O que é Pé em Dó e Pé em Sí?

A Flauta transversal é constituída por Três partes, a menor parte que se encaixa na parte inferior da Flauta é chamado de Pé. Veja Foto.
Pé em Dó: O pé da Flauta é responsável na execução das notas mais graves.  Algumas Flautas têm pé que produzem até o Dó e por isso são chamadas de Flauta com Pé em Dó.  Veja abaixo Pentagrama com a nota mais grave que a Flauta com pé em Dó executa.
Nota mais grave da Flauta com Pé em Dó é a Nota Dó central do pentagrama acima.

Foto do Pé em Dó

Pé em Si: Outras Flautas produzem uma nota mais grave do que o Dó, a nota Si, e por isso são chamadas Flautas de Pé em Si.  O pé com nota Si tem uma Chave a mais., conforme a foto abaixo.

Nota mais grave da Flauta com Pé em Sí é a Nota Sí do pentagrama acima.

Foto do Pé em Sí

Raramente aparece a nota Si para flauta e quando aparece e possível tocar um outra nota correspondente. O Flautista com o maior repertorio que um flautista poderia ter foi Jean-Pierre Rampal e por toda sua vida ele tocou com flauta com pé em Dó.

Veja abaixo foto comparativa do Pé em Dó e do Pé em SI.

A flauta com Pé em Sí não diz respeito a uma flauta com som melhor ou profissional, é uma questão de gosto pessoal. O maior Mestre da flauta chamado Jean-Pierre Rampal toco sua vida todo com uma Flauta pé em Sí. E inúmeros grandes Mestres, entre os mais geniais tocaram com flauta pé em Dó. 

Nilson Mascolo Filho