Articulação
Golpe de Língua (simples) 
O que é e como executar corretamente?
por Prof. Nilson Mascolo & Cinthia Mascolo 
do Método de Inicialização em Flauta Transversal - Volume I 

Quando já familiarizado com a imissão do som da Flauta, temos que aprender o “Golpe de Língua”.

O “Golpe de Língua” é um modo de atacar o som na Flauta usando a língua como uma válvula que interrompe a passagem de ar e logo em seguida libera este ar interrompido. O Golpe de língua é semelhante ao funcionamento de uma torneira de água potável; quando fechada a torneira, ela interrompe a passagem e a água se acumulada no registro, mas ao ser aberta a torneira, é liberado o fluxo de água e no inicio da abertura da torneira terá uma maior pressão em função da água acumulada sobre pressão no registro e a pressão do fluxo da água que flui pela tubulação. Por isso normalmente a pressão de água é mais forte no inicio da abertura da torneira, de modo que muitas vezes respiga em nós. 

No “Golpe de Língua” nossa língua que antes em repouso, se move suavemente e sua ponta encosta contra a face interna do dente superior e logo em seguida voltam a sua posição de repouso.  Este movimento da língua é semelhante à movimentação da língua quando pronunciamos a letra “T”, por isso, usamos a letra “T” para fazer o Golpe de Língua. Veja abaixo as três fases do golpe de língua:



1º Fase: Na primeira fase, a Língua está em repouso e o ar fluindo em direção a Flauta.

2º Fase: Na segunda fase, a Língua se move suavemente e sua ponta encosta contra a face interna do dente superior como se pronunciasse a sílaba “T”.

3º Fase: Na terceira fase a Língua retorna a sua posição de repouso e o ar acumulado, somado com ar que continua vindo da garganta, flui em direção a Flauta, produzindo um ataque no som.

É importante lembrar que a função da língua no Golpe de Língua é interromper e liberar a passagem de ar, por isso o movimento da língua não é de força, mas de suavidade, leveza e flexibilidade. A língua precisa sempre fazer pequenos, rápidos e suaves movimentos.  Além da letra "T", podemos usar a letra "D" para fazer um ataque mais suave.



Este artigo são as lições 31 e 32 do Método de Inicialização em Flauta Transversal - Volume I do Prof. Nilson Mascolo & Cinthia Mascolo.  Compre aqui o seu métodos é continue seus estudos.
Entre na seção Métodos

Golpe de Língua Simples na Flauta Transversal - Nilson Mascolo

Escolha a resolução do vídeo em até full HD no ícone 
Assine já e tenha acesso completo, para mais detalhes clique aqui.