Trino - Trill - Trille - Trinado - Mordente - Mordent - Mordant
O que é como executá-lo.

Trino
O Trino, ou como também é chamado, Trinado, Trill, Trille, é um adorno, um enfeite executado com freqüência na música clássica.   O Trino são repetições regulares e rápidas a partir de uma notas principal e outra superior. 

O simbolo do trinado é o tr acima da nota principal do trinado e a duração do trinado é igual ao tempo de duração da nota principal.

Para ficar mais clara e fácil a compreensão, observe as figuras e pautas abaixo onde demonstra a  forma de se escrever o Trino e a forma de ser executar.

Exemplos de trinados

*exemplos tirados do  Método  Completo de Flauta de  Taffanel & Gaubert . 

A página 55 do  Método Completo de Flauta de Taffanel & Gaubert contém de forma mais completa Explicações e Exercícios para o aprendizado de Trinados. Para este Métodos, acesse a seção Metodos

Baixe abaixo as Digitação dos diversos trinados executados pela Flauta, Tabela da Gemeinhardt. Ou ainda entre neste link abaixo onde contém as digitação dos Trinos.

Assista abaixo a Música Valentine Trills for solo Flute de Joan Tower, na performance da Flautista Nina Perlove o observe a execução dos Trinados.

Mordente
O Mordente, ou como também é chamado, Mordent, Mordant,  é também um adorno, um enfeite executado com freqüência na música clássica.   Modente é batimento rápido de uma nota principal a uma nota superior ou inferior e de volta a nota principal. 
O simbolo do modente é  ~ acima da nota principal. Para ficar mais clara e facil a compreensão, observe as figuras e pautas abaixo onde demonstra a  forma de se escrever o Modente e a forma de ser executar.


*exemplos tirados do  Método  Completo de Flauta de  Taffanel & Gaubert . 

A página 65 do  Método Completo de Flauta de Taffanel & Gaubert contém de forma mais completa Explicações e Exercícios para o aprendizado de Modente. Para este Métodos, acesse a seção Metodos

Nilson Mascolli Filho
Ċ
Nilson Mascolo Filho,
10 de set de 2010 06:08
Ċ
Nilson Mascolo Filho,
14 de jun de 2013 12:43