phoenix Park, em Shirley, Massachusetts . Uma lugar maior, com máquina maiores, maior eficiência na na areá de fabricação de flautas com sala de testes. Burkart-Phelan lançou em 2007 algumas inovações como flautas como mecanismo sem pinos, micro-Link, e o XXV Piccolo, sempre procurando a eficiência e avançada engenharia.

 

Em 2008,  Burkart-Phelan lançou uma linha mais acessível de flauta no qual chamou de Resona. As Flautas Resona seguem a mesma filosofia das flautas  Burkart-Phelan


 
Atualmente as flautas e Piccolos produzidos por Burkart-Phelan são desejados por estudantes, professores, amadores e profissionais em mais de 35 países.

Assista aqui um pequeno documentário divido em cinco gravações, sobre a fabricação das flautas Burkart.
- Acesse a linha do tempo das flautas Burkart.

Lillian Burkart 

Alguns flautistas que toca com Flauta Burkart:
Jim Walker, Carol Wincenc, Jessica Dalsant, José Ananias Souza Lopes, Savio Araujo, Marcelo Parizzi, Marcelo Bomfim, Linda Chesis, Catherine Ransom Karoly, Leandro Porfirio.

Ouça som da Burkart:
Selecionei algumas gravações para ouvir o som da Burkart:

M. Carrilho, Valsa - Flautista José Ananias & Quinteto de Sopros da OSESP


Carnival of Venice - Jazz - Flautista Jim Walker


Flautista José Ananias tocando sua Flauta Burkart Elite 14K. - Charles Koechlin, Fourteen Pieces for Flute and Piano, Opus 157 Bis.


Flautista Catherine Karoly tocando sua Flauta Burkart - Faure, Fantasie for flute, Op. 79.




Fotos
(clique na foto para ampliar)
Burkart Elite 14K



Compra:
Compre já sua Burkart e Resona:
Interessados para mais detalhes, fotos e compra, entre Contato:
Nilson Mascolo Filho - (11) 99366-0470
Acesse também a seção de Venda de Flauta


Fonte: Seção History do Site da Burkart Flutes.

Site da Burkart Flutes